Malica,
Contextualizar é a palavra de ordem
A esta altura, você como desenvolvedor deve ter uma idéia mais ou menos clara do que a contextualização sócio-cultural envolve.
Na prática, a contextualização cultural e social é a identificação dos segmentos de mercado onde os seus públicos-alvo se encontram e a busca por elementos que façam estes usuários se sentirem satisfeitos e familiarizados com o conteúdo fornecido.
É natural pensarmos que aquilo que entendemos e percebemos é a mesma coisa que o outro entende e percebe. Para nós que trabalhamos com tecnologias da informação, entender como usuários se posicionam diante de nosso conteúdo é um exercício árduo, pois estamos tão imersos na área que sequer nos damos conta que a experiência de obtenção de informação on-line pode ser complexa, exigindo habilidades que em si excedem às exigidas por meios como a televisão e o rádio:
ligar um computador, abrir um programa, entrar um endereço da web, clicar em um botão, esperar por uma resposta do sistema, clicar em um link, rolar a página, etc.
Antes mesmo de chegar ao campo do teste dos três cliques para encontrar qualquer informação em seu sítio, o usuário passará por testes diversos que só contribuirão para desestimulá-lo: pode ser a análise do antivírus retardando a velocidade do computador, um programa fechando inesperadamente, buscar pelo navegador na pasta de programas, responder a um comando em uma janela, etc.
Mesmo o domínio razoável de habilidades de uso do computador e navegação pela internet não garantirá que o conteúdo seja acessível ao usuário uma vez que este finalmente chegue lá.
Neste momento em que todos falam em inclusão digital, não podemos nos esquecer de que o problema não termina em dar o computador e a conexão ao pobre, ao idoso ou ao usuário iniciante. Além da infra-estrutura, se faz essencial fornecer o conteúdo dentro dos sistemas de valores, cultura e linguajar dos excluídos.
Para tal precisamos entender que a experiência de navegação ocorre dentro da experiência de uso de um computador, e se estende no contexto e ambiente do usuário, encontrando o seu clímax na confrontação com o conteúdo.
Como profissionais da web, a nossa tarefa está limitada aos estágios intermediários e finais de todo processo (da abertura do navegador à navegação em si); não temos controle sobre a velocidade de conexão ou o tipo de computador que o usuário esteja utilizando, mas como senhores destes estágios tardios, cabe a nós torná-los os mais fáceis de todo processo de interação do usuário com um computador.
Contextualizar seu conteúdo, assim como torná-lo previamente usável, útil e acessível, ajuda a garantir que os esforços feitos pelo usuário para chegar à sua página produzam a satisfação psicológica que ele esteja buscando, e que possíveis experiências negativas ocorridas nos estágios iniciais da interação com o computador sejam neutralizadas no momento em que o usuário finalmente chega ao seu conteúdo.
Um abraço!
2007-02-11 07:47:18
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Exemplificarei: Digamos q/ vc queira falar sobre os "índios", vc precisa contextualizá-los, pois os índios de uma região são diferentes de outras.
Existe uma história sobre os índios, origens, etc....mas neste momento eles estão em algum lugar, este lugar é o contexto, ou seja, as características desse lugar, a cultura, as influências desse lugar sobre esses índios, a situação econômica e cultural desse lugar...etc...
Enfim vc caracteriza o lugar e coloca os índios dentro, numa inter-relação.
Vc pode chegar a conclusão q/ os índios desse lugar passam fome devido a situação sócio-econômica da região, do lugar onde estão vivendo, talvez se vivessem em outro local isso não aconteceria, daí a importância do contexto, pq/ qualquer tema q/ vc aborde, a grosso modo poderia ser a mesma coisa, só ñ o é, pq/ o contexto é diferente.
Desculpe se ficou confuso. Tentei.
Bjs.
2007-02-11 10:33:50
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O que? rsrsrsrsrss
2007-02-11 06:39:33
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ligação entre as partes dum todo.Em teu poder,sociedade,associados.Que tem simultaneamente aspectos ou elementos sociais e culturais ao mesmo tempo.Tipo:uma comunidade,pessoas defendem interesses comuns.Tipo:um clube de futebol,uma sociedade maçônica,a CUT,a ECO,etc...
2007-02-11 06:37:29
·
answer #4
·
answered by nadia.mastos 2
·
0⤊
0⤋
Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.
Eu por exemplo sou uma estranha no ninho.
2007-02-11 06:33:03
·
answer #5
·
answered by LILITH IN FUGA 7
·
0⤊
0⤋