English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

pode ser de qualquer mitologia ou religião

2007-02-11 13:44:36 · 7 respostas · perguntado por Lorac 2 em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

7 respostas

Com certeza, Carol. Vou tentar explicar dentro do que estudei da Mitologia greco-romana, confiando na memória e sem consultar dicionários: De fato, a religião grega teve influência duradoura e contundente, desde a pré-história ao século IV, com seus elementos resistindo aos cultos cristãos graças às tradições enraizadas no espírito grego, cujas crenças e práticas que constituíam suas relações com seus deuses, influenciou os povos do Mediterrâneo e as áreas contíguas, por mais de um milênio. Adotando o politeísmo antropomórfico, isto é, vários deuses, com formas e atributos humanos, a religião grega era diversificada e acolhia entre os fiéis desde os descrentes de vida paradisíaca depois da morte – tais como os heróis de Homero – até aos que, como Platão, confiavam num julgamento do ser humano após a morte, com a recompensa para os justos e o castigo dos ímpios. Assim, abrangia fiéis desde indulgentes camponeses aos requintados filósofos, tanto comportando ascetas que buscavam se purificar pela ablução, aos que cometiam excessos orgiásticos do culto de Dionísio. Dentre chamados “deuses dos infernos”, Hades (Orcus, em latim) seria o soberano do reino dos mortos, o inimigo de tudo o que é vivo, e por isso, odiado pelos homens e pelos deuses; Do lado feminino, Hécate seria a deusa dos fantasmas, acompanhada de almas penadas, além de vários tipos de assombrações. Segundo a lenda, Hécate vagava à noite por lugares escuros, sombrios e mórbidos, atormentando os homens (que nem uma tia, após ficar cega, e até um amigo, chefe de Segurança)! Conforme estudiosos do assunto, Hécate teria exercido um importante papel na magia antiga; Por seu lado, as Erínias (Furien, em latim) seriam as serviçais de Hades, como deusas vingadoras. A responsabilidade delas consistia em punir todas as injustiças, tanto no mundo dos mortos como no mundo superior. Os Gregos as figuravam como mulheres de dentes pontiagudos, cabelos de serpente, tochas de fogo e chicotes nas mãos (não usavam máscaras nem arrancavam pêlos como a “Tiazinha”, mas eram bem furiosas) e do nome latino das Erínias (Furien), foi inspirado o surgimento do termo “fúria”. Além dessas divindades da morte, existiam ainda as chamadas Keres, deusas da morte violenta e Tânato, irmão gêmeo do deus do sono (cujo nome agora me escapa, provável pai de Morfeu, deus dos sonhos que, segundo os Romanos, era tido como filho da Noite e do Sono) Apolo e Ártemis (Apollo e Diana, em latim) seriam filhos gêmeos e ilegítimos de Zeus com Latona (ou Leto, da estirpe dos titãs), rival de Hera (a Juno latina) e, no início, eram considerados deuses da morte. Figura complexa e enigmática, que transmitia aos homens os segredos da vida e da morte, Apolo foi o deus mais venerado no panteão grego depois de Zeus, pai dos céus. É só (tudo) isso!

2007-02-11 14:09:19 · answer #1 · answered by Origem9Ω 6 · 0 0

resposta
Tártaro (mitologia)=Assim como Gaia era a personificação da Terra e Urano a personificação do Céu, Tártaro era a personificação do Inferno.

Neles estavam as cavernas e grutas mais profundas e cantos mais terríveis do reino de Hades, o mundo dos mortos, para onde todos os inimigos do Olimpo eram enviados e onde eram castigados por seus crimes. Lá os Titãs foram aprisionados por Zeus (Júpiter), Hades (Plutão) e Poseidon (Netuno) após a Titanomáquia. Na Ilíada, de Homero, representa-se este mitológico Tártaro como prisão subterrânea 'tão abaixo do Hades quanto a terra é do céu'. Segundo a mitologia, nele eram aprisionados somente os deuses inferiores, Cronos e outros espíritos titãs (criaturas sobre-humanas). Enquanto que os seres humanos, eram lançados no submundo, chamado de Inferno.

O Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos. Suas relações com Gaia geraram as mais terríveis bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão. Mito=O poeta grego Hesíodo garante que uma bigorna de bronze cairia do céu durante nove dias até alcançar a terra, e que cairia outros nove dias até atingir o Tártaro. Sendo um lugar tão profundo no chão, está coberto por três camadas de noites, que se segue a um muro feito de bronze a cercar este distante subterrâneo.

É um poço úmido, frio e desgraçadamente imerso na mais tenebrosa escuridão.

Enquanto, segundo a mitologia grega, o Hades é um lugar para onde vão os mortos, o Tártaro tem uma série de moradores. Quando Cronos era o titã que governava o mundo, prendeu os Ciclopes no Tártaro. Zeus os libertou, para que o ajudassem na sua luta contra os titãs - que acabaram sendo derrotados pelos deuses do Olimpo, e aprisionados neste desolador tugúrio. Ficaram vigiados por enormes gigantes, cada um com 50 grandes cabeças e 100 fortes braços, chamados Hecatônquiros. Mais tarde, quando Zeus derrotou o monstro Tifão, filho de Tártaro com Gaia, também o lançou neste mesmo poço.

O Tártaro também é o local onde o crime encontra seu castigo. Um bom exemplo é o de Sísifo, ladrão e assassino, condenado a eternamente empurrar uma rocha ladeira acima - apenas para vê-la novamente descer com o próprio peso. Também ali se encontrava Ixíon, o primeiro homem a derramar o sangue de um parente. Fez com que o seu sogro caísse num fosso cheio de carvões em brasa para assim evitar o pagamento do dote pela esposa. Seu justo castigo foi o de passar toda a eternidade girando uma roda em chamas. Tântalo, que desfrutava da confiança dos deuses, conversando e ceando com eles, dividiu a comida e os segredos divinos aos seus amigos. Sua punição pela perfídia consistia em ser mergulhado até o pescoço em água fria, que desaparecia sempre que tentava bebê-la para aplacar a enorme sede, além de ver frutificando logo acima de sua cabeça deliciosas uvas que, quando tentava colhê-las, subiam para fora de seu alcance. Mitologia romana=Para os romanos, o Tártaro é o lugar para onde eram enviados os pecadores. Virgílio o descreve na Eneida como um lugar gigantesco, rodeado pelo rio de fogo Flegetonte, cercado por tripla muralha que impede a fuga dos pecadores.

Nesta versão, é guardado por uma Hidra com 50 enormes faces negras, que se postava diante dum portão rangente, e protegida por colunas feitas de adamante (substância hidrocarbonetada, similar ao diamante), tão duras que nada poderia cortá-las. No seu interior havia um castelo com amplas muralhas e um alto torreão de ferro. Tisífone, a Fúria que representava a Vingança, é a vigia que jamais dorme no alto deste torreão, chicoteando os condenados a ali passar a eternidade.

No interior deste castelo há um poço que desce até as profundezas da terra, no dobro da distância que há entre a terra dos mortais e o Olimpo. No fundo deste poço estão os Titãs, os Alóadas (gigantes gêmeos) e muitos outros criminosos.

No próprio Tártaro estão milhares de outros criminosos, recebendo castigos semelhantes aos dos mitos gregos.

A Segunda Carta de São Pedro faz referência a esta tradição latina, chamando Tártaro (ταρταρώσας) ao castigo dos anjos caídos (II Pedro, 2:4):

"Em realidade, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, precipitados no tártaro, os entregou às cadeias das trevas para serem atormentados e reservados até ao juízo."

Radamanto, Éaco e Minos eram os juízes dos mortos, e decidiam quem deveria ir para o Tártaro. Radamanto julgava as almas asiáticas; Éaco, as européias; Minos tinha o voto decisivo, final, e era quem julgava os gregos.

2007-02-12 00:49:28 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

símbolo?

personagens, há muitos... mas símbolo... fora a caveira com duas tíbias cruzadas embaixo.... sei lá..

serve a foice? (com a qual a Morte supostamente "ceifa" as vidas.... )

2007-02-11 15:11:07 · answer #3 · answered by Betinha 7 · 0 0

símbolo?Aquela cruz arredondada em cima,significa morte!Símbolo egípcio,cruz na forma de Ankh!

2007-02-11 14:43:02 · answer #4 · answered by betowicca 6 · 0 0

É aquela figura, encapuzada e empunhando uma foice e de rosto escondido. Foi criada, por volta dos anos 1350, quando da Peste Negra, que assolou uma boa parte da Europa, Ásia, Norte da África e até áreas do Oriente.

2007-02-11 14:02:59 · answer #5 · answered by ILACIR TUDO AZUL 5 · 0 0

Na mitologia grega, Tânatos era a própria personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no submundo.

Tânatos era irmão gêmeo de Hipnos, o Sono e filho de Nix, a Noite e Érebo, as trevas. Era representado como uma nuvem prateada ou um homem de olhos e cabelos prateados.

Tânatos tem um pequeno papel na mitologia, sendo eclipsado por Hades

2007-02-11 13:57:21 · answer #6 · answered by Renata D 2 · 0 0

NA MITOLOGIA GREGA O DEUS DA MORTE ERA REPRESENTADA POR HADES.

2007-02-11 13:53:30 · answer #7 · answered by Leika Kodashi 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers