Cultural. Devemos preservar assim como o carnaval.
2007-02-11 12:57:28
·
answer #1
·
answered by Argumento 2
·
1⤊
2⤋
Oi,
Gilberto Gil exalta a importância do frevo
Publicado em 09.02.2007
Está registrado na primeira faixa de um de seus primeiros discos: Frevo rasgado é o título que abre o vinil que Gilberto Gil lançou em 1968. “Em um Carnaval que passou/ Porque lembrei que esse frevo rasgado/ Foi naquele tempo passado/ O frevo que você gostou/ E dançou e pulou”, dizia a letra. Hoje, especialmente para o JC, o ministro da Cultura Gilberto Gil dá seu depoimento sobre o centenário de uma das maiores expressões populares do País:
“O frevo proporcionou aos setores populares espaço para manifestação de suas formas de expressão. Juntou-se à capoeira, ao maracatu, e a uma necessidade de intensificação das atividades urbanas. Esses setores puderam ter no frevo uma forma de expressão importantíssima. Se você analisa os ingredientes do frevo, a começar pela capoeira, expressão corporal, de efusividade e alegria, pode ver também que musicalmente ele teve uma importância muito grande. Paralelamente ao choro, o frevo é uma duas formas musicais brasileiras que mais investiram na sofisticação do ponto de vista técnico, estético e da arquitetura da música. A arquitetura do frevo é extraordinariamente sofisticada, com harmonia, melodia e rítmica absolutamente original, única e profunda. E há também aí o lado poético, pois foram muitos os poetas que se manifestaram através do frevo. De Tom Jobim a Villa-Lobos a Gilberto Gil.”
Um abraço
2007-02-11 22:38:18
·
answer #2
·
answered by Tin 7
·
2⤊
0⤋
Na minha vida a sua existência não interfere em nada, mas com certeza tem uma importância cultural muito grande no Recife.
2007-02-11 11:43:54
·
answer #3
·
answered by baretta 6
·
0⤊
0⤋
Para mim e o resto do mundo nenhuma, uma vez que países de terceiro mundo ou emergentes como preferirem para mim não tem a menor importância.
2007-02-14 16:43:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha e do maxixe. Surgido em Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, capoeiras saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.
Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganha características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha a melhor seção carnavalesca da época, na edição de 12 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência à dança, chamando-a de frevo. E em reconhecimento a importância do ritmo e a sua data de origem, em 09 de fevereiro de 2007, a Prefeitura da Cidade do Recife comemorou os 100 anos do mesmo.
2007-02-11 12:10:55
·
answer #5
·
answered by Ana Cláudia P 2
·
0⤊
2⤋