English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Este sistema certamente vai beneficiar muitas pessoas, mas não será também uma forma velada, de preconceito?
Não seria mais justo e digno proporcionar um ensino de boa qualidade para que todos pudessem disputar com igualdade de condições?

2007-02-11 04:11:04 · 13 respostas · perguntado por aline 4 em Educação e Referência Financiamento Estudantil

13 respostas

O sistema de cotas para negros nas universidades, é a oficialização da descriminação racial, no Brasil.
É um sistema que bate de frente com a lei que pune descriminação racial, e que está em vigor.
EXEMPLO: Você chama uma negra de NEGRA. Ela chama a polícia e você vai presa e processada, pega cadeia igual ao bandido que matou uma criancinha de seis anos esta senana no Rio de Janeiro. Em seguida esta negra, via na Universidade e diz: Sou NEGRA, quero uma vaga na universidade, sai de lá com sua matrícula.
Ser NEGRA VALE PARA IR PARA A UNIVERSIDADE e quem chama uma negra de negra vai presa porque a negra só quer ser negra para ir para a universidade, mas, para ser chamada de negra ela não se ACEITA.
Todos precisam saber que o brasileiro é na maioria negro ou descendente de negro, incluosive quem chamou a negra de negra.

2007-02-11 04:45:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Na unifesp os candidatos cotistas não conseguiram passar no vestibular. Foram muito mal. As cotas foram preenchidas por alunos provenientes de escolas públicas (sistema universal).
A solução para as diferenças de oportunidades não é cota, mas educação pública de qualidade, formação decente dos professores, entre muitas outras

2007-02-12 05:12:52 · answer #2 · answered by Débora 3 · 1 0

eu acho que quem tem condição de pagar uma universidade teria mesmo que pagar, aqui na cidade tem a faculdade de medicina da unesp, se vc visse a turma que chega aqui são crianças de 17 anos que estudaram a vida toda nas melhores escolas particulares em são paulo e também no período do colegial fazem na parte da tarde o melhor cursinho, chegando aqui ganham um belo carro zero, passam dois anos só bebendo e depois dão valor para a faculdade,
enquanto isso os menos privilegiados trabalham para pagar a faculdade no período da noite não conseguem quase desconto nenhum
infelizmente o mundo é assim e será muito difícil mudar

2007-02-11 04:21:58 · answer #3 · answered by lilika 3 · 1 0

Não entendi a colocação de alguns colegas acima.
Na minha opinião, vocês deviam se informar MUITO BEM sobre as cotas, inclusive e PRINCIPALMENTE, sobre quais sãos os requisitos necessários para concorrer a este tipo de vaga. Depois, a autora da pergunta não específicou o tipo de reserva de vaga, ou seja, ela não quis dizer que era só p/ negros. Vejam bem...

A reserva de vagas, ou cotas, como a maioria prefere dizer, é para DEFICIENTES FÍSICOS, ÍNDIOS, NEGROS e ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Elas são distribuídas da seguinte forma: DF (5%), Índios (5%), Negros (20%) e Estudantes de Escolas Públicas (20%; estaduais ou municipais, dependendo do estado; é preciso ter cursado TODO o ensino médio e fundamental em escolas públicas). Os 50% restantes são "Sem Reserva".

No Manual do Candidato, há um questionário sócioeconômico a ser respondido pelos que queiram concorrer às vagas reservadas. O próprio manual tb especifica as CONDIÇÕES para que os requisitantes sejam selecionados. E uma delas, que provavelmente a maioria não procurou saber, afirma que há uma renda familiar máxima, para que o requisitante tenha direito a concorrer a este tipo de vaga. Se o valor da renda ultrapassar este valor, o requisitante, INDEPENDENTE DE SER NEGRO, ÍNDIO, ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA OU DEFICIENTE, NÃO CONCORRERÁ ÀS VAGAS RESERVADAS.

Agora vem a minha opinião. Acredito que a reserva de vagas não vai resolver o problema, mas, no momento, é a melhor solução, pois melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil não acontecerá daqui a 1 ano. Vai levar muito mais tempo, muita gente concorda com isso.

Um abraço. Bom carnaval!

2007-02-16 01:00:51 · answer #4 · answered by Rhofel 3 · 0 0

Concordo plenamente com vc, pois o governo deveria oferecer um ensino ótimo para todos nós cidadãos, não importa se é negro, índio ou branco, todos nós pagamos por isso.E concerteza é uma forma de preconceito porque o negro tem a mesma capacidade de passar e um vetibular do que o branco, inteligência todos nós temos, a diferença é que uns sabem usá-la melhor do que outros.Não é verdade?

2007-02-13 00:19:11 · answer #5 · answered by Keka 3 · 0 0

Esta decisão foi unilateral, e, portanto injusta.

Que eu saiba, "nunca" existiu o quesito "côr" no vestibular.
Entrava-se por mérito e não por um "imoral" atalho.

Lamento por aqueles que sentem-se diminuídos por serem "negros"... suas palavras são tão racistas e preconceituosas quanto aqueles a quem apontam o dedo.

Ao invés de acharem-se prejudicados por algo que não vêem, deveriam protestar "lado a lado" com os "branquelas", exigindo um ensino de melhor qualidade e para "todos".

Nossos governantes riem da situação enquanto "o povo" briga entre sí.

2007-02-11 04:43:34 · answer #6 · answered by Henry 4 · 0 0

O seu pensamento é exatamente o meu, muito melhor seria que os governantes e a quem couber estas decisões, percebam em tempo que temos que dar um ótimo estudo, porque inteligência não depende da cor que temos em nossa pele. Ficaria mais feliz sabendo que a nossa raça humana brasileira tem um retorno real educacional a todo imposto que pagamos. Mas será, caríssimo, que os políticos não continuam querendo o que sempre quiseram? Um povo mais burro, para que os 50, 90 ou seja lá qual for o valor, da bolsa família, da bolsa escola, seja uma grande riqueza e que faça com que o povão aceite de graça, sem ter que devolver com serviço..., em troca apenas do que deveria ser o mais caro - o voto - nossa maior arma!?! Cotas universitárias.... preconceito explícito!!!! contra os brancos...

2007-02-11 04:37:42 · answer #7 · answered by luma 2 · 0 0

Eu acho ridículo, os negros tem as mesmas condições de enfrentar um vestibular que os brancos. O q. eu acho é q. as universidades públicas deveriam ser destinadas apenas para quem fez o ensino médio em escolas públicas, isto sim seria justo com todos. Se eu fosse negra e entrasse na faculdade só por causa das cotas não me sentiria bem ao olhar meu vizinho branco e pobre q. não entrou porque eu fiquei com a vaga por causa da minha cor.

2007-02-11 04:18:54 · answer #8 · answered by betucha 5 · 1 1

Concordo com todos acima!

2007-02-12 10:07:45 · answer #9 · answered by chulé 2 · 0 1

Claro que seria + justo, se desde o início da idade escolar, todos tivessem as mesmas oportunidades. Somente poderíamos alcançar esse objetivo, com a estatização plena do ensino em todos os níveis. Porém isso não justifica que ser de cor e raça consideradas menos privilegiadas, assegure uma vaga na universidade. Até porque, vai haver um desnível pronunciado em sala de aula. Com certeza é um pensamento retrógrado, discriminatório, onde o mais preparado será punido, para premiar o menos instruído, somente porque não pertence a nenhuma etnia indígena ou não tem a pele negra. Vou mais além. É uma medida preconceituosa, em face do problema de oportunidades no Brasil não reportar-se a cor ou raça, e sim a situação econômica da família.

2007-02-11 04:35:13 · answer #10 · answered by infante de selva 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers