O sistema de cotas para negros nas universidades, é a oficialização da descriminação racial, no Brasil.
É um sistema que bate de frente com a lei que pune descriminação racial, e que está em vigor.
EXEMPLO: Você chama uma negra de NEGRA. Ela chama a polícia e você vai presa e processada, pega cadeia igual ao bandido que matou uma criancinha de seis anos esta senana no Rio de Janeiro. Em seguida esta negra, via na Universidade e diz: Sou NEGRA, quero uma vaga na universidade, sai de lá com sua matrícula.
Ser NEGRA VALE PARA IR PARA A UNIVERSIDADE e quem chama uma negra de negra vai presa porque a negra só quer ser negra para ir para a universidade, mas, para ser chamada de negra ela não se ACEITA.
Todos precisam saber que o brasileiro é na maioria negro ou descendente de negro, incluosive quem chamou a negra de negra.
2007-02-11 04:45:31
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na unifesp os candidatos cotistas não conseguiram passar no vestibular. Foram muito mal. As cotas foram preenchidas por alunos provenientes de escolas públicas (sistema universal).
A solução para as diferenças de oportunidades não é cota, mas educação pública de qualidade, formação decente dos professores, entre muitas outras
2007-02-12 05:12:52
·
answer #2
·
answered by Débora 3
·
1⤊
0⤋
eu acho que quem tem condição de pagar uma universidade teria mesmo que pagar, aqui na cidade tem a faculdade de medicina da unesp, se vc visse a turma que chega aqui são crianças de 17 anos que estudaram a vida toda nas melhores escolas particulares em são paulo e também no período do colegial fazem na parte da tarde o melhor cursinho, chegando aqui ganham um belo carro zero, passam dois anos só bebendo e depois dão valor para a faculdade,
enquanto isso os menos privilegiados trabalham para pagar a faculdade no período da noite não conseguem quase desconto nenhum
infelizmente o mundo é assim e será muito difícil mudar
2007-02-11 04:21:58
·
answer #3
·
answered by lilika 3
·
1⤊
0⤋
Não entendi a colocação de alguns colegas acima.
Na minha opinião, vocês deviam se informar MUITO BEM sobre as cotas, inclusive e PRINCIPALMENTE, sobre quais sãos os requisitos necessários para concorrer a este tipo de vaga. Depois, a autora da pergunta não específicou o tipo de reserva de vaga, ou seja, ela não quis dizer que era só p/ negros. Vejam bem...
A reserva de vagas, ou cotas, como a maioria prefere dizer, é para DEFICIENTES FÍSICOS, ÍNDIOS, NEGROS e ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Elas são distribuídas da seguinte forma: DF (5%), Índios (5%), Negros (20%) e Estudantes de Escolas Públicas (20%; estaduais ou municipais, dependendo do estado; é preciso ter cursado TODO o ensino médio e fundamental em escolas públicas). Os 50% restantes são "Sem Reserva".
No Manual do Candidato, há um questionário sócioeconômico a ser respondido pelos que queiram concorrer às vagas reservadas. O próprio manual tb especifica as CONDIÇÕES para que os requisitantes sejam selecionados. E uma delas, que provavelmente a maioria não procurou saber, afirma que há uma renda familiar máxima, para que o requisitante tenha direito a concorrer a este tipo de vaga. Se o valor da renda ultrapassar este valor, o requisitante, INDEPENDENTE DE SER NEGRO, ÍNDIO, ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA OU DEFICIENTE, NÃO CONCORRERÁ ÀS VAGAS RESERVADAS.
Agora vem a minha opinião. Acredito que a reserva de vagas não vai resolver o problema, mas, no momento, é a melhor solução, pois melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil não acontecerá daqui a 1 ano. Vai levar muito mais tempo, muita gente concorda com isso.
Um abraço. Bom carnaval!
2007-02-16 01:00:51
·
answer #4
·
answered by Rhofel 3
·
0⤊
0⤋
Concordo plenamente com vc, pois o governo deveria oferecer um ensino ótimo para todos nós cidadãos, não importa se é negro, índio ou branco, todos nós pagamos por isso.E concerteza é uma forma de preconceito porque o negro tem a mesma capacidade de passar e um vetibular do que o branco, inteligência todos nós temos, a diferença é que uns sabem usá-la melhor do que outros.Não é verdade?
2007-02-13 00:19:11
·
answer #5
·
answered by Keka 3
·
0⤊
0⤋
Esta decisão foi unilateral, e, portanto injusta.
Que eu saiba, "nunca" existiu o quesito "côr" no vestibular.
Entrava-se por mérito e não por um "imoral" atalho.
Lamento por aqueles que sentem-se diminuídos por serem "negros"... suas palavras são tão racistas e preconceituosas quanto aqueles a quem apontam o dedo.
Ao invés de acharem-se prejudicados por algo que não vêem, deveriam protestar "lado a lado" com os "branquelas", exigindo um ensino de melhor qualidade e para "todos".
Nossos governantes riem da situação enquanto "o povo" briga entre sí.
2007-02-11 04:43:34
·
answer #6
·
answered by Henry 4
·
0⤊
0⤋
O seu pensamento é exatamente o meu, muito melhor seria que os governantes e a quem couber estas decisões, percebam em tempo que temos que dar um ótimo estudo, porque inteligência não depende da cor que temos em nossa pele. Ficaria mais feliz sabendo que a nossa raça humana brasileira tem um retorno real educacional a todo imposto que pagamos. Mas será, caríssimo, que os políticos não continuam querendo o que sempre quiseram? Um povo mais burro, para que os 50, 90 ou seja lá qual for o valor, da bolsa família, da bolsa escola, seja uma grande riqueza e que faça com que o povão aceite de graça, sem ter que devolver com serviço..., em troca apenas do que deveria ser o mais caro - o voto - nossa maior arma!?! Cotas universitárias.... preconceito explícito!!!! contra os brancos...
2007-02-11 04:37:42
·
answer #7
·
answered by luma 2
·
0⤊
0⤋
Eu acho ridículo, os negros tem as mesmas condições de enfrentar um vestibular que os brancos. O q. eu acho é q. as universidades públicas deveriam ser destinadas apenas para quem fez o ensino médio em escolas públicas, isto sim seria justo com todos. Se eu fosse negra e entrasse na faculdade só por causa das cotas não me sentiria bem ao olhar meu vizinho branco e pobre q. não entrou porque eu fiquei com a vaga por causa da minha cor.
2007-02-11 04:18:54
·
answer #8
·
answered by betucha 5
·
1⤊
1⤋
Concordo com todos acima!
2007-02-12 10:07:45
·
answer #9
·
answered by chulé 2
·
0⤊
1⤋
Claro que seria + justo, se desde o início da idade escolar, todos tivessem as mesmas oportunidades. Somente poderíamos alcançar esse objetivo, com a estatização plena do ensino em todos os níveis. Porém isso não justifica que ser de cor e raça consideradas menos privilegiadas, assegure uma vaga na universidade. Até porque, vai haver um desnível pronunciado em sala de aula. Com certeza é um pensamento retrógrado, discriminatório, onde o mais preparado será punido, para premiar o menos instruído, somente porque não pertence a nenhuma etnia indígena ou não tem a pele negra. Vou mais além. É uma medida preconceituosa, em face do problema de oportunidades no Brasil não reportar-se a cor ou raça, e sim a situação econômica da família.
2007-02-11 04:35:13
·
answer #10
·
answered by infante de selva 2
·
0⤊
1⤋