Literatura
do Lat. literratura
arte de compor escritos artísticos;
o exercício da eloquência e da poesia;
conjunto de produções literárias de um país ou de uma época;
carreira das letras.
- de cordel: literatura de baixa qualidade.
......
2007-02-14 09:02:31
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
3⤊
0⤋
vc está em qual série?
história da literatura portuguesa pode ser entendida em dois planos:
1. o da progressão temporal do cultivo da língua portuguesa com fins estéticos e culturais (que a teoria da história literária designa por evolução literária, v.g. Tynianov e os Formalistas Russos);
2. o da consideração do modo de encarar essa progressão, através das perspectivas críticas e metodológicas que a condicionam.
Em 1., há que sublinhar:
a) que a evolução de uma comunidade se processa em correlação com a das comunidades vizinhas, ou com a daquelas com as quais se entretecem relações mais chegadas (no caso português, algumas literaturas europeias, como a espanhola, a francesa, a italiana e outras, conforme as épocas e os tipos de relacionamento; mais tarde, a literatura brasileira e a literatura norte-americana, por razões de intercomunicação ou de relação indirecta);
b) que essa evolução se processa num quadro artístico, cultural, sócio-político e económico mais geral, do qual a literatura não resulta apenas passivamente mas com o qual interfere por vezes de forma activa;
c) que tal evolução se toma perceptível em fases (ou séries, como lhes chamavam os Formalistas Russos), que os manuais de história literária reduzem em termos de periodização, a escolas, a gerações e a movimentos (e que por vezes o são, quando há programas doutrinários assumidos pelos autores, assim como uma certa consciência de grupo com afinidades), mas que de facto raramente são uniformes, embora manifestem com mais clareza, para a percepção da leitura e da crítica, os traços que os identificam.
Grupo dos 10: grupo de intelectuais de que faziam parte Eça de Queirós, Carlos Mayer, Guerra Junqueiro, António Cândido, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Carlos Lobo d'Ávila, conde de Arnoso, marquês de Soveral e conde de Ficalho
Será difícil compreender a literatura portuguesa sem a articular, na Idade Média (séc. XII a XV), com o lirismo provençal, e sem entender que ele se liga a uma expressão cultural galaico-portuguesa; durante o período clássico (séc. XVI a XVIII), com o Renascimento italiano, o Barroco espanhol e o Iluminismo francês, que fazem ressaltar a especificidade do Maneirismo camoniano e a peculiaridade da nossa literatura de viagens; no séc. XIX, com o Romantismo, o Realismo, o Simbolismo e outras sensibilidades estéticas europeias; no séc. XX, com o Modernismo e restantes manifestações de vanguarda e de pós-modernismo.
Em 2., deveremos considerar as personalidades que tentaram dar conta deste evoluir histórico, escrevendo-o, e assim se inscrevendo na história também, e que dividiremos em três grupos:
a) os carreadores de materiais, que reúnem informação e dados conjunturais, ex. Barbosa Machado (séc. XVII), João Gaspar Simões (séc. XX);
b) os historiadores da cultura, que encaram a literatura de uma perspectiva predominantemente historicista (integrando a produção literária na periodização genérica ditada pelas ciências históricas), ex. Teófilo Braga (séc. XIX), António José Saraiva (séc. XX);
c) os historiadores da literatura, que encaram a literatura de uma perspectiva predominantemente crítica (orientando-se por critérios estético-ideológicos), ex. Fidelino de Figueiredo, Adolfo Casais Monteiro, Jacinto do Prado Coelho e Óscar Lopes (todos do séc. XX ).
Flow
2007-02-11 17:06:24
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
oi
Literatura são poesias, narrativas e contos
2007-02-12 06:51:53
·
answer #3
·
answered by Pequena 5
·
1⤊
0⤋
é o estudo de fatos que aconteceram e q até hoje é desenvolvidad e faz com que diferenciamos oque acontecia antes com o de hoje.
2007-02-13 15:06:27
·
answer #4
·
answered by camila mmota 1
·
0⤊
0⤋
Segundo o crítico e historiador literário José Veríssimo, várias são as acepções do termo literatura: conjunto da produção intelectual humana escrita; conjunto de obras especialmente literárias; conjunto (e este sentido, creio, nos velo da Alemanha) das obras sobre um dado assunto, ao que chamamos mais vernaculamente bibliografia de um assunto ou matéria; boas letras; e, além de outros derivados secundários um ramo especial daquela produção, uma variedade de Arte, a arte literária.
2007-02-12 07:09:50
·
answer #5
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
0⤋
"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.
O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades fatuais. Os fatos que manipula não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro.
A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana."
(Afrânio Coutinho)
Alguns Conceitos sobre Literatura
"Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra." (Aristóteles, filósofo grego, séc. IV a.C)
"A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem." (Louis de Bonald, pensador e crítico do Romantismo francês, início do séc. XIX)
"O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." (Jean-Paul Sartre, filósofo francês, séc. XX)
"É com bons sentimentos que se faz literatura ruim." (André Gide, escritor francês, séc. XX)
"A poesia existe nos fatos" (Oswald de Andrade, poeta brasileiro, séc. XX)
Literatura Segundo o Dicionário
literatura (Do lat. litteratura.] S.f. 1. Arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso. 2. O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época. 3. Os homens de letras: A literatura brasileira fez-se representar no colóquio de Lisboa. 4. A vida literária. S. A carreira das letras. 6. Conjunto de conhecimentos relativos às obras ou aos autores literários: estudante de literatura brasileira; manual de literatura portuguesa. 7. Qualquer dos usos estéticos da linguagem: literatura oral [p.v.] 8. Fam. Irrealidade, ficção: Sonhador, tudo quanto diz é literatura. 9. Bibliografia: Já é bem extensa a literatura da física nuclear. 10. Conjunto de escritores de propaganda de um produto industrial.
(Dicionário Aurélio Eletrônico)
2007-02-11 20:01:35
·
answer #6
·
answered by GuriazinhaRS 4
·
0⤊
0⤋
Literatura é uma das coisas mais belas que temos.
Pois sabemos que o reino das palavras é farto. Elas brotam de nosso pensamento de maneira natural, não temos a preocupação de elaborar o que dizemos ou até mesmo escrevemos.
As palavras, contudo, podem ultrapassar seus limites de significação. Podendo assim, conquistar novos espaços e passar novas possibilidades de perceber a realidade.
O caminho que a literatura percorre é este. O artista sente, escolhe e manipula as palavras, as organiza para que produzam um efeito que vá além da sua significação objetiva, procurando aproxima-las do imaginário.
A obra do escritor é fruto de sua imaginação, embora seja baseado em elementos reais. Da concretização desse trabalho surge então a obra literária.
Dotado de uma percepção aguçada, o escritor capta a realidade através de seus sentimentos. Explora as possibilidades lingüísticas e as manipula no nível semântico, fonético e sintático.
A literatura é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem. O texto literário se caracteriza pelo predomínio da função poética.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços
2007-02-11 17:12:51
·
answer #7
·
answered by kuf_vla 3
·
0⤊
0⤋
É a arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloqüência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; carreira das letras.
2007-02-11 17:02:18
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋