A depressão é uma doença que vai além da tristeza. Ela simplesmente aniquila a vontade e o interesse por quase tudo que cerca a vida. Há uma desconexão com os sentimentos e simplesmente por mais que se tente reagir, não há uma reação positiva. A realização de tarefas corriqueiras e simples se torna um fardo.
Geralmente a depressão tem um fator desencadeante. Quando ela é severa, pois depressão também pode ser aferida em graus, o estopim pode ter sido acionado por um fato marcante. Entretanto, isto não quer dizer que apenas fatores externos sejam responsáveis por tal estado.
Há uma pré-disposição orgânica, química mesmo, que pode conduzir a este estado de inércia. Depressão não é apenas tristeza. A tristeza é apenas um dos sentimentos que a depressão possui. A depressão severa traz sensações de morte, desespero, falta de energia. Falta de vitalidade e força para poder viver.
Atualmente existem vários medicamentos e técnicas terapêuticas eficazes para o tratamento da depressão. Mas ainda está longe o medicamento efetivo para esta doença, pois não é apenas uma disfunção na química cerebral. Depende muito de cada pessoa como ela encara a vida e reage aos problemas do dia-a-dia.
Não existe um caso de depressão igual ao outro, portanto um remédio pode ser muito eficaz para uma pessoa e nem tanto para outra.
Seus principais sintomas são:
+ Perda ou diminuição de prazer;
+ Alteração no sono; (aumento ou diminuição)
+ Alteração no apetite; (aumento ou diminuição)
+ Sentimento de tristeza, ansiedade e desânimo;
+ Cansaço ou perda de energia;
+ Sentimento de culpa ou de autodesvalorização;
+ Pensamentos constantes sobre morte ou suicídio;
+ Dificuldade de concentração, memória e indecisão;
+ Dor de cabeça, dificuldades sexuais, problemas digestivos e dores crônicas.
Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa em sua intensidade e forma. Um sintoma isolado não significa que esteja com depressão.
2007-02-12 01:11:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Pelo q fala, parece ser adolescente, ou uma pessoa mt carente e depressiva. Ou talvez isso seja apenas uma fase, uma coisa de momento, naum sei. Mas se vc está pensando nisso e acha q pode te ajudar, vai sim num psicólogo, ou procura uma igreja, ou quem sabe um namorado, ou um choppinho ( ou suco, ou milk-shake, sei lá ) com os amigos... Só vc pode saber do q vc gosta e o q pode te tirar dessa deprê. Busque isso
2007-02-12 13:48:48
·
answer #2
·
answered by Maria Olívia 3
·
0⤊
0⤋
Amiga internauta, não se amofine, não se deixe pertubar acreditando estar numa situação, num momento muito ruim e diferente da maioria dos seres pensantes e residentes no planeta terra.
Alguns estão um pouco melhor, outros muito pior do que você.Uns ficam assim 2 X por ano, outros 2 x por semana, e assim somos DIFERENTES uns dos outros mas feitos da mesma matéria e portamos quase o mesmo conteúdo de conceitos, moral, espiritualidade, fé em Deus, valores.EStou te mandando um texto para sua reflexão.Caso queira outros estudos e textos sobre o assunto( poderei se quiser enviar via e.mail) para ajudar a levantar sua alta estima, seu amor próprio e para te ensinar o grande segredo de viver melhor: Conhecer melhor a sí mesmo, interiomente, sem vergonha do que vai encontrar e descobrir de tí. Enfrente tua realidade, teus valores, teus medos, teus preconceitos, teu orgulho, descubra e jogue fora tuas muletas e máscaras , faça uma faxina em seu interior e viva melhor, mais livre, mais solta , mais alegre e tb feliz.Abraços.
1--Meu maior defeito, nos despreocupados dias da infância, consistia em desanimar com demasiada facilidade quando uma tarefa qualquer me parecia difícil; Eu podia ser tudo, menos um menino persistente. Foi quando, certa noite, meu pai me chamou para conversarmos; tinha nas mãos uma tabuazinha de pequena espessura e um canivete aberto; ele pediu para aproximar-me e disse: - Meu filho, risque uma linha em toda a largura dessa tábua, Obedeci e, em seguida, tanto a tábua como o canivete foram guardados na escrivaninha. A mesma coisa foi repetida todas as noites seguintes; ao fim de uma semana eu não podia mais de tanta curiosidade. A história continuava; toda noite eu tinha que riscar com o canivete, uma só vez, o sulco que se aprofundava. Afinal chegou um dia em que não havia mais sulco. Meu derradeiro e leve esforço cortara a tábua em duas partes. Papai olhou longamente para mim e, depois disse : Você nunca acreditaria que isto fosse possível com tão pouco esforço, não é verdade ? Pois o êxito ou o fracasso de sua vida não depende tanto de quanta força você põe em uma tentativa, mas na persistência no que fizer. Foi essa uma lição de coisa impossível de esquecer e que mesmo um garoto de dez anos pôde e soube aproveitar, não apenas na infância, mas durante toda a vida. Acreditar, insistir , persistir , paciência, são ingredientes eficazes para atingirmos nossos ideais, objetivos, metas; porém nunca devemos deixar que tome parte nesse trabalho, a ansiedade, esta sim , porá tudo a perder.
2-Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar
nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!
Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos
pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode
arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrario, pode
fortificá-lo tremendamente.
A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a
vida.
A recordação de uma situação estressante, que não passa de um
fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o
estresse propriamente dito!
Suas células estão constantemente processando as experiências
e metabilizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais. Não se pode
simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se
transforma na interpretação quando a internaliza.
Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta
tristeza por toda parte no corpo ? a produção de neurotransmissores por
parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é
interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das
células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais
viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços
químicos diferentes das lagrimas de alegria.
Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando
a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de
usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A
ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por
causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que
ser combatido a cada dia! Shakespeare não estava sendo metafórico quando
Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."
Você quer saber como esta seu corpo hoje?
Lembre de seus pensamentos de ontem.
Quer saber como estará seu corpo amanhã?
Olhe seus pensamentos hoje!
" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por
você!"
"Aprendi que o tempo não volta mais, portanto plante e docore a sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores"
2007-02-12 12:35:46
·
answer #3
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
acho normal o que vc. está passando, pois nem sempre estamos tão alegres e dispostos todos os dias. tem dias que por uma razão ou outra simplesmente não queremos fazer absolutamente nada, e isso não quer dizer que seja indicador de depressão.
você por um acaso não estaria entrando no seu periodo menstrual? as vezes a aproximação desse periodo pode provocar mau-humor, irritações, melancolia, etc,etc... pense nisso!, ok?
2007-02-12 09:27:43
·
answer #4
·
answered by magda 2
·
0⤊
0⤋
Lu se é depressão ou não, isso não vem ao caso .Vc precisa de alguém pra te dar um suporte nesse momento que vc está passando. Procure um bom psicólogo e para de se torturar.Levanta e procure um bom profissional, se cuida
2007-02-12 09:25:29
·
answer #5
·
answered by léo 6
·
0⤊
0⤋
Luciana, não fique assim, veja a resposta q te enviei na sua outra pergunta.
Deus tem poder para mudar toda sua vida, acredite e aceite a Cristo como único Senhor e Salvador de sua vida e terá felicidade para sempre
2007-02-12 09:21:49
·
answer #6
·
answered by Carmelio Viveiros 3
·
0⤊
0⤋
acho que deve ser disturbio bipolar
2007-02-12 09:14:55
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋