English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Devido esta fatalidade que ocorreu com o menino João, e que acontece tantas outras no mundo.Devemos tomar conciência dos fatos que nos rodeiam...Vamos ajudar o Brasil a fazer justiça, porque amanhã pode ser o seu filho ou até mesmo o meu...

2007-02-12 04:11:05 · 25 respostas · perguntado por SIMONE L 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

25 respostas

Pra COMEÇAR NE? tem que mudar muita coisa. SÓ A FAVOR.

2007-02-12 04:19:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Essa não é a única saída, pois não adianta reduzir a maioridade penal se não temos estabelicimentos q consigam suportar a demanda!
Deveríamos ter condições melhores para reeducar e punir, não simplesmente reduzir a maioridade.

2007-02-12 04:20:50 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

O problema dessa solução é que ela não vai resolver nada. Sempre que acontece uma desgraça dessas corremos todos e achamos rapidamente a melhor solucão que é a de prender mais cedo, por mais tempo e, alguns acreditam, condenando a morte os criminosos. Legal! Assim fica bem fácil.

Só que acho que não dá para tratarmos o problema sempre pela parte mais facil. Temos que atuar em vários campos ao mesmo tempo, algo assim:

a) Orientação às famílias para um controle eficiente do tamanho da sua prole;

b) Acompanhamento das grávidas durante a gestação para identificar aquelas sem condições de manter seus filhos e oferecer oportunidades de adoção dos recém nascidos;

c) Acompanhar as crianças desde seu nascimento até a adolescência garantindo saúde e boa alimentação impedindo, dessa forma que crianças com deficiência alimentar tenham dificuldades de aprendizado e acabem deixando as escolas;

d) Oferta de creches de boa qualidade para que as famílias possam trabalhar sem ter de se preocupar se seus filhos foram levados pelas "tomadoras de conta" para um sinal de trânsito para pedir dinheiro;

e) Coibir toda forma de exploração infantil (pedir esmola, vender balas e etc) prendendo seus pais se for necessário. Da mesma forma, garantir que criança alguma fique na rua com seus pais, afinal, já providenciamos creche (d) e atendimento médico (c).

f) Obrigatoriedade das criaças frequentarem as escolas municipais diariamente. Seus pais podem ser chamados a se explicar se isso não estiver acontecendo. O estado poderá caçar a guarda das crianças em situação de abandono ou de mau trato, se as regras da proteção infantil não forem obedecidas.

g) Como nenhuma criança se torna assassina de uma hora para outra, desde a primeira infância as escolas já deveriam apontar desvios de comportamento nas crianças e encaminhá-las para aconselhamento psicológico e exames médicos em busca de abusos físicos. Dessa forma, vamos procurar corrigir um problema potencial antes que se torne real.

h) Em vez de se baixar a idade mínima para se processar uma pessoa, devemos ter juntas multi-disciplinares (médicos, terapeutas, psicólogos, juízes) avaliando se o menor envolvido em um crime sabe discernir entre o certo e o errado, se entende o que fez e determinando se a criança pode ser julgada ou não. Independente da idade. (Na Inglaterra duas crianças de 14 anos mataram e estupraram uma menina de 7 anos. Após avaliação por junta médica especializada, eles foram considerados aptos a assumirem a responsabilidade por seu crime, foram julgados e condenados).

i) É claro que para isso temos que fazer uma revisão em nosso sistema prisional pra não colocarmos um garoto de 14 anos na mesma cela que um traficante assassino. Devem existir estabelecimentos penais próprios com ampla atividade educacional, esportes, acompanhamento psicológico e etc.

Assim vamos resolver alguma coisa. Você acha difícil? Também acho. Por isso procuramos sempre o lado mais fácil.

==

Vai uma analogia: Sua casa está imunda, os pratos sujos empilham na pia, o chão tem restos de comida, a casa fede como um chiqueiro. Aí você, em vez de arregaçar as mangas e lavar tudo e manter limpo, fica procurando o melhor raticida que tem, o melhor inseticida que existe. Só que os ratos e baratas continuam entrando. E por mais que você coloque veneno espalhados pelo chão, os ratos continuam entrando...

Gente!!! Tem que limpar a casa antes!

2007-02-12 08:32:16 · answer #3 · answered by Ricardo 6 · 1 0

oi

conte comigo também!

2007-02-15 09:01:25 · answer #4 · answered by Pequena 5 · 0 0

Não acho que fazer um simples plebiscito irá resolver, a discussão é muito ampla. Não temos cadeias suficientes para prender os bandidos que já existem, quanto mais se esse número se ampliar para ter que prender menores. Nem sempre temos um julgamento justo, quem pode pagar um bom advogado, acaba por manipular as leis a seu favor, prova disso é que quem comete crimes por corrupção ou é traficante sempre acaba por sair ganhando! Sendo assim hoje já existe muitos inocentes que estão presos por falta de julgamento. Diante de uma realidade tão desigual, não podemos simplesmente diminuir a idade de 18 par 16 anos para responder legalmente a crimes. Temos também que buscar outras alternativas, a educação, é uma saída parta quem tem pouca perspectiva. Porém merece mais atenção pois ela anda de mal apior.
O governo tem responsabilidade sobre o povo, porém cada um de nós somos responsáveis por nós mesmos, alguém já se perguntou onde estiveram os pais do menor que participou deste crime barbaro contra o João? Onde eles estiveram durante todo esse tempo? Esse rapaz não nasceu um monstro, ele se tornou um. Igual a ele tem muitos! A culpa é de quem?

2007-02-13 20:18:02 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Èclaro que votarei a favor, Se possivel, votaria a favor dez vezes.Mirn

2007-02-13 13:14:45 · answer #6 · answered by Bye Bye periguetes 7 · 0 0

Essa seria uma solução paliativa para a onda de crimes que vem devastando o moral do brasileiro, visto que há o envolvimento de uma grande número de menores em tais crimes. Porém, é ineficaz definir uma idade que indique a maioridade de um jovem, pois não podemos comparar as atitudes de alguém de 12 anos com as de um indivíduo que tenha 15, tampouco com um de 18 ou mais. São mentalidades diferentes e essa é uma fase da vida onde ocorrem diversas mudanças de comportamento e as vezes até mesmo de personalidade.

Do meu ponto de vista, a solução mais adequada foi discutida certa vez com um estudante de direito que sugeriu a penalidade proporcional à distância da maioridade, ou seja, quanto mais próximo dos atuais 18 anos, maior será a pena.

Exemplo: Um crime cuja pena prevista na legislação vigente varia de 2 a 6 anos de reclusão. O crime é agravado por vários fatores e sendo cometido por um adulto, seria aplicada pena máxima (6 anos).
No caso desse crime ter sido cometido por um adolescente de 17 anos, a pena cai proporcionalmente, digamos que para 5 anos e meio de reclusão.
Se ele tivesse 14 anos, então a pena cairia para 3 anos e meio.
Caso fosse 12 anos de idade ou menos, o menor seria encaminhado para um órgão específico de correção de menores (não abrigo para menores, mas sim, casa de correção mesmo).

Caberia ao juíz, então, avaliar qual a pena mais adequada a cada caso, baseado na legislação específica, como acontece em casos de crimes cometidos por indivíduos que já atingiram a maioridade penal.


Em síntese, em vez de estipular uma idade fronteira entre idade pueril e maturidade(16 ou 18 anos), sugiro atribuir ao jovem a maioridade penal gradativa de acordo com cada fase de sua vida, afinal, não ficamos adultos da noite para o dia, não é mesmo?

2007-02-12 19:04:59 · answer #7 · answered by Angelo Serravalle 2 · 0 0

Sim.

2007-02-12 04:25:46 · answer #8 · answered by Carla M 3 · 0 0

eu acho que não há necessidade de fazer plebicito
isso tem que saer mudado urgentemente

2007-02-12 04:20:41 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

eu acredito que a principio pode ser uma solucao imediata ma stemos que manter o menor quando ele copletar a maior idade no presidio para cumpri sua pena normalmente se for de dez anos cumpra tres na febem e 7 no presidio

2007-02-12 04:15:20 · answer #10 · answered by Phoenix 2 · 0 0

conte comigo ok

2007-02-12 04:13:30 · answer #11 · answered by SeMenTe EsTeLaR 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers