English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O atrevimento dos maus e a burrice imensa que se estendeu sobre o mundo é que permitem escrever tolices como essa de que se julgava que os índios não tinham alma.
Ora, em geral, quem diz essa calúnia contra a Igreja são historiadores marxistas, ou filo materialistas, que negam a existência da alma em qualquer homem, e não só nos índios.
Se eles negam que o homem tenha alma, por que se fingem de escandalizados dizendo que os espanhóis negavam que os índios tinham alma?
Ao mesmo tempo em que esses "historiadores" caluniadores dizem que se considerava que os índios não tinham alma, eles afirmam que os espanhóis impunham aos selvagens a religião católica à força. Ora, se os colonizadores julgassem que os índios não tinham alma, para que quereriam lhes impor a religião católica?
Como se pode ter a ousadia de escrever tais tolices, sabendo-se que os jesuítas vinham exatamente catequizar e ensinar a religião aos índios?
Se os jesuítas julgassem que os índios não tinham alma, jamais os teriam catequizado e batizado.
A Igreja sempre condenou a escravidão e sempre defendeu os índios e negros como seres humanos

2007-02-10 20:28:31 · 2 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Artes e Humanidades História

2 respostas

Todos os sistemas políticos tentam dominar o homem, de alguma forma.
Principalmente naquilo que desconhece ou que pouco conheça.
Este é o caso do comunismo.
Um abraço.

2007-02-12 22:21:55 · answer #1 · answered by NP 6 · 0 0

os índios eram considerados sem alma por viverem na selvageria ou seja bárbaros, os europeus entendiam que não era possível existem outras pessoas que não fosse no circulo europeu, pois eles acreditavam que eram os únicos na terra, e com as descobertas do novo mundo , acreditavam que estes seres que andavam nús e praticavam canibalismo enão tinham sociedade organizada (para o europeu a sociedade organizada era apenas a sua) para eles os índios não tinham cultura e organização social, e por serem considerados sem alma. tal como os animais poderiam ser escravizados, na verdade esta foi uma tática utilizada pelos colonizadores para tomar não só a terra dos habitantes naturais mas para roubar e escravizar, mas para a igreja católica o objetivo era civilizar os selvagens e cristianiza-los, pois neste momento a igreja católica passava por várias mudanças e era necessário aumentar o numero de fieis, para entender este processo você deveria ler alguns livros da época medieval e expansionismo e você entenderá como foi o processo da igreja nos descobrimentos.

2007-02-12 06:58:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers