English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

16 respostas

Olá...

Concordo com a redução de idade do penalmente imputável, para 16 anos, todavia, mesmo essa alteração tem que ser vista com a devida cautela, principalmente quando as conseqüências (como o direito de dirigir também aos 16 anos, etc).

Além disso, com os congressistas que temos, qualquer alteração pode ser perigosa.

Também há que se conscientizar o povo de que nenhuma lei será efetivamente aplicada, se todas não forem devidamente respeitadas em conjunto. Neste país as pessoas falam em alterar a lei como mudar de roupa... Mudam e mudam a lei e nada muda... Por quê será?!

Antes de alterar a Lei, temos que saber se é viável, válido, ou não, é preciso conhecer, é preciso mensurar as alternativas... Não adianta trocar 06 por meia-dúzia.

De qualquer forma, se a Lei fosse cumprida, já seria uma grande coisa.

Quanto a resultados práticos, acho que a diminuição da idade mínima para imputabilidade, diminuiria os delitos, eis que muitos se aproveitam da condição de serem adolescentes para praticar crimes, muitas vezes induzidos por maiores de 18 anos.

Quanto a superlotação, estar na Febem e na Penitenciária não é muito diferente.

B-jos para todos.

2007-02-10 07:29:03 · answer #1 · answered by Si 7 · 1 0

Para diminuir a criminalidade, só com políticos sérios trabalhando em prol do Brasil, e não dos próprios SALÁRIOS. Mas com a diminuição da maioridade penal, pelo menos os criminosos poderiam ser condenados, mesmo que as leis brasileiras sejam brandas demais.

2007-02-12 08:10:54 · answer #2 · answered by EUGÊNIO 1 · 1 0

acho que ajudaria bastante,porem ter que se combater a pobreza , dar educacao para todos, so ai a sociedade ,poderia ter uma transformacao radical ,e nascer menos marginais da sociedade , com uma justica social para todos, com oportunidades de crescimento.

2007-02-11 08:03:52 · answer #3 · answered by antonio m 6 · 1 0

Sim acho que diminuiria. Mas a certeza da pena, também ajuda a assustar um pouco estes bandidos, que sabem que não podem ser punidos por serem menores.

2007-02-10 17:36:37 · answer #4 · answered by paciencia 4 · 1 0

Acho Sim!
Se eles podem votar nestes vagabundos (com pouquíssimas exceções) de políticos, mas o que eu acho pior é o marginal sair com 18 anos (na maioria dos casos) com a ficha mais limpa que a minha.
Penso também que deveria ter trabalho (qualquer tipo) obrigatório para marginais menores e maiores, sem nenhum tipo de regalia, eles ficam sem fazer nada o dia todo, só podem pensar besteiras.
Pesquisas realizadas, mostram que a grande maioria dos presidiários não se recuperam mais (por diversos motivos).

2007-02-10 17:30:25 · answer #5 · answered by passarinho 1 · 1 0

Se mudaria eu não tenho muita certeza, mas acho que a diminuição é eminente, não podem monstros assassinos serem considerados "crianças" pela lei..UM ABSURDO!

2007-02-10 16:16:16 · answer #6 · answered by Menina triste 4 · 1 0

Não, não acho. O problema da violência no Brasil é muito mais complexo e passa por educação, trabalho e saúde. Principalmente, pela educação de base que está muito prejudicada. Não adianta acionar leis contra pessoas que não tem outra opção de vida a não ser o crime. E que, pra piorar, não tem instrução pra pesar o que é possível e o que não é possível fazer pra melhorar de vida. Se você não educa uma criança não pode esperar que ela se comporte de maneira humana e responsável. Ela vai se comportar como um animal. E, quando a sociedade manda essa criança ou esse adolescente pra cadeia, não tem meios pra fazer com que ele fique lá muito tempo. Quando sai, leva na mão um diploma de pós-graduação em criminalidade, porque então aprendeu com os verdadeiros profissionais.

2007-02-10 15:29:24 · answer #7 · answered by Olívia 5 · 1 0

O que diminuiria a criminal idade são outra providencias, tais como:
Ter somente o número de filhos que puder sustentar,
Educar os filhos para a vida, com limites e obrigações,
Ter uma conduta digna para dar de exemplo,

Porém sociedade é dinâmica e como tal muda seu pensamento, suas atitudes e tudo o mais, faz-se necessário um novo arranjo de leis como conseqüência dos tempos.

2007-02-10 15:24:21 · answer #8 · answered by papo_deanjo 2 · 1 0

Provavelmente não.... mas com certeza acabaria essa palhaçada de usarem menores para assaltarem e matarem e dizerem que foram os menores..... que tem sua parcela de culpa, claro, mas usam do privilegio da menoridade para abusarem da sociedade....

2007-02-10 15:22:47 · answer #9 · answered by ♫ Sonia Cal ♫ 6 · 1 0

Sim, pois os criminosos mais jovens se baseiam na não punição dura para menores.

Daí vão dizer "Mas se a maioridade baixar para 16 anos, os criminosos vão recrutar menores de 14 anos." Pois eu digo que é muito mais fácil controlar menores de 14 anos (há mais programas sociais).

2007-02-10 15:20:51 · answer #10 · answered by Cris 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers