No geral, sim...porém estudos mais recentes, principalmente a partir das possibilidades por estudos genéticos e biofísicos modernos, sofisticou as evidências.
2007-02-09 05:33:10
·
answer #1
·
answered by Strider 6
·
0⤊
0⤋
A teoria de oparin foi comprovada por outros estudiosos, como Miller.
Criaram sim moléculas a partir da experiência.
2007-02-09 13:42:50
·
answer #2
·
answered by Ricardo 4
·
1⤊
0⤋
resposta
A Teoria de Oparin=A Teoria de Oparin é uma de varias teorias (por exemplo, a Teoria Cosmogónica) tentando responder à pergunta Se um ser é gerado de um ser precedente, como surgiu o primeiro ser?, depois de a teoria de geração espontânea ter sido derrubada por Louis Pasteur em 1864. É a mais aceita pelos astrônomos. Diz que a vida na Terra surgiu há cerca de 3,5 bilhões de anos, surgindo o primeiro ser vivo a partir da combinação de elementos químicos presentes na Terra primitiva.
Por volta de 1930, um cientista russo chamado Aleksandr Oparin formulou uma nova hipótese para explicar a origem da vida. Isso culminou com seu livro A Origem da Vida.
Oparin possuía conhecimentos em astronomia, geologia, biologia e bioquímica e os empregou para a solução deste problema.
Por seus estudos de astronomia, Oparin sabia que na atmosfera do Sol, de Júpiter e de outros corpos celestes, existem gases como o metano, o hidrogênio e a amônia. Esses gases são ingredientes que oferecem carbono, hidrogênio e nitrogênio. Para completar estava faltando o oxigênio, então pensou na água.
Para Oparin explicar como poderia haver água no ambiente ardente da Terra primitiva, ele usou seus conhecimentos de geologia. Os 30 km de espessura média da crosta terrestre constituídos de rocha magmática deixam sem sombra de dúvidas a intensa atividade vulcânica que houve na Terra. É sabido que atualmente são expelidos cerca de 10% de vapor de água junto com o magma, e provavelmente também ocorria desta forma antigamente.
A persistência da atividade vulcânica por milhões de anos teria provocado a saturação de umidade da atmosfera. Nesse caso a água não mais se mantinha como vapor.
Oparin imaginou que à alta temperatura do planeta, a atuação dos raios ultra-violeta e a ocorrência de descargas elétricas na atmosfera (relâmpagos) pudessem ter provocado reações químicas entre os elementos anteriormente citados, essas reações daria origem a aminoácidos.
Começavam então a cair as primeiras chuvas sobre o solo, e estas arrastavam moléculas de aminoácidos que ficavam sobre o solo. Com a alta temperatura do ambiente, a água logo evaporava e retornava à atmosfera onde novamente era precipitada e novamente evaporava e assim por diante.
Oparin concluiu que aminoácidos que eram depositados pelas chuvas não retornavam à atmosfera com o vapor de água e assim permaneciam sobre as rochas quentes. Presumiu também que as moléculas de aminoácidos, sob o estímulo do calor, pudessem combinar-se por ligações peptídicas. Assim surgiriam moléculas maiores de substâncias albuminóides. Seriam então as primeiras proteínas a existir.
A insistência das chuvas por milhares ou milhões de anos acabou levando ao aparecimento dos primeiros mares da Terra. E para estes mares foram arrastadas, com as chuvas, as proteínas e aminoácidos que permaneciam sobre as rochas. Durante um tempo incalculável, as proteínas acumularam-se nos mares de águas mornas do planeta. As moléculas se combinavam e partiam-se e novamente voltavam a combinar-se em nova disposição. E dessa maneira, as proteínas multiplicavam-se quantitativa e qualitativamente.
Dissolvidas em água, as proteínas formaram colóides. A interpenetração dos colóides levou ao aparecimento dos coacervados.
É possível que nessa época já existissem proteínas complexas com capacidade catalisadora, como enzimas ou fermentos, que facilitam certas reações químicas, e isso acelerava bastante o processo de síntese de novas substâncias.
Quando já havia moléculas de nucleoproteínas, cuja atividade na manifestação de caracteres hereditários é bastante conhecida, os coacervados passaram a envolvê-las. Apareciam microscópicas gotas de coacervados envolvendo nucleoproteínas. Naquele momento faltava apenas que as moléculas de proteínas e de lipídios se organizassem na periferia de cada gotícula, formando uma membrana lipoprotéica.
Estavam formadas então as formas de vida mais rudimentares.
2007-02-09 14:35:45
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Teorias, em geral, nao se comprovam, simplesmente admite-se que possa explicar um fato.
Nao se trata de um teorema, como em Matemática, que voce propõe e prova.
Na Biologia, apenas aceita-se ou nao. Mesmo porque Biologia nao é Ciencia Exata como a Matemática.
Voce propoe uma teoria pra explicar algo da natureza. Na escola, o professor lhe ensina que existe essa teoria, como tantas, outras, e voce deve aprender a entendê-la ou explicá-la, mas nao é obrigado a crer.
É como uma criança que aprende a rezar o pai-nosso nas aulas do catecismo. Depois de grande, ela vai acreditar se quiser.
Existem muitas teorias propostas para explicar a origem da vida, ou do universo, etc. Cada um aceita ou nao a teoria, ou mesmo que nao aceite, pelo menos tenta colocá-las em discussão, como numa roda de amigos, etc. É como discutir futebol. Se todo mundo achar que o corintians é o maior, dai nao ha o que se discutir, simplesmente torna-se um discurso fanatizado.
2007-02-09 13:42:12
·
answer #4
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
0⤋
foi
2007-02-09 13:29:34
·
answer #5
·
answered by freddy 3
·
0⤊
0⤋