English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

COMO DEVO EXPLICAR UM TRABALHO E RELACIONAR UM AVIÃO COM A DENSIDADE DO AR? E UM NAVIO COM A DENSIDADE NA ÁGUA?

2007-02-12 09:20:06 · 2 respostas · perguntado por Igor M 1 em Ciências e Matemática Física

2 respostas

O avião se apóia no ar porque o formato de suas asas, parecida com o de uma ave, faz com que a velocidade do vento na parte inferior da asa seja maior do que na parte superior, sugando-o e empurrando-o para cima, ao mesmo tempo, em função de sua velocidade de deslocamento, pela tração das hélices ou de turbinas. Toda a área do avião faz com que ele "surf" na camada de ar. Já o navio flutua porque desloca uma quantidade de água inferior àquela que seria necessária para ele afundar, por causa de seu formato "oco". Se encher com uma mangueira, ele afunda. Ou seja, a densidade para o volume do navio é muito inferior à densidade da água correspondente a esse mesmo volume e, como uma cortiça, em função do volume, ele flutua.

2007-02-13 03:41:46 · answer #1 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

São casos diferentes as causas pelas quais o avião voa e o barco flutua.
De fato em ambos os casos o material que constitui os aparelhos são mais densos que o meio onde operam (ar para o avião e água para o navio), contudo, apesar do aço ser mais denso que a água, a densidade do navio é menor que a água. Para achar isso basta dividir o peso do navio pelo volume total dele e verá que é um número muito menor do que 1 g/cm³ da água. Para achar o peso do navio, basta saber o volume do casco que está submerso (e achar o peso deste volume utilizando a densidade da água), e sabendo que o sistema navio-água está em equilíbrio (não está afundando nem levantando vôo), o peso do volume deslocado de água será o mesmo do navio.
Já no caso do avião, mesmo se você dividir o peso dele pelo volume, encontrará um valor da densidade maior do que o do ar. Porém o que mantém o avião no ar não é o empuxo (como no caso do navio), mas sim a diferença de pressão entre as partes inferiores e superiores da asa. Isso é fácil de se evidenciar, basta pensar que um navio parado continua flutuando, já um avião se estiver parado, não permanecerá no ar.

2007-02-12 23:39:16 · answer #2 · answered by Belphegore 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers