English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Um dos motivos da igreja Católica, ter sido tão poderosa nesta época,era devido ao grande número de adeptos.além de ser dona de muitos feudos.seus bens vinha muitas vezes por doações deixadas por nobres em seus testamentos.a nobreza e a cúpula da igreja pertenciam a mesma classe, a dos senhores feudais.



O domínio da igreja não era só na vida religiosa das pessoas, mas também na cultural.os clérigos faziam parte dos poucos que sabiam ler.por causa disso tudo o que se dizia ou pensava devia ter a permissão da igreja. Caso contrário, a pessoa era considerada um herege- inimigo da fé cristã- quem fosse condenado com tal tinha punições pesadas.entre ela: a fogueira e a masmorra.



A igreja tinha um papel político de importância,como ela andava de aos dadas com os senhores feudais, ela podia difundir a idéia de conformidade da sua situação, principalmente em relação aos servos, e deste modo tentar controlar os camponeses revoltosos.logo, muitas revoltas camponesas foram consideradas heresias.

2007-02-12 08:05:37 · answer #1 · answered by ? 5 · 0 0

PODER E DINHEIRO, COMO HOJE EM DIA!

2007-02-20 14:49:15 · answer #2 · answered by Next from brasil 3 · 0 0

A Igreja Católica se firma Europa durante a queda do Império Romano, Constantino que foi o ultimo Imperador Romano se converte ao catolicismo e o reconhece como religião oficial do estado. Mas em meio as invasões bárbaras Constantino se vê obrigado a transferir a capital do império de Roma para Constantinopla sendo que o império romano do ocidente fica jogado a própria sorte, porém a igreja católica permanece em Roma e sobrevive as invasões bárbaras convertendo os barbaros.
Durante estas invasões os cidadãos começam a fugir das cidades para o campo em busca de proteção criando-se assim os primeiros domínios feudais (sistema de vassalagem).
Com as cidades européias praticamente arrasadas as invasões bárbaras finalmente cessam, porém os bárbaros não tinham noções da burocracia administrativa romana uma vez que as único sistema administrativo que conheciam era apenas o tribal, é aí que entra em cena a igreja católica, esta já conhecia todo sistema burocrático e político romano.
Portanto sendo assim a igreja católica não contribuía para a manutenção do sistema feudal ela era quem fazia a manutenção do sistema.
A igreja passa então a dominar todo o conhecimento científico e filosófico e se mantém no poder aproximadamente do século X ao XV que é quando de fato se instaura os tribunais da Santa Inquisição.

2007-02-15 00:28:10 · answer #3 · answered by Digao A 3 · 0 0

Oi,

A Igreja Católica ditava as normas de comportamento social na época, fazendo com que as leis obedecessem aos costumes e à " vontade de Deus". Dessa forma a vida quase não possuía variação de um feudo para outro.
É importante visualizar a figura do rei durante o feudalismo, como suserano-mor, no entanto sem poder efetivo devido a própria relação de suserania e a tendência á auto-suficiência econômica.

* Ou seja, a Igreja Católica era a maior interessada na manutenção dos feudos, porque naquela época quem tinha terras tinha a riqueza e o poder.

Um abraço

2007-02-12 16:42:50 · answer #4 · answered by Tin 7 · 0 0

Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos Cavaleiros Templários foram criados pelas Cruzadas. Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos.

2007-02-12 16:15:43 · answer #5 · answered by hillrivero 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers