English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-09 06:18:10 · 14 respostas · perguntado por solução 1 em Governo e Política Lei e Ética

14 respostas

Sou a favor da pena de morte para criminosos irrecuperáveis e em certos casos de reincidências.

2007-02-09 06:24:27 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 0 1

Já respondi à pergunta semelhante, mas não me furtarei a respondê-la, quantas vezes for precisa:
Abençoados pelo Criador, temos o privilégio de não pertencer ao equivocado lado dos “monstros” nem pertencer a seu nojento e pavoroso mundo e por isso concordamos que:
“Uma sociedade como a nossa, visceralmente comprometida com a injustiça e, portanto, geradora de revolta e delinqüência, cometeria uma impostura devastadora - e destruidora - se adotasse a pena de morte”. (HÉLIO PELLEGRINO, Escritor e Psicanalista brasileiro). E quem somos nós - criaturas contraditórias - para nos matarmos uns aos outros, em nome da Justiça ou de outra norma qualquer? Desvios de conduta que levam ao cometimento do crime nada tem a ver com classe social, não sendo privilégio de “marginais”. O maior absurdo da pena de morte, é ter por fim dar exemplo a outros espíritos imundos, pela inconseqüência de seus atos, como quem mata um cão raivoso na expectativa de que, com isso, os outros cães moderem seus instintos, o que expõe a nossa própria barbárie como forma de vingança, só que...
“A vingança, meu filho, é como uma pedra de maldição que cedo ou tarde volta a quem a lançou”. (JOSÉ Zorrilla y MORAL, poeta espanhol - 1817/1893). Assim, ao julgarmos alguém no cometimento de um erro, por pior que seja o crime, a primeira coisa a fazer é tentar excluir o nosso ódio pois, ao julgarmos e condenarmos alguém, precisamos de serenidade e impessoalidade para levar em conta que toda pena deve guardar proporcionalidade em relação à falta cometida, eis que...
“Quem aplica um castigo quando está irritado, não corrige: vinga-se”. (MONTAIGNE). A citação anterior do espanhol Moral, atrai a ira da advertência e a de Montaigne, demonstra o estado de ânimo de quem faz julgamentos de “cabeça quente”. São os meus argumentos contra a pena de morte.

2007-02-09 14:33:19 · answer #2 · answered by Origem9Ω 6 · 1 1

Esse texto responde bem a sua pergunta:

Pena de Morte

760. Desaparecerá algum dia, da legislação humana, a pena de morte?
“Incontestavelmente desaparecerá e a sua supressão assinalará um progresso da Humanidade. Quando os homens estiverem mais esclarecidos, a pena de morte será completamente abolida na Terra. Não mais precisarão os homens de ser julgados pelos homens. Refiro-me a uma época ainda muito distante de vós.”

Sem dúvida, o progresso social ainda muito deixa a desejar. Mas, seria injusto para com a sociedade moderna quem não visse um progresso nas restrições postas à pena de morte, no seio dos povos mais adiantados, e à natureza dos crimes a que a sua aplicação se acha limitada. Se compararmos as garantias de que, entre esses mesmos povos, a justiça procura cercar o acusado, a humanidade de que usa para com ele, mesmo quando o reconhece culpado, com o que se praticava em tempos que ainda não vão muito longe, não poderemos negar o avanço do gênero humano na senda do progresso.

761. A lei de conservação dá ao homem o direito de preservar sua vida. Não usará ele desse direito, quando elimina da sociedade um membro perigoso?
“Há outros meios de ele se preservar do perigo, que não matando. Demais, é preciso abrir e não fechar ao criminoso a porta do arrependimento.”

762. A pena de morte, que pode vir a ser banida das sociedades civilizadas, não terá sido de necessidade em épocas menos adiantadas?
“Necessidade não é o termo. O homem julga necessária uma coisa, sempre que não descobre outra melhor. À proporção que se instrui, vai compreendendo melhormente o que é justo e o que é injusto e repudia os excessos cometidos, nos tempos de ignorância, em nome da justiça.”

763. Será um indício de progresso da civilização a restrição dos casos em que se aplica a pena de morte?
“Podes duvidar disso? Não se revolta o teu Espírito, quando lês a narrativa das carnificinas humanas que outrora se faziam em nome da justiça e, não raro, em honra da Divindade; das torturas que se infligiam ao condenado e até ao simples acusado, para lhe arrancar, pela agudeza do sofrimento, a confissão de um crime que muitas vezes não cometera? Pois bem! Se houvesses vivido nessas épocas, terias achado tudo isso natural e talvez mesmo, se foras juiz, fizesses outro tanto. Assim é que o que pareceu justo, numa época, parece bárbaro em outra. Só as leis divinas são eternas; as humanas mudam com o progresso e continuarão a mudar, até que tenham sido postas de acordo com aquelas.”

764. Disse Jesus: Quem matou com a espada, pela espada perecerá. Estas palavras não consagram a pena de talião e, assim a morte dada ao assassino não constitui uma aplicação dessa pena?
“Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a justiça de Deus. É Deus quem a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá a achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus. Mas, não vos disse ele também: Perdoai aos vossos inimigos? E não vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como houverdes vós mesmos perdoado, isto é, na mesma proporção em que houverdes perdoado, compreendei-o bem?”

765. Que se deve pensar da pena de morte imposta em nome de Deus?
“É tomar o homem o lugar de Deus na distribuição da justiça. Os que assim procedem mostram quão longe estão de compreender Deus e que muito ainda têm que expiar. A pena de morte é um crime, quando aplicada em nome de Deus, e os que a impõem se sobrecarregam de outros tantos assassínios.”.

2007-02-09 14:28:08 · answer #3 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 1 1

Sim....e com as próprias mãos!

2007-02-09 14:26:21 · answer #4 · answered by KeroSaber 7 · 1 1

HEDIONDO com a "H"
Não sacrifique a gramática

2007-02-09 14:26:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

Olá...

1º) Hediondo é com "h", há um "botaozinho" logo acima o espaço para formulação da pergunta, é um corretor ortográfico: Use-o!

Quanto a resposta:

Concordo com a redução de idade do penalmente imputável, para 16 anos, todavia, mesmo essa alteração tem que ser vista com a devida cautela, principalmente quando as conseqüências (como o direito de dirigir também aos 16 anos, etc).

Além disso, com os congressistas que temos, qualquer alteração pode ser perigosa.

Também há que se conscientizar o povo de que nenhuma lei será efetivamente aplicada, se todas não forem devidamente respeitadas em conjunto. Neste país as pessoas falam em alterar a lei como mudar de roupa... Mudam e mudam a lei e nada muda... Por quê será?!

Ates de alterar a Lei, temos que saber se é viável, válido, ou não, é preciso conhecer, é preciso mensurar as alternativas... Não adianta trocar 06 por meia-dúzia.

De qualquer forma, se a Lei fosse cumprida, já seria uma grande coisa.

Quanto a pena de morte, sou contra, ela não resolve o problema, pode, inclusive, agravar. Não é matando um criminoso que se acaba com a criminalidade, mas dando outros caminhos aos possíveis criminosos, a não ser o crime. Além disso, instituir a pena de morte ou a prisão perpétua seria um retrocesso, como "ressucitar" o Código de Hamurabi e a Lei de Talião.

A propósito, tenho uma pergunta: "Por que todos reclamam do CP, que é de 1940, mas ninguém critica a CLT,que é de 1943?". Seria defesa dos próprios interesses (benefícios), tal como nossos ilustres congressistas?!

B-jos para todos.

2007-02-09 16:49:56 · answer #6 · answered by Si 7 · 0 1

Sem duvida, sabem quanto custa um preso para o país?

2007-02-09 16:36:42 · answer #7 · answered by Kewin 2 · 0 1

forca neles.

2007-02-09 15:53:36 · answer #8 · answered by OSÍRIS 3 · 0 1

Com certeza,pau que nasce torto morre torto,esses vermes não
tem mais conserto.

2007-02-09 14:42:40 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Sim.
Numa câmara de gaz.
Desse modo: Num buraco bem fundo, colocaria o monstro, e, de lá de cima, jogaria um botijão de gáz vazio. (o mesmo botijão, serveria para liquidar centenas de monstros).
Abraços.

2007-02-09 14:39:54 · answer #10 · answered by Leidy 6 · 0 1

Pena de morte a eles

2007-02-09 14:39:01 · answer #11 · answered by AUREA P 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers