Repito aqui a resposta que dei a outra pergunta sobre o mesmo tema:
Sou contrário à pena de morte e dou meus motivos:
1) As pessoas se iludem com a noção de que a gravidade da pena por si (e a maior delas é a pena capital) inibe a prática de delitos. O que inibe, na verdade, é a probabilidade de o infrator vir a ser punido. As estatísticas oficiais mostram que a maior parte dos assassinatos (o mais grave dos crimes) não são sequer investigados adequadamente, chegando-se a um suspeito em uma minoria dos casos. Desses, menos ainda vão a julgamento e muitos dos que são condenados não têm o mandato de prisão cumprido. Em suma, existe um sentimento generalizado de impunidade que motiva a ação dos criminosos em geral.
Imaginemos, por hipótese, que 50% (apenas isso) dos assassinatos fossem elucidados e seus autores fossem presos por 20 anos (não mais que isso); isso significaria que ao se praticar um ato desses a pessoa teria consciência de que sua chance de passar as próximas duas décadas "em cana" seria meio-a-meio. Com toda certeza o índice de assassinatos seria muitíssimo menor do que na situação atual ou mesmo na eventual vigência da pena de morte.
2) Não podemos nos esquecer dos erros do sistema policial e judicário, que ocorrem em toda parte do mundo. O consagrado dito popular já diz que "apenas para a morte não há solução" e é o que se dá ao se constatar uma falha após a execução de um inocente. A compensação financeira, por parte do Estado, a alguém preso injustamente é sempre insuficiente porém infinitamente mais adequada que a reabilitação "post mortem".
3) "É mais barato executar um condenado que mantê-lo por anos na prisão". Verdadeiro? Somente em um sistema despótico, em que não se concede o adequado direito de defesa. No sistema judiciário ocidental, com amplo direito de recurso no decorrer do processo, o caso pode se arrastar por anos, com a intensa mobilização dos escassos recursos humanos e materiais do judiciário, a um custo financeiro superior, "na ponta do lápis".
4) A evolução do processo civilizatório supera etapas e uma dessas é o direito do Estado dispor da vida de seus cidadãos. Não julgo inadequado que alguém, no calor da hora, mate quem ameace sua própria vida ou a de seus familiares, porém não concordo que se dê direito ao Estado de matar friamente qualquer um, seja a que pretexto for.
2007-02-16 01:35:39
·
answer #1
·
answered by carvalhoclinico 5
·
0⤊
0⤋
O Brasil nao precisa de pena de morte. As nossas leis judiciarias estao entre umas das melhores do mundo. O problema do Brasil e social politico. Vivemos em uma sociedade doente pela corrupcao e desigualdade social. A pena de morte já mais resolvera nada em nosso sociedade. O que resolverá é uma nova formacoa social de um pais para todos. Esse tema de pena de morte na criminalidade nao pode se sobrepor ao tema principal, que levou a esse é tantos outros casos. O tema deve ser um pais social para todos.
2007-02-12 01:59:33
·
answer #2
·
answered by Lachnit 2
·
2⤊
0⤋
Quando as pessoas colocarem a mão na cabeça e pensarem que uma vida se vai, não como pena de morte, mas sim como uma pessoa que não queria que ninguém more-se por sua causa, so queria ter uma opurtunidade p/ viver...
2007-02-12 03:06:15
·
answer #3
·
answered by Lorena G 2
·
1⤊
0⤋
Sou a favor da pena de morte em alguns casos, mas neste...com a experiência de vida que tenho... tenho certeza que esse cabeça de minhoca...não percebeu que tentavam avisar sobre o menino, achava que tentavam barra-lo pelo roubo... é complicado se vestir de juiz... a juventude de hoje está muito inconsequente... parece que não amadurecem nunca...vão fazendo coisas sem avaliar o que pode acontecer... é triste!!!!
2007-02-12 02:07:05
·
answer #4
·
answered by MagrelaGuará 5
·
1⤊
0⤋
Só sou a choose da pena de morte para criminosos que não deixem dúvidas sobre a autoria os assassinos de Isabella ainda não estão totalmente culpados , apesar das evidencias eles são apenas acusados ""
2016-12-17 14:48:39
·
answer #5
·
answered by foote 3
·
0⤊
0⤋
Você tem idéia de quantas pessoas que estão envolvidas na criminalidade morrem por dia, em confronto com a pol´cia, dentro dos presídios, pelos próprios colegas, você acha mesmo que essas pessoas tem medo de morrer? Penso que quando alguem entra no mundo do crime a coisa que eles tem mais certeza é que a qualquer hora irão morrer. Pena de morte é com querer tratar gastrite com analgésico, combate os sintomas mas não as causa, não resolve o problema, pode agravá-lo. Precisamos combater as causa da violência em nosso país.
2007-02-12 11:24:46
·
answer #6
·
answered by clau 2
·
0⤊
0⤋
ola existe apenas um que pode e esponder sob, pena de morte eu falo para vc, oque a biblia responde sob isso somente DEUS é quem da avida somente ele pode a tirar , JESUS moreu por mim pelo menino asasinado e pelos bandidos que o mataram e por vc, mas nos estamos aguardando até hoje , a aprensao daqueles que mataram JESUS e isso ta dificil JESUS disse pai os perdoa eles nao sabem oque estao fazendo mas se nos fizermos justiça como eles seremos bandidos igualmente , entao queremos paz e queremos vencer o mal com o bem o menino moreu porque DEUS permitiu assim ele sabe oque esta fazendo em nossas vidas so oremos a ele pedindo luz e sabedoria para fazermos as coisas justas ja que eles nao fizeram ok mando uma rosa imaginaria para vc, e um carrinhosso beijo no seu coraçao !!!!
2007-02-12 05:48:00
·
answer #7
·
answered by Antonio Marcos S 1
·
0⤊
0⤋
o crime do joão foi bárbaro? foi. foi chocante? foi.
se depender de estudiosos do comportmento humano, de homens do direito, do bom senso enfim, colocadas a parte todas as sensações da emoção que beiram irracionalidade tanto quanto o crime em si, nunca;
se pena e morte resolvesse alguma coisa os estados unidos seriam um pais exemplar, poi ninuém eria coindenado a morte porque pensariam duas vezes antes dos crimes; aliás é o único do mundo que adota em suas leis.
esse crime foi igual a tantos outros crimes que existem por ai.
ou queimar o indio pataxo foi mais leve. ou matar a angela diniz foi mais light, sim com certeza o do tim lopes queimado no micronda foi leve.
o povo está chocado porque foi uma criança de apenas 6 anos que só veio cumprir este prazo de vida que lhe faltava para depurar eu espirito.
o mensalão; as sanguessugas; isto j´esuqcemos; é passado; não vamos mexer nisso não; deixa os cras pra lá; a bola da vez agora é aproveitar o caso joão e consguir 15 minutos e fama, seja qual for a midia;
todos deveriam ter o memo tratamento ou seja, um julgamento justo, os filhos do doutor que assassinaram o indio, os politicos os carinhas do joão o elias maluco; todos sem excessão;
mas o que é que a gente vê; absolvce os ladrões e logo depois lhes dão imunidade parlamentar e premdem a moça que roubou manteiga e o trbalhador que pegou 3 bifes.
as emoções estão erradas.
o código penal única lei correta nste pais; manda que se recolha os criminosos em reformatorios(sabe o que é isso) provavelmente não, mas eu digo
segundo o código penal e o aurelio (pai dos burros)
reformatorio é um estabelecimento oficial que abriga, sob regime disciplinar, menores delinqüentes ou degenerados, para tratamento, reajustamento, correção, assim como para lhes dar conhecimentos gerais, educação moral e cívica, habilitá-los em artes e ofícios, e adaptá-los à sociedade.
ai eu afirmo como tantas vezes já o fiz; errado estão os governos (TODOS) e a sociedade (TODA) que acha legal colocar em uma cela que foi feita para comprotar 20, colocar 80, 100; saõ os verdadeiros responsavceis pelos crimes e pela desumanização do ser humano.
AFIRMO que qualquer ser humano criminoso colocado em um reformatorio por 30 anos (pena máxima) com tudo o que a lei lhe agracia,conhecimentos gerais, educação moral e cívica, habilitá-los em artes e ofícios, e aulas de religião (seja qual for a que ele escolher sem lobies), com honetisdade devolve a sociedade um ser humano refornamo e adaptado pra convivr e continuar a viver.
quem levou-os a cometer este crime? foi a sociedade e os governos; quantos cieps abandonados? o brasil nao esta longe da bolivia não! nem os presidente possuem muitas diferenças;
m perdoe mas depois de ouvir a entrevista dos pais, aconselho estudo e cultura que com certeza irão trazer a bordo o bom enso e a analise isenta.
felicidades
2007-02-12 04:57:56
·
answer #8
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
Acho que vc está um tanto sugestionável pela mídia.
Pare e pense; Bandidos não usam YR!. Ninguém quer responder às perguntas deles.
Para aplicar a pena de morte, é preciso um delito como esse certo?
Um delito como esse, é algo que possamos prever quando e como vai ocorrer?
Como é um assassino? Dá para perceber na multidão?
Como fazer? Sai matando, então, antes de acontecer?
Ao invés de punir, não é melhor que as coisas desse tipo não aconteçam mais?
Sua pergunta não tem resposta; só mais perguntas....
2007-02-12 03:55:17
·
answer #9
·
answered by Mandarax 5
·
0⤊
0⤋
Se Deus quiser, nunca, senão daí esse pessoal q pretende matar vivos em favor de mortos serão tb mortos por seus crimes de assassinatos. Se eles destruiram a vida do menino, a sociedade, q se diz coerente, vai destruir outras vidas (a deles) em favor da vida destruida q ñ tem como reaver. Parem e pensem. Vcs ñ têm filhos e ñ gostariam de recupera-los? Ou acham q estão livres de seus filhos tornarem-se criminosos? Se reconhecem q ñ estão, parem c esta cegueira e antes vejam como livrar seus filhos de delinquir, pois eles poderão estar na fila de execussão um dia e serão vcs os algozes.
2007-02-12 02:00:45
·
answer #10
·
answered by Hauff Witerman 3
·
0⤊
0⤋