English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-11 06:56:38 · 6 respostas · perguntado por pam 1 em Educação e Referência Nível Superior

6 respostas

Somente uma. Delphi é apenas uma IDE que permite que vc desenvolva interfaces gráficas usando pascal. Por isso, quem mexe com delphi tem que saber pascal.

2007-02-11 10:14:59 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Ola

Pascal é mais simples do que Delphi, mas o principal diferença é que Delphi é uma linguagem orientada ao objeto ;)

2007-02-11 07:07:51 · answer #2 · answered by AdrianaR 3 · 1 1

Pascal usa plataforma DOS, delphi usa windows.e olha, são programas diferentes...beijos e espero ter ajudado

2007-02-11 07:00:12 · answer #3 · answered by Laura 4 · 1 2

PASCAL: É uma linguagem de programação estruturada que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado.
O próprio Niklaus Wirth diz Pascal foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software. Simultaneamente, a linguagem reflete a liberação pessoal de Wirth das restrições impostas pelo após seu envolvimento com a especificação de ALGOL 68, e sua sugestão para essa especificação, o ALGOL W.
A linguagem é extremamente bem estruturada e muito adequada para ensino de linguagens de programação. É provavelmente uma das linguagens mais bem resolvidas entre as linguagens estruturadas, e certamente um dos exemplos de como uma linguagem especificada por uma pessoa pode ser bem melhor do que uma linguagem especificada por um comitê.
Pascal originou uma enorme gama de dialetos, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte de seu sucesso se deve a criação, na década de 80, da linguagem Turbo Pascal, inicialmente disponível para computadores baseados na na arquitetura 8086 (com versões para 8080 no seu início).
Pascal é normalmente uma das linguagens de escolha para ensinar programação, junto com Scheme, C e Fortran.
Comercialmente, a linguagem foi sucedida pela criação da linguagem Object Pascal, atualmente utilizada nas IDEs Borland Delphi, Kylix e Lazarus. Academicamente, seus sucessores são as linguagens subsequentes de Niklaus Wirth: Modula-2 e Oberon
A partir da versão 2005, o Delphi passou a se referir a sua linguagem de programação como Delphi Language.
Assim como a Linguagem C, que é padronizado pela ANSI (Ansi C), o Pascal possui padrões pela ISO, como o Pascal Standard e o Advanced Pascal.



DELPHI: Delphi (lê-se "dél-fi") é um compilador e uma IDE para o desenvolvimento de softwares. Ele é produzido pela Borland Software Corporation (por algum tempo chamada Inprise). A linguagem utilizada pelo Delphi, o Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objetos) a partir da versão 7 passou a se chamar Delphi Language. O Delphi originalmente direcionado para a plataforma Microsoft Windows, agora desenvolve aplicações nativas para Linux com o Kylix, e para o Microsoft .NET framework em suas versões mais recentes. O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. Os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar um banco de dados Oracle. Daí veio o trocadilho "a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi".
Aplicações
Sendo o mais conhecido dos programas do tipo RAD (Rapid Application development) o Delphi não pode ser usado para desenvolvimento de software de base ou aplicativos de sistema. Entre os engenheiros de software o Delphi é muitas vezes caracterizado com um "aplicativo programável". O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os banco de dados mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.
Desenvolvimento
Quando lançado em 1995 para a plataforma Windows 16 bits, foi o primeiro a ser descrito como ambiente [[RAD]] (em português, Desenvolvimento Rápido de Aplicações). A sua segunda versão, lançada um ano depois com o Delphi 2 já produzia aplicativos para a plataforma Windows 32 bits, sendo que uma versão em C++, o C++ Builder surgiu alguns anos depois. Em 2001 uma versão para plataforma Linux, conhecida como Kylix foi disponibilizada.
Em 2002 foi lançada nova versão compatível com Linux (através do Kylix e a paleta CLX de componentes), sendo que em 2003 o Delphi 8 passou a incluir suporte para desenvolvimento de aplicações .NET. No final de 2004 foi lançada a versão Delphi 2005 (correspondente a versão 9), com suporte, na mesma IDE, ao desenvolvimento para plataformas Windows 32 bits e Windows .NET, além de integrar no mesmo ambiente de desenvolvimento a possibilidade de se desenvolver utilizando o ambiente do Delphi, C++ Builder ou C#. No final de 2005 foi lançada a versão Delphi 2006 (correspondente a versão 10) integrada no Borland Developer Studio 4.0 com destaque para a total integração com o Borland Together, o preview do compilador do C++ Builder, atualização dos drivers DBExpress, novos refactorings e recursos da IDE. Nessa versão o gerenciador de memória utilizado pelo Delphi foi substituído, tornando os aplicativos compilados em Delphi mais rápidos. Como a ferramenta é compilada utilizando o próprio Delphi, esta nova versão também está muito rápida.
O arquiteto por trás do Delphi e de seu predecessor Turbo Pascal foi Ander Hejlsberg, até a sua mudança para a Microsoft em 1996, onde se tornou o arquiteto responsável pelo projeto do C# e foi peça chave na criação do ambiente Microsoft .NET, utilizado no Delphi 8. O Delphi teve o formato da IDE alterado pela primeira vez na versão 8, basicamente similar ao formato do Microsoft Visual Studio para .NET.
As principais diferenças entre o Delphi/Kylix e outras ferramentas de desenvolvimento são: a Linguagem Delphi, as paletas VCL e CLX, forte ênfase na conectividade com diversos bancos de dados e um grande número de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponíveis na internet e grande parte deles com o código fonte disponível.
Os defensores do Delphi sustentam que fornecer juntos a linguagem, a IDE e sua biblioteca de componentes (VCL/CLX) contribui para uma boa consistência interna e um pacote mais reconhecível. Alguns destacam como vantagens do Delphi: a existência de uma grande quantidade de componentes prontos em sua biblioteca, facilidade de uso e aprendizado e desenvolvimento rápido.
Atualmente a Borland em seu processo de reestruturação, está se focando em suas ferramentas ALM (Application Life-Cycle Management), devido as recentes aquisições de empresas. Deixando juntamente com um grupo de investidores a criação de uma empresa que cuide especialmente dos produtos IDEs (C#Builder, C++Builder, Delphi, JBuilder, Interbase).
No dia 05 de setembro de 2006 a Borland juntamente com a Developer Tools Group, grupo responsável pelo desensolvimento das ferramentas IDE, entrega ao público a linha Turbo, que é praticamente o desmembramento da suíte Borland Developer Studio (BDS 2006). Em duas versões, Explorer(download gratuito; direcionado a estudantes, inciantes em programação e hobbistas) e a Professional (pago; direcionado às softwares-houses e profissionais autônomos).
Já no dia 14 de novembro de 2006, a Borland não encontrando um potencial comprador que atendesse os quesitos que se comprometam com a evolução das ferramentas IDE, ela decidiu criar uma subsidiária colocando todos responsáveis pela "DevCo" nessa nova empresa chamada CodeGear. Que, especialmente cuidará das IDEs.

2007-02-15 00:15:42 · answer #4 · answered by cemporcentoelda 3 · 0 2

DEPENDE DO PONTO DE VISTA.

2007-02-14 08:51:59 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 2

São linguagens de programação de computador. Um não tem nada haver com o outro.

2007-02-11 07:00:17 · answer #6 · answered by Eu 7 · 0 6

fedest.com, questions and answers