English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tenho uma pergunta que tem causado um pouco de complicação, afinal, até mesmo alguns professores que conheço discutiram hipóteses diferentes... e no fim não obtive um resultado lógico.

Digamos assim:

Estou viajando numa velocidade de 350 m\s na direção NORTE, e eu disparo um tiro com um revólver que produza a mesma velocidade, ou seja , o projétil sairá à exatos 350 m\s, porém esse disparo será na direção SUL, e a pergunta, o que acontecerá com o projétil? caírá? me seguirá? ou sairá na direção oposta?

2007-02-10 17:04:59 · 5 respostas · perguntado por Rvotri 1 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Muito interessante sua pergunta. Ela tem muito de Física e pode ser útil para dar uma luz aos inúmeros contestadores de Einstein, que ainda acreditam na alucinação do movimento absoluto.

A resposta depende de quem está observando a bala. Para analisar o caso, pela Física Clássica, suponha a Terra plana e anule o atrito com o ar. Veja no que dá:

1 ) Seu ponto de vista:
Você se sente parado. Sua arma e a bala estão paradas. Se você olhar lá para fora, vai ver que a Terra se move a 350 m/s para o Sul. Quando você disparar o tiro, a bala será acelerada dentro do cano e não estará mais parada. Quando ela chegar ao final do cano, ela vai fugir de você a 350 m/s para o Sul. Ela ficará sobre um mesmo ponto da superfície da Terra e cairá exatamente sobre ele, numa trajetória parabólica.

2 ) Ponto de vista de alguém sentado no solo:
Ele se sente parado. Você, sua arma e a bala estão viajando a 350 m/s para o Norte. Quando você dispara, a bala vai ser desacelerada no cano e, quando chegar ao final dele, ela terá velocidade nula e cairá numa trajetória retilínea vertical.

Ninguém deve pensar que somente uma dessas opiniões para o movimento da bala está correta, porque as duas estão. Não temos razão para dar preferência a somente uma. Esse conceito é o ponto de partida para se compreender a Teoria da Relatividade (explicações diferentes, resultados iguais).

Se pudéssemos dizer que a Terra é que está verdadeiramente parada, poderíamos também dizer que o observador do item 2 é que vê a realidade, enquanto o do item 1 se confundiu por causa de seu movimento. Mas o movimento e o repouso absolutos não existem. Isso nos obriga a aceitar as duas opiniões como verdadeiras, como realmente são.
.

2007-02-11 00:01:05 · answer #1 · answered by Tau Ceti 5 · 1 1

Se fosse a velocidade da luz e com uma lanterna apontada para o sul, a luz seguiria em direção oposta com a mesma velocidade (c). Teoria da relatividade.

Pela mecânica clássica, para um observador parado ( referencia), a bala cairá no local do disparo

situação 1-- atirador parado ---O revolver impulsiona a bala.

situação 2- atirador movendo-se a velocidade da bala ---é como se a bala impulsionase o revolver com a velocidade da bala e a bala permanecer parada. (situação inversa da 1).

2007-02-11 06:58:10 · answer #2 · answered by Bean 5 · 1 0

Vamos desconsiderar completamente atrito do ar, etc., ok?

O projétil tá a 350m/s sob qual referencial? De quem o lança. Então, para você, o projétil vai continuar voando a 350m/s.

Pra qualquer observador externo, vai parecer que o projétil caiu, só isso. Soma vetorial nula.

2007-02-11 02:05:47 · answer #3 · answered by Eremita 6 · 0 0

Não sou muito bom em física...mas se a bala esta saindo em direção oposta e com a mesma velocidade, o projétil provavelmente cairá, atraido pela gravidade, já que as velocidades contrarias idênticas, serão neutralizadas.
Abraço!!!!

2007-02-11 01:10:25 · answer #4 · answered by ★SILVER★★★★ 7 · 0 0

O revólver em sua mão está a uma velocidade de 350m/s indo em direção Norte, mas o projétil que sai da arma a 350m/s não está mais dentro do tambor do revólver e é direcionado para o Sul. Seguirá para o Sul e você seguirá para o Norte, afastando-se, um do outro, você e projétil, a 700m/s.

2007-02-11 01:26:02 · answer #5 · answered by buddy_br 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers