English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

Querida Estrela, parabéns pela pergunta e obrigado por responder, as poucas perguntas que faço, sempre de maneira gentil, mesmo que às vezes eu as faça em tom de brincadeira.

Essa é uma pergunta complexa e interessante.
Um conceito claro e outro nem tanto.

Conceituar pobre ou rico é mais fácil.

Já conceituar negro ou branco fica difícil, vou ilustrar com um artigo publicado no ano 2000, na Folha de São Paulo:

"...ELIO GASPARI

O branco tem a marca de Naná
A revista "Ciência" que chegará às bancas nos próximos dias traz um artigo fenomenal. Cinco pesquisadores dos departamentos de bioquímica e biologia da Universidade Federal de Minas Gerais qualificaram uma parte do processo de miscigenação da população brasileira. São Sérgio Pena, Denise Carvalho-Silva, Juliana Alves-Silva, Vânia Prado e Fabrício Santos.
A partir do exame do DNA de uma amostra de 200 homens e mulheres brancos de regiões e origens sociais diversas, demonstraram que, de acordo com os marcadores utilizados, de cada cem pessoas brancas só 39 têm apenas linhagem exclusivamente européia. As demais têm a marca da miscigenação (33% de índios e 28% de africanos). A predominância da marca indígena deve-se ao fato de que por mais de um século a miscigenação deu-se sem a presença negra.
Há mais gente com um pé na cozinha do que com os dois na sala.
As revelações da pesquisa vão adiante:
Só uma em cada dez pessoas brancas tem no seu código genético a marca de um ascendente homem negro ou índio.
Seis em cada dez brancos têm a marca de uma ascendente mulher negra ou índia.
Pode-se estimar que 45 milhões de brasileiros têm uma índia na sua ascendência. São 40 milhões os que têm uma negra.
É a comprovação científica daquilo que Gilberto Freyre formulou em termos sociológicos. A miscigenação deu-se sobretudo pela relação de homens brancos com mulheres negras ou índias. Basta olhar em volta para perceber que esse acasalamento físico não resultou numa aproximação social. Usando-se a personagem Naná (Adriana Lessa), de "Terra Nostra", vê-se como funcionou a miscigenação brasileira. Ela teve mais Gumercindos (Antônio Fagundes), com quem Naná partilhou uma rede, do que Antenores (Jackson Antunes), com quem formou um lar.
Há algo de surpreendente na disparidade que separa os ascendentes masculinos (negros ou índios que tiveram filhos com brancas) dos femininos (negras ou índios que tiveram filhos com brancos).
Os brasileiros que se julgam superiores por brancos devem se lembrar de que há mais de 25% de chances de uma mulher negra ter deixado no seu DNA a marca de Naná.
Os cinco pesquisadores afirmam, em sua conclusão:
"Pode ser ingênuo de nossa parte, mas gostaríamos de acreditar que se os muitos brancos brasileiros que têm DNA mitocondrial ameríndio ou africano se conscientizassem disso valorizariam mais a exuberante diversidade genética do nosso povo e, quem sabe, construiriam no século 21 uma sociedade mais justa e harmônica."
O mais velho dos cinco professores tem 50 anos. As duas mais jovens têm 26. Deram uma verdadeira aula, motivo de orgulho para a ciência brasileira.
O instrumental científico que usaram foi o mesmo que já permitiu a conclusão de que o homem de Neandertal nada tem a ver com o homem moderno e que os índios da América vieram da Sibéria."

A resposta ficou muito extensa, mas vou concluir sintéticamente:

Infelizmente os dois tipos de preconceito existem em nossa sociedade, e talvez mesmo não querendo, tenhamos guardados em algum recanto do nosso ser, mas ambos são nocivos, porém acredito que o preconceito social preponderante é entre ricos e pobres.

Um abraço!

2007-02-13 07:59:23 · answer #1 · answered by Arttie Montt L 2 · 0 0

Ricos e pobres .

2007-02-14 12:00:23 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

em todo lugar, em todas as pessoas e etc....
branco é contra negro
negro é contra branco
pobre quer ficar rico
rico odeia pobre...
esta em todo lugarrrr!!!

2007-02-12 02:42:12 · answer #3 · answered by *Pry* 3 · 1 0

Normalmente os pobres são negros e os ricos são brancos Por issovaria muito ,porque os ricos respeitam mais os negros quando são da mesma classe social

2007-02-09 10:59:19 · answer #4 · answered by carolhta 1 · 1 0

Querida é um otimo exemplo de preconceito! o que penso a respeito simples ;tenho minha parcela de culpa e carrego um pouco do preconceito em mim sim! gays;judeus;negros;pobres;indigentes;r... religiosos penso da seguinte forma! cultivo sim um enorme preconceito por qualquer ser que tenha preconceito !!!! vejo o ser humano como semelhante se por raça difrente ;opinião ou religião este é diferente simples respeito não abumino;agora se alguem me diz que tem preconceito seja l. a. qual for ele ;este se quer se assemelha a mim!!! um beijo !!!

2016-12-17 06:11:32 · answer #5 · answered by erke 4 · 0 0

Entre pobres e ricos, brancos e negros é o preconceito racial.

2007-02-14 16:05:08 · answer #6 · answered by Tatiana M 1 · 0 0

...entre todos!
O que é uma pena!

2007-02-14 01:46:16 · answer #7 · answered by ♫♪ Mariangela ♫♪ 4 · 0 0

Existe muito preconceito entre negros e brancos, é verdade, mas,

Tem muito mais problemas desse tipo relacionados a pobreza ou riqueza, afinal, qual pai (pobre e branco) proibiria sua filha de casar com o Pelé ou o Ed Murphy, mas, será que um desses dois permitiria que uma de suas filhas casasse com um branco pobre???

Sei lá, rascismo e (ou) preconceito nos leva a várias linhas de raciocínio, e, lógico que tudo o que eu escreví acima são hgipóteses e generalisações, mas, claro que existem as excessões, pessoas que agiriam completamente ao contrário, mas, problemas sociais sempre serão mais complicados que os raciais, ai que estão as verdadeiras diferenças, daí surgem tantos crimes e até guerras!!!

Um beijo, minha amiguinha desaparecida!!! rsrsrs

Mas afinal, o que houve com você???

2007-02-10 09:21:23 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Muito relativo. Quem é branco e que é negro ? Quem é rico e quem é pobre ?

2007-02-09 09:59:38 · answer #9 · answered by Lima 4 · 0 0

ricos e pobres!!!!!

2007-02-09 09:09:51 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers