English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sim, vc não acha? as idéias centrais do marxismo são o materialismo, a luta de classes e o evolucionismo dialético, assim Marx não era um político apenas um filósofo com algumas ações políticas. Foi o criador e o primeiro presidente da Primeira Internacional Socialista em Londres.

Já Lênin, misturou o marxismo com suas idéias político-revolucionárias-o leninismo.
Antonio Gramsci usou o marxismo para produzir mudanças e revoluções na sociedade através da educação, que ficou conhecido como gramscismo.

Embora tenham nomes e idéias diferentes todos são marxismo pois contém as idéias básicas de Marx. Daí vem Trotskismo, Stalinismo, Maoísmo, Titoísmo, Castrismo, etc..

É como acontece com as pizzas que vêm da Itália e têm os componentes básicos, mas aqui no Brasil, apareceram pizza bahiana, pizza isto, aquilo, etc. coisa q não existe na Itália, astodas são pizzas!

Se um sociólogo diz q a criminalidade únicamente se baseia na exclusão social, ele está esbarrando no dogma marxista!

2007-02-12 05:54:01 · 2 respostas · perguntado por Maria Wangler 1 em Artes e Humanidades Filosofia

2 respostas

Toda teoria, quando tem conteúdo e é bem fundamentada, interfere na realidade e acaba tendo vários desdobramentos pelos filósofos e pensadores que se debruçam sobre ela no futuro. A Teoria da Relatividade de Einstein, p. ex., recebeu outras contibuições, críticas e correções que a enriqueceram e tornaram a base da Físca Moderna hoje.
Com as Ciências Humanas isto é ainda mais evidente, já que elas passam pela subjetividade dos indivíduos, que vão interpretá-las de acordo com o momento histórico, social e político em que vivem. E principalmente com as idéias de Marx, pela sua força e abrangência (Filosofia, Economia, Sociologia, etc.).
Todos estes caras e movimentos que vc citou, para o bem e para o mal, deram sua contribuição, de uma forma ou de outra, para uma análise hoje mais crítica e objetiva do que Marx quis realmente deixar como herança do seu pensamento. Não creio, p. ex., que o caráter materialista da sua Filosofia (há muitos cristãos marxistas) e o conceito de luta de classes (a tecnologia substitui o proletariado) sejam importantes para sua compreensão hoje.
Mas o maior absurdo é considerar a defesa da criminalidade como fruto da exclusão social como um "dogma marxista". Transcrevo aqui, da seção Olho Grego, do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr., na revista Filosofia (www.filosofia.pro.br):
"...As pessoas que imputam glamour a bandidos, e ainda se imaginam rebeldes, perderam a noção de rebeldia. A filosofia, por mais subversiva que possa querer ser, não pode estar do lado do bandido. Em estado de crise, caos e banditismo, não há filosofia ou crítica. Karl Marx foi bastante procurado pela polícia. Ficou próximo de gente que havia caído na marginalidade. Mas Marx jamais confiou, para uma transformação social positiva, em bandidos. Ele sabia que esse pessoal iria ficar 'do lado de lá' em qualquer revolução pela melhoria social..."
Boa Sorte.

2007-02-12 08:05:50 · answer #1 · answered by Monte Cristo 2 · 0 0

As ideias de Max, são puramente socialistas, um principio, mas como não existe nada puro no mundo, que está sempre em evolução, falta sempre um ""UM OLGA MAIS' e , assim vão sendo acrescentados de acordo com as necessidades politicas, de cada época......

2007-02-12 14:53:54 · answer #2 · answered by delauromarques 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers