English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-09 08:57:37 · 17 respostas · perguntado por Marcio M 1 em Artes e Humanidades História

17 respostas

A diferença é simples:
O servo tinha direito a vida e o escravo não. O servo tinha uma casa pequena e miseravel mas tinha. E o escravo não. O servo ainda recebia algo em troca pelo seu trabalho e o escravo tambem não.

2007-02-09 15:06:55 · answer #1 · answered by Sem juizo mas com sorte 7 · 1 0

O escravo podia ser comerciado livremente; um servo estaria vinculado a uma gleba de terra, e tecnicamente não poderia ser vendido. Essa seria a diferença básica entre os dois.
Entretanto se você ler aquele livro "Almas Mortas", de Nicolai Gógol, verá que na Rússia czarista um servo não era mais que um escravo - simples mercadoria que podia ser vendida, trocada ou empenhada, e até servir como caução para um empréstimo.

2007-02-09 17:11:46 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

1 cervo é akele animal peludo e com chifres e 1 excravo não é mais um cravo.

2007-02-09 17:09:29 · answer #3 · answered by São Ninguém 6 · 1 0

A economia feudal possuía base agrária, ou seja, a agricultura era a atividade responsável por gerar a riqueza social naquele momento.Ter terra significava a possibilidade de possuir riquezas ( como na maioria das sociedades antigas e medievais), por isso preservou-se a caráter estamental da sociedade. Os proprietários rurais eram denominados Senhores Feudais, enquanto que os trabalhadores camponeses eram denominados servos.
A escravatura, também nomeada de escravidão no Brasil, é a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre outro designado por escravo. A escravatura foi comum na Antigüidade em todo o mundo, a partir do momento em que o crescimento populacional numa região levou à introdução do conceito de propriedade e, consequentemente, de conflitos para assegurar a sua posse.

2007-02-09 17:03:50 · answer #4 · answered by Eretuz 6 · 1 0

Durante a Idade Média;

► Servo - trabalhador da terra, que servia aos interesses do Feudo, ou melhor ao senhor feudal;
► Escravo - Geralmente os homens Capturados em guerra!!!

2007-02-13 15:56:03 · answer #5 · answered by Paulo 21 3 · 0 0

Marcio M.,

Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

ser.vo1
adj (lat servu)
1 Diz-se de quem pertence a um senhor, aquele que não tem liberdade própria ou que não pertence a si mesmo.
2 Que não tem a livre disposição da sua vontade, dos seus pensamentos, dos seus atos.
3 Que presta serviços de criado; doméstico, serviçal, servidor. sm

1 Pessoa na situação destas acepções.
2 ant Nos países feudais, indivíduo em estado de escravidão moderada, que tinha de prestar certos serviços gratuitos a seu senhor, era adscrito à gleba deste e com ela alienável. S. de Deus, Teol: pessoa falecida em odor de santidade e cujo processo de beatificação está em andamento. S. dos servos de Deus: expressão com que os papas subscritam os documentos.

Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

es.cra.vo
adj+sm (baixo-lat sclavu)

1 Que, ou o que vive em absoluta sujeição a um senhor.
2 Que, ou aquele que está dominado por uma paixão ou por qualquer força moral: Escravo dos seus deveres.
3 Servo; criado, doméstico, serviçal.
4 Equit Diz-se do, ou o cavalo de ótima qualidade, sempre pronto para todo o trabalho.
5 Diz-se do, ou o amigo sincero, o amante fiel. Antôn (acepção 1): liberto, livre.

Escravatura
A escravatura, também nomeada de escravidão, esclavagismo ou escravagismo no Brasil, é a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.

Desde os tempos mais remotos, o escravo é legalmente definido como uma mercadoria cujo dono ou comerciante pode comprar, vender, dar ou trocar por uma dívida, sem que o escravo possa exercer qualquer direito e objeção pessoal ou legal.

A escravidão da era moderna está baseada num forte preconceito racial, segundo o qual o grupo étnico ao qual pertence o comerciante é considerado superior.

A diferença é muito sutil!! Um servo não necessáriamente é um esvravo.

Um abraço!

2007-02-12 11:02:56 · answer #6 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Pra acabar de vez com a confusão:
Escravo: É uma propriedade de seu dono, que tem poderes totais sobre ele podendo fazer o que bem entender, inclusive matar.
Servo: É como se fosse um empregado, tipo um caseiro, ele cuidava da terra de seu senhor feudal, que por sua vez tinha poderes somente sobre a propriedade em q seus servos viviam.

2007-02-09 17:31:14 · answer #7 · answered by Gabriel Gonog 4 · 0 0

A servidão é diferente da escavidão, já que os servos são ligeiramente mais livres que os escravos. Um servo podia sair das terras do senhor de terras e ir para onde quisesse, desde que não tivesse dívidas a pagar para o senhor de terras. Na servidão, o servo não trabalha para receber uma remuneração, mas para ter o direito de morar nas terras do seu senhor. O escravo era propriedade de um outro ser humano, sendo imposta esta condição através de força. Os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria, e eram vendidos, seus proprietários mantinham o direito de suas vidas, o escravo não podia deslocar-se sem que seu "dono" assim desejasse.

2007-02-09 17:24:45 · answer #8 · answered by Dedê 3 · 0 0

O Rabe escreveu certo
Mas não havia tanta diferença assim.
O servo tinha um dia livre para tratar das terras dele, o escravo não tinha nenhum, o servo tinha de pedir autorização ao seu senhor para casar, vender, comprar...
Sobre ambos o senhor tinha direito de vida ou de morte.


Abraço

2007-02-09 17:22:45 · answer #9 · answered by siljorf 4 · 0 0

Os servos são pessoas livres, que possuem direitos, mas se encontram dependentes de um patrão ou de sua propriedade. Devido a esta relação de dependencia são obrigados a cumprir com certos deveres, tarefas, etc que os impedem de uma ascensão economica ou social, ficando presos a este estado.

Já os escravos não possuem liberdade ou direitos, sendo muitas vezes tratados como objetos. Obedecem incodicionalmente ao seu dono e não tem a opção de alterar seu estado de vida.

Ou seja, os servos teoricamente são capazes de uma mudança da condição social/economica, mas nao conseguem, já os escravos nem ao menos a possibilidade existe.

2007-02-09 17:12:26 · answer #10 · answered by maguioneto 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers