Infecção Urinária
Muitas pessoas não sabem definir exatamente, quais são as causas que geram a doença. Segundo o nefrologista Dr. Décio Paim “aproximadamente, 50% das mulheres podem ter cistite durante sua existência. A infecção urinária (IU) é a presença de microorganismos em alguma parte do trato urinário. Quando surge no rim, chama-se pielonefrite; na bexiga, cistite; na próstata, prostatite e na uretra, uretrite. O principal causador são bactérias, vírus, fungos, e outros microorganismos. Mas é importante saber: a maioria das IU ocorre pela invasão de alguma bactéria da flora bacteriana intestinal no trato urinário. A bactéria Escherichia coli, representa 80 a 95% dos invasores infectantes do trato urinário”.
A ginecologista Dra. Virgínia Roncatti conhece bem essa estatística. “A contaminação da urina por esta bactéria está basicamente ligada à higiene anal. Na mulher, a distância entre a uretra e o ânus é muito curta. As fezes são materiais potencialmente contaminados e o contato com o trato urinário propiciam o crescimento da E-coli. Em especial na paciente que tem diabetes há uma eliminação excessiva de açúcares, o que promove mais facilidade do crescimento de bactérias. Outra condição inerente ao diabetes é a deficiência da imunidade, que também é responsável pela expansão de bactérias e fungos, aumentando a incidência de casos de IU entre essa população”, ressalta a Dra. Virginia.
“Os sintomas da cistite, doença inflamatória e/ou infecciosa da bexiga, normalmente é a principal causa da paciente procurar o médico. Infelizmente, muitas deixam para fazer quando a dor é insuportável e o problema evoluiu bastante. As queixas mais freqüentes são ardência, aumento da freqüência das micções e dificuldade de urinar. A pessoa pode apresentar ainda dor lombar, que varia de intensidade de acordo com o nível de infecção. O quadro pode evoluir para pielonefrite, que é uma condição clínica grave, capaz de levar o paciente ao óbito por infecção generalizada. A mulher com diabetes apresenta também maior número de candidíase vaginal, causada pelo fungo “Cândida albicans”.
O problema pode estar relacionado ao alto índice de glicose na urina, esclarece o Dr. Paim. Ele chama a atenção ainda para o fato de haver IU crônicas e assintomáticas, cuja manifestação tardia pode representar um sério risco para a saúde. Daí a importância do exame e cultura de urina periódicos. Na gravidez, a incidência de bacteriúria assintomática é da ordem de 4 a 7%. Nas grávidas diabéticas, a incidência é maior, em torno de 12 a 14%. É bom saber que 50% das gestantes vão manifestar os sintomas da doença até o final da gestação.
Cuidados e Tratamentos
Para a Dra. Virgínia Roncatti a gestante é mais propensa a desenvolver algum tipo de infecção urinária porque o útero cresce e comprime a bexiga. Com isso, a paciente não consegue esvaziá-la totalmente. Essa urina residual favorece as chances de crescimento bacteriano. Além disso, na diabética, a urina pode apresentar alto teor de glicose. Controle glicêmico rigoroso, higiene anal adequada (que se faz da vagina para o ânus, nunca ao contrário), e higiene vaginal correta, são indicadas e devem ser sempre seguidas. Toda mulher antes e após o ato sexual deve urinar e lavar bem a região.
O tratamento consiste basicamente em alta ingestão de líquidos, cuidados de higiene e na prescrição de antibiótico, ao qual o microorganismo é sensível. A IU só deve ser tratada por especialista, pois um remédio inadequado ou auto-medicação podem mascarar e piorar o quadro, causando forte resistência bacteriana. “Portanto todo cuidado é pouco”, recomendam os especialistas.
2007-02-11 04:12:08
·
answer #1
·
answered by Jana 2
·
0⤊
0⤋
Há vários tipos de infecção urinária decorridos por vários fatores. Quer saber se mata? Experimente não cuidar de uma e verá o que acontece com o seu rim.
2007-02-11 15:25:41
·
answer #2
·
answered by tuka 2
·
0⤊
0⤋
MALUCO uma receita para você em especial: Beba a urina em jejum e verás como estarás sarado em sete dias.
Como hoje você já fez tres perguntas sobre urina, creio que você tem um fraco sobre a mesma, só estou preocupada quando você descambar fazendo perguntas sobre outros elementos como o suor por exemplo.
2007-02-11 12:22:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não sei se pode matar mas minha esposa teve eu fui até a farmácia e comprei o remédio que o medico receitou com3dias ela estava boa ,e ele mandou tomar bastante liquido e chupar bastante melancia não se preocupe tendo cuidando direitinho cura rápido.
2007-02-11 12:13:59
·
answer #6
·
answered by siberianjk 5
·
0⤊
0⤋