English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-12 00:16:20 · 8 respostas · perguntado por Darkword 1 em Ciências e Matemática Física

8 respostas

Tio, peskisei para vc

Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada atráves de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se um outro fio muito fino chamado filamento. Quando a corrente passa por este último, torna-o incandescente, produzindo luz.

2007-02-12 00:20:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 1

Quando vc aquece um pedaço de metal ele fica luminoso não é? fica vermelho no começo até ficar quase branco
Com a lâmpada incandescente é a mesma coisa: uma corrente elétrica passa or um fio metálico bem fino que se aquece e emite luz.
Esse é o processo básico para lâmpadas incandescentes (as de bulbo).
Os outros processos (descarga em gás etc) são mais complexos

2007-02-12 08:41:35 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Esse é um efeito da eletricidade ao passar por um fio condutor que suporte altas temperaturas sem se romper como o elemento Tungstênio.Os eletrons passam pelo material condutor aquecem-o e essa alta temperatura libera luz

2007-02-14 17:49:41 · answer #3 · answered by Zeus 1 · 0 0

Qualquer haste de metal girando em torno de um fio em forma de espiral, ao longo da haste, cria um campo elétrico. Esse campo induz uma corrente elétrica que pode ser utilizada. Veja um alternador de automóvel ou um dínamo de bicicleta. Um é girado pela correia do motor do carro, o outro pelo pneu da bicicleta. A corrente é transportada por fios até o filamento de tungstênio que se encandece e resiste às elevadas temperaturas. Atualmente, ao invés de filamentos de tungstênio se usam gases, como neon, que proporcionam menor consumo de eletricidade e mais durabilidade. As lâmpadas de neon foram inspiradas nos raios, que traçam cobras de fogo no ar, como resultado das cargas elétricas que se deslocam pelos gases da atmosfera. Como vê, o princípio é simples e na natureza nada se cria, tudo se copia. A partir dessa ideia simples se controem turbinas movidas por vapor, água, vento etc, transformando-se um tipo de energia em outra. Até a assombrosa unina nuclear ou atômica utiliza o calor gerado pela reação do Urânio para mover turbinas, num processo tão elementar quanto a locomotiva a vapor.

2007-02-13 11:21:33 · answer #4 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Pelo inverso do efeito foto-elétrico. Elétrons que percorrem a superfície de um material (geralmente tungstênio-altamente resistente a temperaturas elevadas, 5657° C) resistivo, o esquentam, "produzindo" fótons, percebidos pelo olho humano como ... LUZ.

2007-02-12 10:32:04 · answer #5 · answered by Wagner A 4 · 0 0

Atraves do movimento que os geradores fazem atraves da hidreletrica.

2007-02-12 08:37:53 · answer #6 · answered by Candango_df 3 · 0 0

Quando as turbinas entram em funcionamento, fazem funcionar os Geradores de Energia Elétrica, e nesse processo temos a transformação da energia potencial das águas em energia elétrica.

A energia elétrica gerada nas usinas tem uma voltagem que embora seja muito alta para vir direto para nossas casas, ela é considerada baixa para traze-la da Usina até as grandes cidades, por esse motivo, ela antes de sair da usina vai do gerador direto para uma Subestação Elevadora na própria usina, para aumentar muitas vezes a sua tensão até ficar com uma alta tensão.

A partir do momento que está em alta tensão ela é transportada pelos cabos, que são sustentados por torres metálicas, até as grandes cidades, percorrendo centenas e ás vezes até milhares de quilômetros.

Quando a energia elétrica transmitida em alta tensão chega às cidades ela precisa passar pelas Subestações Rebaixadoras para poder diminuir o valor de sua tensão e ser distribuídas pelas ruas das cidades em postes de concreto.

Quando a energia elétrica já está sendo distribuída nas ruas das cidades, para chegar em nossas casas, ela ainda precisa passar pelos transformadores que ficam em alguns postes, para ficar com baixa tensão (110/220 Volts) e aí sim chegar em nossas casas pelo padrão de energia elétrica, onde está o medidor de energia elétrica que vai medir a energia consumida.

Depois de passar pelo medidor de energia elétrica ela passa pelo disjuntor geral existente no padrão de energia elétrica e vai para um quadro de distribuição de luz e força dentro de nossa casa, para só depois ir para os interruptores que acenderão as lâmpadas e paras as tomadas que ligaremos os aparelhos elétricos.

Como podemos verificar, atrás de um ato tão simples como acender uma lâmpada, existe uma infra-estrutura muito grande, com um grande número de profissionais, trabalhando o tempo todo, para que todos nós possamos usufruir as vantagens oferecidas pela energia elétrica em nossas vidas.

2007-02-12 08:25:31 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

na hidrelétrica!

2007-02-12 08:25:22 · answer #8 · answered by *Camilla* 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers