Catedral é uma banda brasileira de pop rock formada no Rio de Janeiro em 1988. Começou no mercado gospel e se tornou o grupo mais famoso do segmento. Em 1999 mudou-se para o mercado não religioso.
História
A banda foi formada inicialmente pelos três irmãos Kim, Júlio Cézar e Cézar junto com mais dois amigos, Guilherme Morgado e Glauco Mozart, esse último integrante da banda até o terceiro LP (Catedral III). Tiveram sua origem na igreja, tendo sua temática voltada totalmente para o mercado gospel.
Com menos de um ano de formada, e Júlio tendo apenas 16 anos, lançaram Você pela gravadora Pioneira Evangélica, de Guilherme, que alcançou o disco de ouro, mostrando o potencial da banda. Em 1989 lançaram Aos ouvidos dos sensíveis de coração pela gravadora Doce Harmonia, dessa vez já mostrando muito mais ousadia em suas letras, demonstrando seu descontentamento com as injustiças desse mundo, explicito principalmente na faixa que fecha o trabalho, Mundo vazio. Dois anos após a banda voltou a gravar pela Pioneira Evangélica, e lançou seu terceiro trabalho Catedral III, alcançando o disco de platina e ouro.
Em 1992, con cindo anos de carreira, o Catedral grava seu primeiro álbum ao vivo, mesmo sem muita estrutura, dando à banda seu terceiro disco de ouro e lançando-os definitivamente como a maior banda de rock gospel do Brasil, marcando a primeira apresentação da banda em uma grande casa (Canecão).
O último LP pela Pioneira Evangélica veio em 1993. O Está Consumado I e II foi um divisor na carreira da banda, um sucesso de vendas o LP mesmo sendo lançado para o mercado gospel o LP já mostra a vontade de popularização da banda. Em 1994 o Catedral chega a MK Publicitá para ser o principal artista da maior gravadora gospel na época. No mesmo ano a banda lança seu primeiro álbum pela gravadora sendo o sexto na carreira. Contra todo mal mostra mais uma vez o lado político e critico da banda, com algumas canções trazendo letras fortes e reflexivas, voltadas ao social, como "Rio de Janeiro a dezembro", que demonstra a indignação da banda com a violência na cidade maravilhosa.
Em 1995 a banda lançou seu primeiro grande sucesso pela MK, O sentido, alcançado mais uma vez a marca de 100 mil cópias vendidas, mostrando seu lado popular mesmo estando dentro do mercado gospel. No ano seguinte o Catedral lança mais um álbum muito bem sucedido, Eterno, com músicas românticas, sem deixar de mostrar o lado rock da banda. Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, desta vez com muito mais estrutura. A obra conta com um momento acústico e outro elétrico, e foi gravado no Imperator, uma grande casa de apresentações do Rio de Janeiro.
Já em 1998 a banda lança o álbum en español, voltado para o mercado latino, um trabalho bastante sucedido nas rádios da América do Sul, principalmente nas argentinas. Ainda em 1998 o Catedral encerra sua marcante presença na MK publicitá com o álbum A revolução, o mais popular da banda dentro mercado gospel.
Em 1999 a banda rompe mais uma barreira, retirando o rótulo "gospel" de sua música e assinando contrato com a multinacional Warner Music. Nesse mesmo ano a banda lança seu primeiro trabalho dentro do mercado secular, o Para todo mundo, nome bastante sugestivo para o momento que a banda vivia. Com o álbum a banda começa a escrever seu nome dentro do mercado popular, lançando dois videoclipes na MTV, sendo que ambos chegaram ao topo do Disk MTV.
Em 2001 o Catedral lançou seu primeiro grande sucesso de vendas, Mais do que imaginei, e emplacou um de seus maiores hits, Eu amo mais você, videoclipe que deu a banda suas primeiras indicações ao VMB da MTV como Banda Revelação, e na principal categoria da premiação, a Escolha da Audiência, que conta com os videoclipes mais votados do ano.
No começo de 2003 a banda lançou seu terceiro e último trabalho pela Warner Music Brasil, 15° Andar, mostrando o amadurecimento da banda, mesclando o rock com as baladas românticas. A obra rendeu ao Catedral mais dois videoclipes na MTV (Tchau e Um minuto), esse último mostrando mais uma vez o lado social da banda, pois o videoclipe traz como tema principal as crianças desaparecidas em nosso país.
22 de julho de 2003 ficou marcado pelo dia no qual, em um fatídico acidente de carro, morre José Cézar Motta aos 33 anos, deixando a mulher Alessandra e dois filhos Jéssica e Alex, além de milhares de fans. Foi o momento mais difícil para a banda, havendo dúvida se haveria forças para continuar. Posteriormente o Catedral voltou à ativa em meados de 2003 para lançar Ao vivo 15 anos Acima do nível do mar, uma homenagem ao Cézar explicita na canção A tempestade e o sol.
As homenagens ao Cézar continuaram com o lançamento do álbum A resposta de um desejo, que foi gravado pelo músico, tendo sido lançado em meio a muitas expectativas.
Em 2005, os fãs são presenteados com um grande projeto idealizado pela própria banda, seria o resgate de grandes sucessos com o álbum Atemporal, da marcante passagem do grupo pelo mercado góspel, contando ainda com quatro músicas inéditas, estas ainda homenageando o saudoso Cézar,o disco não teve o resultado esperado por muitos, devido a pouca divulgação da gravadora, mais valeu apena! segundo os integrantes.
No iniciar de 2006, a banda anuncia sua saída da New Music , essa notícia trouxe um pouco de anciedade aos fãs,pois poucos sabiam pra onde iria a banda agora, já que o vocal Kim já havia anunciado o lançamento do novo cd da banda Enquanto o Sol Brilhar, para novembro do mesmo ano.Algumas gravadoras de nome se interessaram previamente,mais nada se deu continuidade, e a banda acabou optando em continuar na mesma casa e assim adiando o lançamento do novo cd para março de 2007, muitos sentem cheiro de surpresas !
2007-02-12 13:00:15
·
answer #1
·
answered by Jorge Militia Thrash 5
·
0⤊
0⤋