English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

O Zé Pereira

Viva o Zé Pereira,
Viva o Zé Pereira,
Viva o Zé Pereira
E viva o Carnaval...

Quem não conhece esse bordão carnavalesco? Pois ele foi a senha para o nascimento do Carnaval de rua no Brasil, há quase 150 anos! Inspirado em uma canção francesa (Les Pompiers de Nanterre), o refrão do Zé Pereira fez história.

Zé Pereira" era o sapateiro português José Nogueira de Azevedo Paredes, que em um Carnaval, por volta de 1850, reuniu amigos e agitou as ruas do Rio de Janeiro ao som de bumbos, zabumbas e tambores. Era o que faltava para a popularização definitiva dos festejos na cidade, e o início de uma metamorfose que transformaria não apenas o Carnaval mas toda a música brasileira.

No ano seguinte já havia vários imitadores do Zé Pereira. As primeiras sociedades carnavalescas também abriram as portas para o novo costume. O Zé Pereira viraria até espetáculo teatral ("Zé Pereira Carnavalesco"), encenado em 1869 pelo ator cômico Francisco Correia Vasques (1839-1892).

2007-02-12 05:17:26 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

é claro que não se pode levar em consideração a questão da moralidade, pois a famosa luta pela liberdade da mulher na verdade levou à libertinagem e essa confusão de conceitos e valores transformou a mulher de um objeto de desejo a um item de consumo.
lembro-me que as últimas marchinhas de carnaval foram gravadas pelo silvio santos que as divulgava pelo sbt. depois que liga do bicheiros assumiu o carnaval, encerrou-se o ciclo de carnaval de ruas e músicas carnavalescas.
cara sou tão antigo que cheguei aind garoto com meu pai a assistir defile no rio das grandes sociedades, tenetes do diabo, fenianos, e que erm mais espoerdas pelo povo e por isso rinham mais importancia do que a esolas de samba.
mas não quero tranformar isso aqui em um texto saudosista.
mas as melhore fotos jornalisticas foram com uma asahy pentax com canhão feitas em preto e branco do carnaval
de rua da avenida rio branco no centro do rio.

2007-02-12 14:13:00 · answer #2 · answered by lcmvip 5 · 0 0

Antigamente era uma ******* reservada, hoje é uma ******* escancarada!!!
DETESTO CARNAVAL!!!!!!

2007-02-12 13:52:47 · answer #3 · answered by GUI 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers