English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A sociedade desconhece que muitos que se dizem" terapeutas" não possuem nenhum preparo científico adequado.Muitas vezes não possuem nem nível superior,ou fazem uma pós de 1 ano e sem estágio algum se acham mais habilitados que os psicólogos e psiquiatras.Muitos se rotulam de 'psicopedagogos','psicomotricistas','terapeutas de família' etc.Psicopedagogia e as demais não são profissões!logo é um grande risco para a sociedade se submeter a um processo que começa pela mentira?pelo não ser?

2007-02-11 03:19:58 · 10 respostas · perguntado por fernando rahe 3 em Ciências Sociais Psicologia

10 respostas

Não é só em Psicologia que isso acontece. Trabalho em Marketing e sou formado em Marketing. Mais de 90% das pessoas que atuam na área, seja em empresas ou agências de propaganda não tem graduação na área. Me parece que fora as áreas de Engenharia, Medicina e Direito que tem conselhos fortes (alguém se imagina sendo atendido por um cirurgião que não tenha curso de medicina?), as demais são invadidas por aventureiros.

2007-02-16 22:46:58 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Eu já fiz e me ajudou.
Diploma não quer dizer nada.
O meu pro exemplo só me serve pra lembrar que desperdicei 5 anos da minha vida, e me serviu pra entrar num cargo de nível superior quando prestei concurso.
Do curso mesmo não tirei quase nada de útil.

2007-02-11 03:26:28 · answer #2 · answered by Melissa *aka Memê 6 · 2 0

Olhá eu nao direi pois há muita gente formado isso é um exemplo, sociologia e cuida de crianças ou seja não é formado em pedagogia mas mesmo assim exerça a profissão pedagógica então pra ele ser formado numa área que não é necessariamente a área dele ele tem que saber alguma coisa sobre o que ele tá fazendo.

2007-02-16 08:05:18 · answer #3 · answered by Emanoel R 1 · 1 0

Talvez porque seja resultado da Gobalização e dos avanços nos estudos das Ciências.
em relação à globalização não se trata de um assunto novo em termos de Ciência ou de Conhecimento.
O que ocorreu foi que houve um tempo na vida humana, a saber após o Renascimento que o saber se limitou a ser compartimentado, isto é, definido por áreas do conhecimento desprezando outros saberes. Como se diz: este quarto é meu e este é de Juliana, ninguém entra aqui, etc.
A escola repetiu muito desse tipo de maneira de encarar o saber até bem pouco tempo, isto é, um saber limitado enciclopédico capaz de tudo dizer sobre uma mesma disciplina onde o professor era o fiel da balança, dotado de todo o conhecimento na mesma área. Porém, vemos algumas excesssões, ainda assim.
No tempo presente, como foi por exemplo no passado com o Renascimento o saber era total, isto é, era amplo. Um exemplo desse modo de ver o mundo, está na obra de Leonardo da Vinci, homem que dominava várias áreas do conhecimento e outro exemplo do conhecimento compartimentado, vemos em Eisten.
Tanto um quanto o outro se complementam.
Em relação a Psicologia e a Psiquiatria e a outros profissionais oriundos de outras áreas, não é um fato novo totalmente. O que ocorre nos últimos dias é um saber mais amplificado, como existem áreas como Biofísica por exemplo, Geopolítica por exemplo. E nos cursos de ESPECIALIZAÇÃO nos deparamos com profissionais de terapia em cursos de Educação e até de engenharia. Portanto é uma condição do MERCADO e não um defeito do saber.
Se este profissional irá ser um bom educador, ou médico, ou psicólogo com origem em outros saberes, só o tempo nos dirá e lhes dirá.
Quanto a mim, fico mais a vontade em estar nas mãos de quem domine o assunto que procuro.

2007-02-15 17:00:55 · answer #4 · answered by ÍNDIO 7 · 1 0

Olha, acho que há casos e casos.
Psicopedagogos são pessoas que estudaram primeiro pedagogia, se habilitaram nisso durante 4 anos de ralação numa faculdade. Depois disso fizeram no mínimo um ano de piscopedagogia para complementar seus conhecimentos e poder trabalhar com pessoas que apresentam dificuldades no aprendizado.
Como em todas as áreas, existem bons e péssimos profissionais, formados ou não.

2007-02-11 04:16:26 · answer #5 · answered by Harmony 7 · 1 0

:-)) Bom, nas perguntas feitas por adolescentes, invariavelmente não banco A. ecu SOU psicóloga. Não há como não sê-lo. A molecada pede ajuda e não nego mesmo. Uso de toda a minha experiência e não cobro nada por isto. "É de grátis". HAHAHA... Quanto a ser psiquiátra, é mais fácil ecu precisar do que bancar uma. Felicidade e luz.

2016-12-17 14:08:07 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Vc têm razão, realmente está havendo uma invasão, mas ñ só na área da psicologia. É geral, em todas as áreas!O MEC e os conselhos estão tentando corrigir algumas distorções, mas ñ está fácil. Façamos a nossa parte c/ ética pelo menos!

2007-02-15 12:15:34 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

Casos assim devem ser denunciados pois é charlatonismo. Pode-se sim ser psicanalista com formação superior qualquer desde que tenha uma formação de dois ou três anos e um tratamento em psicanálise. todo o resto pode ter outra profissão como os da a´rea da Pedagogi que tem outro direcionamento e tem seu valor para muitos casos principalmente na esfera da cognição... mas psicólogo tem que tem formação superio, de preferência tratado, para não embolar tudo no meio de campo....

2007-02-13 08:33:09 · answer #8 · answered by koki 3 · 0 1

Por que a sociedade desconhece tais regras e há um enorme preconceito em relação a psicólogos, psiquiatras e terapeutas, todos acham que é médico para louco. E não é verdade

2007-02-13 00:22:14 · answer #9 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 1

tem q ser profissional.Psicólogos e Psiquiatras estudam bastante para ajudar as pessos a se livrarem de problemas e mudar o que está prejudicando a vida delas.Hj em dia existe o coaching, em algumas cidades apenas, cuja técnica consiste em dar aconselhamento para as pessoas.Pode fazer o curso quem tem diploma superior em qualquer área.

2007-02-12 01:27:45 · answer #10 · answered by JAS 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers