English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A gente costuma falar que fulano fez raiva a cicrano, mas será que um indivíduo coloca a raiva dentro de outro? Os sentimentos têm vontade própria?

2007-02-12 06:59:39 · 7 respostas · perguntado por Nessa Elendil 2 em Artes e Humanidades Filosofia

7 respostas

Acredito que algumas coisas e atitudes trazem consigo uma certa carga negativa ou positiva, nada de raiozinhos invisíveis nem fantasminhas, são simples idéias. Cabe a nós a maneira pela qual aquilo pode ser tragado, podemos nos ofender e ficar com raiva ou não. Então eu diria que são as duas coisas, por um lado podemos dizer que a faísca que acende os sentimentos tem sim um certo tipo de vida própria, mas o sentimento em si é determinado pelos nossos próprios valores e opiniões.

Vejo isso como aquela questão: "O copo está meio cheio ou meio vazio?", ao mesmo tempo que o copo traz uma carga positiva (meio cheio) também sugere uma negativa (meio vazio), o resultado final é moldado de acordo com essa carga, ou melhor, idéia, adicionado a nossa visão e nossos valores, acabando assim por criar o sentimento.

2007-02-12 07:17:38 · answer #1 · answered by engradado 2 · 0 0

Olá!Tudo bem?

Não só se encontram dentro da gente como também é controlado por nós mesmos.


Beijos...tchauzinhuuuu!!!!!! :)

2007-02-12 09:28:59 · answer #2 · answered by Jacyra 2 · 0 0

eu acho que cada pessoa tem uma cer predisposiçao para certos tipos de sentimentos e comportamentos, eu por exemplo raramente fico com raiva, e as pessoas que me conhecem dizem que tenho sangue frio... acho que depende de cada um!

2007-02-12 08:36:17 · answer #3 · answered by Nathy 2 · 0 0

Nessa,
Para esclarecer sua dúvida pense em uma criancinha nervosa quando não consegue o que quer. Ninguém ensinou ela a ter raiva, isso simplesmente aparece perante suas frustações.
Com o tempo, pessoas podem lhe trazer frustações também. Portanto acredito que as duas alternativas!

2007-02-12 08:33:33 · answer #4 · answered by Aninha 3 · 0 0

Eu compreendo que o ser humano tem potencial para desenvolver-se em vários sentidos, tanto positivamente quanto negativamente, sendo assim, dependendo do quanto somos "desafiados" em nossa natureza tão diversa quanto possível, podemos exprimir sentimentos bem contundentes de raiva ou amor.
Temos aspectos negativos e positivos em nossa natureza e a raiva está ali e em graus diferentes em cada pessoa.As coisas ou pessoas podem nos motivar a sentir raiva, mas é um sentimento que estava ali a todo instante.
Eu acredito que basta um contexto favorável à expressão de tal sentimento que ele aflora.

2007-02-12 07:24:01 · answer #5 · answered by Cristal 4 · 0 0

Nessa, eu aprendi que tanto ódio qto raiva são emoções inerentes ao ser humano, instintos básicos de reação frente à situações de frustação, vingança, dor moral, ou mesmo causados por algumas patologias psiquiátricas(um deprimido irritado, ou um bipolar descompensado, sai de perto, só medicação mesmo).Somos seres produtos do meio.Se recebemos amor, damos amor numa interação magnífica, se recebemos tapas, violência, a probabilidade é de darmos tapas e sermos violentos.Digo isso em termos de probabilidade, pq tem pessoas cujos talentos é de não reagir frente a qualquer coisa adversa.Se somos importantes para os outros, e os outros reforçam isso, dizendo que nos ama, somos imprescindíveis, que nós lhe fazemos falta, sentimos importantes para conosco, nossa auto-estima melhora.Se fomos cruelmente rejeitados pelos outros, rejeitamo-os tbm, pela raiva/ira.O origem da emoção é externa, manifestada em nosso psiquê, mas excluindo as hipóteses de doenças, que eu mencionei acima.Abraço.JR

2007-02-12 07:17:53 · answer #6 · answered by JAS 7 · 0 0

Bem, eu particularmente só fico com raiva de alguém quando este me aborrece.
Só que a raiva já exste em mim quando ouço ou quando vejo a grande corrupção, a violência, enfim.

2007-02-12 07:04:58 · answer #7 · answered by Kleycianne marques 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers