Vou usar termos no poplar...
Bem... o transistor contem 3 terminais Emissor, Base e Coletor.
imagine um registro de agua O "Coletor é a entrada de agua, o "Emissor" é a saida e a "Base" é o registro.
Imagine que voce queira controlar o fluxo do cano, basta você girara-lo e a agua começara a fluir, então se voce injetar uma corrente na base de um transistor a agua corrente passara, Resumindo voce controlou um forte fluxo por uma pequena força no registro, no transistor é a mesma coisa, voce controla uma corente alta atraves de uma baixa.
Para conhesimentos: Existem dois tipos o
TJB (transistor de Junção bipolar) e o
FET (Transistor Por efeito de campo)(traduzido né)
O FET é melhor pois pode drenar maiores corentes e os Fets tem outro nome para os terminais que passam a se chamar de Gate Dreno e Source.
2007-02-10 12:41:14
·
answer #1
·
answered by dinho 2
·
7⤊
0⤋
O transistor é uma Chave Semicondutora de Potência, serve para chavear circuitos eletrônicos de potência, sendo muito útil em processos como controlar velocidade de ventiladores.
2007-02-10 11:19:32
·
answer #2
·
answered by Ed 2
·
4⤊
0⤋
O transístor (ou transistor) é um componente eletrônico que começou a se popularizar na década de 1950 tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960, e cujas funções principais são amplificar e chaveamento de sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças à esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transístor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico; esta variação é feita através da variação de tensão num dos terminais chamado base, que conseqüentemente ocasiona o processo de amplificação de sinal.
Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco em mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado em um circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características mas com potência suficiente para excitar os altofalantes, a este processo todo se dá o nome de ganho de sinal.
2007-02-10 10:53:40
·
answer #3
·
answered by Alessandro C 3
·
1⤊
0⤋
Em outubro de 1947, o caso rosewell chocou o mundo quando, apos isolar uma fazenda por duas semanas com força militar extrema, disseram nao ter encontrado restos mortais de extra terrestres muito menos vestigios de naves espaciais e que esta historia de area 51 escondida no deserto era conversa......em novembro de 1947 ( Nota: A valvula termoionica existia desde 1906 !!!) um militar burro vai a tv e apresenta uma pecinha de proporções minimas que trabalha em baixa temperatura ( ao contrario das valvulas que viviam queimando), nao consumia energia para trabalhar e durava 20 vezes mais....o transistor ( de resistencia transiente ) Vendo a burrada , chamaram shorkley, barden e Bratain da bells laboratories e lhes deram o merito da invenção do transistor ...historia ou mito????? misteeeeeeeeeeeeeeeeeeeriooooooooooooo!!!!!!...So sei que a eletronica e dividida pelo transistor como a humanidade por jesus cristo( AC/DC ) a eletronica seria antes do transistor e depois do" bichim"( AT/DT)
2007-02-11 06:17:17
·
answer #4
·
answered by Luciano M 2
·
0⤊
3⤋
Puxa ! como tem gente instruída no YR ?? Eu sempre achei que transistor era uma peçinha que os fabricantes colocavam na TV para ela queimar, e o técnico cobrar uma fortuna para trocar.
2007-02-11 01:11:30
·
answer #5
·
answered by JERO 7
·
1⤊
5⤋