Olá...
1º) Imputabilidade penal => Concordo com a redução para 16 anos, entretanto qualquer alteração deve ser vista e maneira responsável. Ex.: O direito de dirigir está atrelado a maioridade penal, permitiríamos aos jovens de 16 anos também que guiassem?!;
2º) Nenhuma lei será efetivamente aplicada, se todas não forem devidamente respeitadas em conjunto. Além do que, com os congressistas que temos, qualquer alteração pode ser perigosa;
3º) Não sou muito a favor da realização de plebiscitos e referendos. Ainda, plebiscitos (consultas públicas e posterior votação por parlamentares), na minha opinião são inúteis. Que fossem então Referendos (decisões públicas).
Os motivos são simples:
- Devido ao alto custo, veja no site do TSE, o quanto foi gasto em 2005 com o Referendo sobre as armas;
- Devido a evidente manipulação de votos. Não sei se soube, mas Hugo Chaves alterou toda a Constituição Venezuelana através de Referendos (decisões públicas) e Plebiscitos (consultas públicas e posterior votação pelo Congresso - que lá é "chavista"). Ele utilizou a desculpa "decisão do povo", para alterar o que bem queria, só o que precisou foi de projetos assistencialistas e manipulação da mídia.
É necessário, primeiramente, concientizar o brasileiro a votar pelo bem de todos e não pelo interesse próprio (do bolsa-esmola a propina de cada dia). => Quando conseguirmos isso, teremos alguns políticos melhores. => Quando tivermos políticos melhores teremos menos manipulação e mais conscientização. => Quando formos todos conscientizados aí podemos pensar em decisões públicas PLENAS.
B-jos para todos.
2007-02-12 01:39:08
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
E quando um menor de 15 anos cometer um crime, modifica-se a lei penal novamente? Acho que o caminho não é esse, até porque, se já existe falta de lugar nas penitenciárias, imagino como seria com a modificação proposta. O caminho parece ser a adoção de um sistema judiciário semelhante ao de alguns estados americanos; não sei bem como funciona, mas já ouvi falar que em algumas cortes dos EUA, dependendo da gravidade do crime cometido, a promotoria pode pedir que o criminoso seja julgado como adulto e cumpra integralmente a pena. Não vejo essa divisão por idade; vejo mais é a figura do criminoso que, por alguma razão, em um determinado momento da sua vida, passou a agir de uma forma contrária à vida em sociedade. Finalmente, queria dizer que a legislação tem que mudar no sentido de se tornar mais severa: os autores de certos crimes não devem ter direito à liberdade condicional nunca (o cumprimento da pena deve ser integralmente em regime fechado); presos não podem ficar ociosos (se quiserem comer, terão que trabalhar); o indulto deve ser abolido, pois a maioria dos presos liberados para passar as festas de final de ano com a família voltam a delinqüir; bom comportamento não tem que ser premiado, uma vez que é obrigação do detento ter um comportamento aceitável e contribuir para a sua regeneração; diretores de prisões e agentes penitenciários devem receber treinamento muito eficiente para se tornarem agentes eficazes no processo de reabilitação dos presos (e não carrascos desalmados)... Em síntese, teríamos que considerar o ser humano potencialmente responsável pelos seus atos a partir do momento em que os mesmos expressam a vontade de prejudicar outra pessoa.
2007-02-12 10:32:22
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
E vai adiantar alguma coisa??!!! Prende (ou mata) um e parece mais 50 pra fazer a mesma coisa.
Que tal se distribuirmos renda, trabalho com salário dignos, saúde decente, educação de qualidade, reforma agrária, combate a corrupção.... Quem sabe assim conseguiremos acabar com essa "fábrica" de criminosos que virou nossa sociedade?!
É melhor prevenir do que remediar. Infelizmente no Brasil ninguém ache isso. Uma pena...
Um abraço.
2007-02-12 09:44:15
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Eu acho que está passando da hora, amigo. A partir do momento que deram aos jovens de 16 anos a maior responsabilidade que é a de escolher nossos governantes, teriam que ter também responsabilidades sobre os próprios atos. Eles não são crianças. Eles são adultos com pouca idade, o que não os impede de cometer crimes bárbaros.
2007-02-12 09:42:55
·
answer #4
·
answered by lilinha32 7
·
1⤊
0⤋
Como em vários países da Europa, o Brasil deveria fazer referendos sobre vários tópicos equívocos na nossa legislação: maioridade penal, tempo de prisão, corruptores...
Temos que votar bem p/cobrar de quem tem o poder esta atitude.
2007-02-15 06:27:29
·
answer #5
·
answered by ........... 6
·
0⤊
1⤋
Não só a redução de idade.
O plebiscito tem que ser para mudança em quase todo código penal.
Abraços.
2007-02-12 11:04:09
·
answer #6
·
answered by Leidy 6
·
0⤊
1⤋
!6 ano não vai adiantar nada.Vai continuar na mesma.Tem que ser reduzida pra 10 anos,pois um jovem de 10 anos de idade já tem a plena consciência dos atos que comete.Sabe bem o que faz e o que é certo e errado.
2007-02-12 10:50:43
·
answer #7
·
answered by alnie45 3
·
0⤊
1⤋
concerteza.
e a população com certeza vai reduzir a maioridade penal se houver um plebiscito. não sei por que ainda não houve esta redução...
2007-02-12 09:39:53
·
answer #8
·
answered by HeavyMetal_BR_MT 4
·
0⤊
1⤋
PORQUE NÃO 14?
COM ESSA IDADE JÁ TEM MUITO MENINO E MENINA TRANSANDO FEITO CACHORRO NO SIO. AGORA VAI DIZER QUE COM ESSA IDADE NÃO SABE O QUE TA FAZENDO?
2007-02-12 09:39:23
·
answer #9
·
answered by Rubens 6
·
0⤊
1⤋
concordo.
2007-02-12 09:35:59
·
answer #10
·
answered by flor-de-lys 6
·
0⤊
1⤋