Patricia,
Tipos de Cerâmica
São diversos os tipos de cerâmica existentes em Cabo Verde e pelo mundo da arte e cultura. Nestas próximas linhas vamos destacar algumas para o seu conhecimento.
Olaria
A olaria é um tipo de cerâmica utilizada para uso doméstico, sendo os objectos mais utilizados o recipiente de transporte e depósito de água, o tacho para a cozedura dos alimentos.
A olaria é cozida numa temperatura de 800ªC a fogo aberto. Outra forma de cozedura é a do forno de cerâmica, normalmente feita a lenha.
O fabrico da olaria em Cabo Verde passa pela modelagem à mão, uma vez que a técnica da roda do Oleiro introduzido em Santiago e na Boa Vista não teve sobrevivência.
preparação da pasta é feita por métodos tradicionais locais que são transmitidos através dos conhecimentos empíricos da arte.
Olaria Vidrada
Este é um tipo de vidrado feito a partir de minerais e óxidos donde uma vez levados à cozedura após a sua aplicação nas peças dá-lhe uma aparência de vidro.
É uma cobertura vítrea com que o vaso é revestido, ou pode ser um outro objecto para uso qualquer. Os óxidos utilizados são geralmente de baixa fusão, como por exemplo o chumbo.
Faiança
É um tipo de cerâmica produzida a uma temperatura de 980 a 1.100ºC, e é do tipo vidrado. As suas pastas são porosas, e são preparadas pela moagem e mistura de argila e matérias-primas.
Normalmente é uma pasta industrial para a produção de louça doméstica e decorativa.
A sua cozedura consiste em duas fases, uma primeira designada por chacota, aonde se colocam vários vidrados para de novo levar ao forno para uma segunda cozedura.
Grês É o tipo de cerâmica de pasta dura, que é cozida a uma temperatura de 1.200ºC ou mais. Ela vitrifica na sua temperatura de cozedura o que permite a fabricação de vários tipos de produtos, por exemplo, os de uso em laboratórios, para a construção, isoladores eléctricos, etc.
Estes são em caso particular feitos numa só cozedura.
Porcelana
É do tipo de porcelana translúcida, produzida de uma pasta composta por caolino, um tipo de argila que é uma das mais puras que se encontram na natureza e é cozida a uma temperatura de 1.300º a 1.400º ou mesmo mais.
As suas aplicações são vastíssimas , desde o industrial à arte, uma vez que ela abrange os produtos aplicados na engenharia nuclear, a cerâmica de mesa, e dente postiço.
Bibliografia Consultada:
“ (Keramiké), Cerâmica”
Edições Ponto e Virgula
2007-02-11 07:43:20
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋