English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Estou aqui num dilema. O que nos faz acreditar que a terra está realmente na posição que é representada nos mapas e globos que temos hoje disponíveis? O que nos prova que o Norte é pra cima e o Sul é para baixo? Estamos vendo tudo certo?

2007-02-11 17:57:46 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Ciências da Terra

4 respostas

Ninguém pode provar que o Norte fica para cima e o Sul fica para baixo, porque isso não é verdade. A Terra tem a forma de uma bola maciça e nós vivemos colados pela gravidade à sua casca externa.

A parte de cima da Terra é toda a superfície dela. A parte de baixo é dentro dela, abaixo do solo. Subir significa se afastar do centro da Terra. Descer significa se aproximar do centro da Terra.

Os mapas não têm jeito certo para a gente olhar. Tanto faz se você girar ou prender ele em uma parede ao contrário do normal. O problema com um mapa em uma parede é que as pessoas costumam confundir tudo e achar que a parte de cima do mapa é a parte de cima da Terra. Mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. Um mapa no chão elimina esse tipo de confusão.

Se você colocar um mapa no chão e conseguir orientá-lo corretamente, de forma que ele fique paralelo ao mundo, com a rosa-dos-ventos dele apontando certo para os Pontos Cardeais, você vai ter uma noção melhor das direções que você teria de tomar para ir às cidades vizinhas.

De tudo isso, o que mais importa é que a Terra não tem posição certa para ser olhada. Você pode pegar um globo terrestre e colocá-lo em qualquer posição, porque o Universo não tem direções especiais. Subir e descer não são coisas que funcionam para o Universo como um todo. Não existe uma direção que seja para cima nem outra que seja para baixo. Isso só vale perto de um astro, por causa da gravidade, que atua sempre no sentido de seu centro.
.

2007-02-13 23:14:02 · answer #1 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

Não existe "em cima" e "em baixo" no espaço. O que acontece é que os mapas são normalmente copiados de livros, e todos são "eurocêntricos", colocando o norte para cima. E mesmo a projeção escolhida (a maneira de mapear uma superfície esférica sobre uma folha) privilegia a Europa - em algumas projeções, a Groenlândia tem quase o mesmo tamanho aparente da África!

Na Austrália, os australianos decidiram que eles não vão ficar "em baixo", e tem a sua versão do mapa-múndi, onde o Sul fica "em cima".

São só convenções.

2007-02-12 06:20:56 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 2 0

Sem dúvidas... a não ser que você seja daltônico,srsrsr... Agora é preciso,para nos guiarmos, fazermos convenções.. não importa que à partir de um momento,impôs-se como eurocêntrica, na cartografia ,na geografia... pior é pegar a história e querer torná-la cristocêntrica ou maomecêntrica....está tudo no lugar certo,sim...não complica as coisas...
12.02.2007

2007-02-12 09:16:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Sim.Está tudo correto.Note que fora da Atmosfera terrestre não existe para cima ou para baixo.O meio de referência é entre um ponto e outro.Isso porque a gravidade 0(zero) não permite cair pra cima ou cair para baixo.O termo é "deslocamento".Com referência ao globo é possível conter errros sim. Vale lembrar que o homem não é perfeito.Pergunte para quem viveu por aqui pelo menos uns 70 anos e faça a comparação.Note que os mais velhos reconheciam as estações do ano pelo próprio tempo.Atualmente este tempo está variável e isto faça com que se sinta num dilema.O fator "N","S","L" e Oeste refere a um ponto para referência no deslocamento humano na Terra simples meio de comunicação.

2007-02-12 05:04:45 · answer #4 · answered by Primata 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers