Poliana, essa transição foi lenta, resultante das transformações econômicas ao longo do feudalismo. Tentarei abaixo, relacionar os principais fatos ao longo desta transição:
-Melhoramento do arado e introdução do rodízio de terras e culturas agrícolas, o que possibilitou mais produção agrícola e consequentemente um aumento do excendente agrícola, que passou a ser comercializado.
-Aumento de população
-Dificuldades dos senhores feudais para conseguir mais terras para servirem como herança para seus filhos.... (obs: muitos bosques e florestas não foram transformados em campos, porque seus senhores negavam-se a isso, pois serviam para a prática da caça e do lazer)
-Expulsão de excesso de população dos feudos....ficou difícil sustentá-los.... até filhos dos senhores eram expulsos, por não haver mais terras....
-Aumento da criminalidade e da miséria...aumento da violência e das batalhas entre feudos...surgem as famosas disputas entre cavaleiros com suas armaduras....
-Surgem as cruzadas, que trarão do oriente o gosto pelo luxo, a vontade da ampliação do comércio e do lucro...embora os senhores feudais tenham, sem sua maioria, voltado falidos da empreitada... o que favorece os comerciantes...
-O comércio se expande... o modo feudal mostra-se incoerente com a visão capitalista, pois não é baseada no lucro.
-Os burgueses vão ganhando cada vez mais poder... passam a negociar com os senhores a venda de cidades, para terem plena liberdade de negociar...
-Os burgueses ganham apoio dos reis, no sentido de serem atendidos em suas reinvindicações: unificação de moeda, pesos e medidas, leis, segurança nas estradas, etc.... o rei atende e é apoiado pelos burgueses, ganhando mais poder e impondo-se perante os falidos senhores feudais...
Grosso modo, tentei mostrar como foi essa transição, que não foi feita de modo uniforme, pois o sistema feudalista variava de de povo para povo.
2007-02-09 19:37:20
·
answer #1
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
0⤋
Do séc. XI a XV é a Baixa Idade Média, período que começa, basicamente, a crise do sistema feudal.
A Europa passa por um período difícil com a peste negra, coflitos, a população cresce cada vez mais e o sistema usado não consegue suprir as necessidades de produção. Os senhores feudais juntos com os servos, começam ir a falência e a única maneira de sobrevivência é pedir ajuda para os reis, centralizando novamente o poder, surgindo assim, o Estado nacional. Começa o perído de transição para o capitalismo.
Surge outra camada social, a burguesia; o comércio deixa de ser para subsistência e passa a ser monetário; surge a urbanização; renascimento cultural, com o humanismo.
Todos esses fatores mais a busca pelo comércio de iguarias faz surgir as expedições marítimas.
Se esta era dúvida, espero ter ajudado de alguma forma, porque é muito confuso explicar o que aconteceu exatamente neste período sem interligar-lo a outros fatos! hehehehe
Beijinhos.
2007-02-09 12:06:55
·
answer #2
·
answered by Jé. 2
·
1⤊
0⤋
No sistema feudal, a produção era feita manualmente, isto é de forma artesanal. A partir dai as coisas foram evoluindo e surgiu a manufatura que era quando um artesão ou comerciante controlava o trabalhos dos demais artesãos. Começaram a surgir algumas feiras na idade média que movimentavam muito as cidades. Ai continuaram evoluindo ate chegar na revolução industrial. Essa historia é muito longa pra ser resumida assim em poucas palavras. Voce ta pedindo 10 séculos.
2007-02-09 15:13:14
·
answer #3
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
0⤊
0⤋
Do século V ao XV? Eu acho que ela demorou muito, sim, mas começou e terminou mais tarde, minha cara, e vou tentar dizer como - da maneira como eu consigo entender e explicar pelo menos:
O que se convencionou chamar de feudalismo foi um modo de produção econômica e um sistema de relações entre aristocratas muito típico da região do norte da atual França... As demais sociedades da época se organizavam às vezes de maneira parecida (como é o caso da atual Alemanha e da Inglaterra) ou de forma bastante distinta (como pode ser o caso de Portugal e Espanha, por exemplo). Nesse caso, falar em "transição do feudalismo para o capitalismo" exigiria, dentre outras coisas, uma análise detida sobre os processos históricos que caracterizaram cada região, o que seria realmente bem complicado, até porque algumas delas não conheceram um capitalismo "pleno" antes do século XX (!). ;-)
2007-02-09 12:08:31
·
answer #4
·
answered by Drika 3
·
0⤊
0⤋