A pessoa que pratica Apnéia fica sem respirar, mas não fica sem oxigênio, pois ela absorve uma quantidade extra de ar antes de mergulhar. Quando embaixo d'agua, o organismo começa a converter o oxigênio reservado em gás carbônico, sendo que o que determina o tempo máximo que a pessoa pode ficar embaixo dágua é a quantidade de oxgênio que ainda possui armazenada...
2007-02-12 02:51:41
·
answer #1
·
answered by TELE Screamer 1
·
0⤊
0⤋
Em primeiro lugar, é preciso que tenhamos em mente sobre qual tipo de apnéia sua pergunta se refere. A apnéia é a suspensão voluntária ou involuntária da respiração. Se a suspensão da respiração foi involuntária, ou seja, se não foi determinada nem programada, o tempo de apnéia será sempre inferior àquele obtido por quem decidiu voluntariamente fazer a apnéia.
Outro aspecto relacionado à sua pergunta também deve ser observado atentamente: os danos irreversíveis nas funções cerebrais. Um ser humano não pode optar, por exemplo, por colocar um fim à própria vida prendendo a respiração. Há um mecanismo no cérebro que, a exemplo de um sensor, inicia uma série de respostas fisiológicas frente à detecção de baixos níveis de oxigênio na corrente sanguínea, provocando o que nós, mergulhadores, vulgarmente conhecemos como "fome de ar".
Em outras palavras, normalmente, a pessoa em apnéia retorna á superfície, levada por uma série de fenômenos fisiológicos, em busca do ar. Os primeiros sintomas são desconforto, passando a pequenas e depois grandes convulsões.
Existem, contudo, casos de apagamento. Um deles, que virou mania, pode ser visto no Youtube, é o caso do apagamento gravado no programa do Leão. O apagamento é a principal causa de mortes entre praticantes de mergulho livre, ou seja, entre aqueles que mergulham sem o uso de equipamentos que possibilitem a respiração debaixo d`água. O apagamento ocorre quando os níveis de oxigênio ficam tão baixos que não são suficientes para manter o cérebro ativo. Um apagamento pode ou não ser fatal. O que determinará a morte ou não de um mergulhador livre em apnéia que tenha sofrido apagamento é principalmente a profundidade em que ele estava quando perdeu a consciência, ou apagou. Se ele estiver no que chamamos de cota de equilíbrio, que é uma faixa que varia de 10 a 12 metros de profundidade, mas que também pode estar mais acima dependendo da quantidade de lastro que o mergulhador estiver usando, a tendência é que ele retorne à superfície. Na superfície, na maioria dos casos, o pescoço do mergulhador tende a pender para trás, abrindo sua traquéia e possibilitando a entrada de ar. Ele provavelmente, nesse caso, tossirá muito, sentirá desconforto, pode até vomitar, mas, além de não sofrer lesões cerebrais, sobreviverá. Abaixo da cota de equilíbrio, em caso de apagamento, as chances de sobrevivência são remotíssimas. O mergulhador, privado da possibilidade de respirar, se afogará, consciente ou não. O apagamento, só pra esclarecer, é mais uma daquelas maravilhas inventadas pelo Criador. Ele ocorre exatamente para poupar o cérebro de danos. ( continua)
2007-02-14 13:54:48
·
answer #2
·
answered by Eduardo L 1
·
0⤊
0⤋
É uma boa pergunta cara. Sinceramente, não sei. Tipo, cada um tem um organismo diferente. Tem gente que consegue correr 5 km e tem gente que não consegue correr 5 metros. Mas ficar tanto tempo debaixo dágua é estranho. É esse tipo de coisa que não me faz desacreditar totalmente dessas histórias de meditação. quer mais uma? Você viu aquele mestre de caratê que coloca ferro fundido em cima da língua e não se queima, nem mesmo resmunga? Ele diz que é poder de meditação, mas vai saber...
2007-02-12 12:57:43
·
answer #3
·
answered by juliasno 4
·
0⤊
0⤋
Boa Tarde
Atraves de concentração e principios de tecnicas milenares como por exemplo ioga consegue-se um estagio de concentração que leva o corpo a um estado como de "hibernação", onde o corpo economiza o oxigenio encontrado nele o maximo o possivel diminuindo a velocidade das necessidades do seu organismo inclusive do cerebro
Ou seja o oxigenio repassado a todo o corpo é passado em pequeninas quantiaddes aos poucos fazendo assim com que as pessoas que fazem isso não tenham problemas futuros,
já que o seu corpo avalia essa parada na ativadades respiratoria
como um simples cochilo ou sono onde a pessoa esteja muito cansada
Espero ter tirado a sua duvida
2007-02-12 10:56:01
·
answer #4
·
answered by Sol 2
·
0⤊
0⤋
Os mamíferos tem depósitos de oxigênio tecidual!
O ar do pulamão tem um pouco!
A hemoglobina funciona como depósito em condições de apnéia!
A mioglobina ( proteína que dá a cor vermelha ao músculo estriado) tem função exclusiva de acumular oxigênio!
Além disto as células podem quebrar a glicose em anaerobiose, produzindo pouco ATP sem usar oxigênio tendo como subproduto o ácido lático, mas que é importante em apnéia!
Enquanto você puder produzir ATP com suas reservas de oxigênio e de glicose, não há problema!
2007-02-12 10:46:34
·
answer #5
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
cara sei la!!
tem cada uma aew! e como sabemos um ser vivo num eh igual o outro! mesmo que dentro da mesma especie! existem variaçoes cara!
como eh possivel alguem se contorcer e passar por dentro de uma raquete de tennis? e como eh possivel alguem se esticar como uma borracha!!
cara!! isso eh incrivel! uahahauhuahuahuaahuha
2007-02-12 10:46:28
·
answer #6
·
answered by bruno_ccdc 3
·
0⤊
0⤋
O indivíduo não respira por um certo tempo, mas armazena oxigênio (ar) suficiente em sua caixa torácica para mantê-lo vivo por este tempo.
2007-02-12 10:42:09
·
answer #7
·
answered by carlos 4
·
0⤊
0⤋