Olá...
Concordo com a redução de idade do penalmente imputável, para 16 anos, todavia, mesmo essa alteração tem que ser vista com a devida cautela, principalmente quando as conseqüências (como o direito de dirigir também aos 16 anos, etc).
Além disso, com os congressistas que temos, qualquer alteração pode ser perigosa.
Também há que se conscientizar o povo de que nenhuma lei será efetivamente aplicada, se todas não forem devidamente respeitadas em conjunto. Neste país as pessoas falam em alterar a lei como mudar de roupa... Mudam e mudam a lei e nada muda... Por quê será?!
Antes de alterar a Lei, temos que saber se é viável, válido, ou não, é preciso conhecer, é preciso mensurar as alternativas... Não adianta trocar 06 por meia-dúzia.
De qualquer forma, se a Lei fosse cumprida, já seria uma grande coisa.
Quanto a pena de morte, sou contra, ela não resolve o problema, pode, inclusive, agravar. Não é matando um criminoso que se acaba com a criminalidade, mas dando outros caminhos aos possíveis criminosos, a não ser o crime. Além disso, instituir a pena de morte ou a prisão perpétua seria um retrocesso, como "ressucitar" o Código de Hamurabi e a Lei de Talião.
A propósito, tenho uma pergunta: "Por que todos reclamam do CP, que é de 1940, mas ninguém critica a CLT,que é de 1943?". Seria defesa dos próprios interesses (benefícios), tal como nossos ilustres congressistas?!
B-jos para todos.
2007-02-09 08:51:34
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
Veja bem a pena de morte no Brasil seria um erro muito grande, veja o porque !
Em Campinas SP 1992 um empresário atropelou e matou 5 pessoas em um ponto de ônibus, a polícia encontro varias latas de cerveja vazias, drogas e seringas usadas, segundo o boletim os mesmos policiais relataram que o empresário estava claramente embreagado e drogado , o juiz que julgou o homem que "NÃO FOI PRESO EM FRAGLANTE POR HOMICIDIO DOLOSO" libertou o dito cujo de qualquer pena alegando que este era pessoa de boa indole, bom vi isso em uma reportagem da TVBrasil "afiliada ao SBT" aqui em campinas o reporte indgnado ainda ressaltou que não podia divulgar o nome do juiz e empresario de boa indole.
Em Brasilia rapazes colocam fogo no indio Galdino, qual a desculpa deles "-Pensavamos que era um morador de rua !!!"quer dizer se esse indio fosse um morador de rua seria mais um somente, nimguem até hoje os indagou ou investigou quantas pessoas eles mataram antes de queimar o cara errado, e o pior de tudo estão soltos numa boa, tem um até que já é funcionário publico la na terra da pizza.
Uma pesquisa feita por um reporter de um jornal pequeno aqui da região descobriu que um policial que multa ou adverte parente de politico tem um problema na sua corporação pois é pedida a retirada dele daquele municipio, "confirmei o fato com um amigo que é sargento da polícia militar a mais de 10 anos aquí em Campinas".
Já até saiu no Fantástico aquele ministro e seu parente que atropelaram e mataram uma pessoa em Brásilia, e qual foi o resultado, falou,falou e em pizza acabou.
Então por essas e muitas fica claro"- Pena de morte no Brasil não vai funcionar !!!" a não ser como laxativo para uma doença terminal.
Raciocina comigo, tenho dois primos delegados, conversava com eles sobre a mudança na legislação um deles indginado me deu o livro do código penal brasileiro para eu ler, "-Meu chorei de emoção!!!" pois é lindo eficiente e prático o problema é que não é seguido a risca, e as benditas emissoras de televisão ficam falando em rever código penal .
Quando fui ao chile a trabalho contando o que acontece aqui eles me perguntavam "-mas vcs não fizeram nada !!!" pois lá quando coisas desse tipo que relatei acontece a lei e dura e implacavel e se houver pizza, a população vai a luta ate ter justiça feita.
Tem tambem o problema dos presidios que é simples de resolver entenda isso.
Prisão foi criada como modo de castigo de tira-los por um tempo da sociedade para que os presos possam refletir no erro que cometeram e não o fazerem mais.
Ta ai vc tem um monte de gente empuleirada em um local apertado onde la dentro eles criam uma sociedade "PCC, Comando Vermelho, Onde advogado de bandido leva e traz recado onde entra celular,Etc..." isso faz com que seja uma falha grave ,pois a prisão, não é para tirar o cara da sociedade para que ele reflita que fez errado!!!.
A prisão tem de ser em regime fechado com isolamento total ou seja um preso por cela sem contato com o outro, uma vez por semana banho de sol, comida pode ate ser nutritiva mas sem sabor, sem direitpo a visitas intimas por um periodo e visitas limitadas, ai sim vc tem uma prisão.
Então Resumindo.
Quando as leis se aplicarem a qualquer um sem distinção de posição social, raça, cor ou credo.
Quando os presidios atuarem de forma correta para que foram criados.
Ai começaremos a falar em pena de morte.
O brasileiro se deixa levar muito pelo poquissimo que vê na televisão ou lem em jornais e tem preguiça de pesquisar sem falar no fato que, se quer resolver somente seu caso, e, quando resolvido dane-se o resto, a verdade é essa nua e crua. No exterior eles ainda acreditam que o Brasil é colonia, com indios e cowbois dando tiros pra todo lado, e nossa politica aceita isso numa boa pois o que importa é que o bolso deles estejam cheio de dinheiro pra poder viver uma vida melhor na Europa ou EUA.
2007-02-09 09:28:50
·
answer #2
·
answered by glauco f 2
·
2⤊
0⤋
Sou a favor da pena de morte para crimes hediondos, porém, aqui no Brasil não temos condições de condenar alguém a morte, devido a erros na Justiça ainda não podemos arriscar.
2007-02-14 10:47:13
·
answer #3
·
answered by Cravo&Canela . 6
·
1⤊
0⤋
se tivessemo0s pena de morter nao adiantaria nada,pois no Brasil o povinho reclama e manda prender a policia quando bate em bandido imagine se a policia matasse entao, o povo gosta de bandido colega nao se iluda ........
2007-02-09 10:12:38
·
answer #4
·
answered by fafa 5
·
1⤊
0⤋
Ana, acho que devemos ter mais rigor no trabalho dos servidores públicos que aplicam a lei penal, os policiais, os juízes, promotores, secretários de segurança, em geral.Pena de morte na minha opinião não deve prosperar, por três razões:1.na nossa estrutura arcaica judiciária, um processo pode ser reconhecidamente nulo ou anulável, depois de seu desfecho.Como reverter uma morte, depois que o Estado reconhece sua falha??2.O Estado é responsável pela segurança pública, como está na Constituição, quem é perigoso para a sociedade deve ficar trancafiado sim, as leis penais já são muito rigorosas, mas o Estado deve criar mais centros de reclusão de condenados, mas não como os existentes, que são escolas do crime.Isto para delitos menos leves.3.Os grandes(ricos) tem que dar exemplo para os menores(pobres).Veja os políticos de Brasília, as ações criminais contra eles tramitam no Supremo, que significa anos e anos mofando nos armários daquele Tribunal, que está abarrotado de processos e na hora de julgar, já prescreveu o crime, ficam impunes.Tbm, quem tem dinheiro contrata bons advogados e escapam nas brechas da lei, mas os pobres pagam a conta social.Deveria existir uma lei que, se o cidadão comete um delito muitíssimo grave(estupros ou assassinatos em série, p.ex), em vez de pena de morte, pena de cirurgia cerebral.O deliquente deveria passar por uma cirurgia no cérebro, "desligando" as áreas/estruturas de violência/agressividade.Ele vai ficar inofensivo até para uma boneca de brinquedo e bobinho da silva, nem de cadeia precisa.Economizamos recursos tbm alimentando monstros na cadeia.
2007-02-09 09:43:09
·
answer #5
·
answered by JAS 7
·
1⤊
0⤋
AS leis brasileiras são muito brandas nas punições de determinados casos.Os menores de idade saem quase impunes das atrocidades que cometem e,há também muitos outros casos de pessoas condenadas por crimes bestiais,que acabam em alguns casos,sendo beneficiadas por concessões oriundas de brechas existentes no código penal.Sou a favor de
que haja uma reformulação das leis,levando-se em consideração,o teor de gravidade de cada caso em particular,para que às punições sejam levadas a efeito de maneira justa perante à sociedade.Quanto à pena de morte,eu sou radicalmente contra,mesmo porque,alguém poderia ser prejudicado e morrer inocentemente.Ademais,em um país de
maioria católica como é o nosso,dificilmente haverá a pena de morte.
Abração!!.
2007-02-09 09:22:11
·
answer #6
·
answered by sebasca 5
·
1⤊
0⤋
Temos que reconhecer que o Brasil não é um País de vingança e a pena de morte, de certo modo, nos lembra a velha frase da lei de Talião: olho por olho e dente por dente.
Temos as nossas leis e o que precisamos é exigir o cumprimento com rigor.
Autores de crimes hediondos não merecem indulto ou qualquer outro privilégio, merecem a severidade da justiça:A não redução de pena e nem visitas íntimas. Monstros irrecuperáveis, têm que ser tratados como monstros, doa a quem doer.
Quem defende marginais dessa estirpe é porque nunca teve o pescoço na ponta de uma lamina e nem a cabeça na mira de uma pistola.
A pena de morte já existe e é praticada pelos marginais sanguinários! Uma jaula caberia melhor como habitat para elementos iguais a esses, que arrastaram o garoto por mais de 7 km deixando um rastro de sangue e de dor.
Quem aparece para defender esses bichos, se mostra pior que eles.
2007-02-09 09:16:33
·
answer #7
·
answered by Broasky 6
·
1⤊
0⤋
ola Ana...
sou totalmente compra, pois muitas vezes na jurisprudência,
existem erros, que às vezes demoram mas são reparados,
por exemplo : se alguém for condenado injustamente, tem
a chance de ser absolvido com vida.
vc. já imaginou alguém condenado à morte, injustamente?
sou à favor de uma total revisão no Código Penal, com apli-
cações de penas mais severas, inclusive perpétua p/ os
crimes bárbaros.
e cá entre nós...a Pena de Morte, aliviaria num segundo o
castigo de alguém que causou um sofrimento eterno para
outra pessoa.
um assassino p/ exemplo, mata...é condenado à morte, e a
família sofre a perda até o último dia de vida...então é justo
que esse assassino sofra encarcerado por um enorme tem-
po e não seja aliviado com a morte rápida.
abraços
2007-02-09 09:03:18
·
answer #8
·
answered by Paulo Cesar T 4
·
1⤊
0⤋
acho muito mórbido
2007-02-09 09:01:51
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pena de morte para alguns bandidos seria um prêmio,devem ficar presos,mas cumprindo a pena rigorosamente,se pegar 30 anos que se cumpra esses 30,sem essa de cumprir apenas 1/6 da pena.Isso inclui menores também,atingindo a maioridade devem ser transferido para prisão cumum,como qualquer bandido.
2007-02-17 04:20:23
·
answer #10
·
answered by LEDA 4
·
0⤊
0⤋
Como no Brasil a justiça existe para poucos, acho que não seria certo a pena de morte, só aumentaria as injustiças. Mas certamente deveria haver mais rigos na lei e penas mais altas.
2007-02-09 08:47:35
·
answer #11
·
answered by Amandinha 3
·
1⤊
1⤋