Esta é uma pergunta que pode gerar respostas envolvendo questões filosóficas, sociológicas e enfim não chegar a uma proposta que atenda à urgência de tantas e tão profundas mudanças necessárias. Contudo vale refletir sobre tão importante questionamento.
Penso que vários fatores interferem negativamente na qualidade da Educação no Brasil e em primeiro lugar é preciso que haja efetivamente por parte dos governantes e dos profissionais da área uma vontade férrea para resolver tais questões.
Todos sabem que muitas de nossas crianças estão fora da escola pelos mais diversos e perversos motivos, outras apesar de freqüentarem as escolas por três, quatro ou mais anos não aprendem sequer a ler e efetuar as mais elementares operações matemáticas.
Muitos professores permanecem heroicamente cumprindo seu dever com amor e superando as mais diversas dificuldades enquanto que outros desencantados com os baixíssimos salários e o desprestígio social seguem trabalhando esperando apenas pela tão sonhada aposentadoria.
Poucos jovens optam pela área de Educação e quando o fazem são motivo de chacota por parte dos amigos que os classificam como loucos suicidas.
Há também os que quando colocados diante da realidade preferem buscar outros caminhos para sobreviverem com relativo conforto e dignidade, dedicando apenas parte do seu tempo na manutenção do seu ideal.
Enfim, precisamos trazer as crianças para a escola, oferecer atividades que as mobilize a permanecer e aprender.
Os pais precisam entender a importância do conhecimento nas vidas dos seus filhos e conseqüentemente incentivar e ajudar.
Os professores precisam e merecem salários dignos e valorização social.
À classe política cabe oferecer subsídios para que o sonho torne-se realidade.
Acredito que um dia tudo isto venha a acontecer.
ESTE É O MEU SONHO!
2007-02-09 13:52:27
·
answer #1
·
answered by aline 4
·
0⤊
0⤋
O gasto em educação no Brasil não é baixo, correspondendo
a 4,2% do PIB. Esse gasto é menor que o da Argentina (4,8%) e México (5,2%), mas é igual ao da Coréia e maior que o do Japão (3,6%). O maior defeito do gasto público educacional no Brasil ocorre quando comparamos os diferentes níveis educacionais; ou seja, gasta-se muito com o ensino superior enquanto a educação básica recebe valores bastante insatisfatórios, quando comparamos nos aos demais países.
Uma proposta seria a mudança no modelo de gestão das escolas públicas, permitindo a elas maior liberdade e flexibilidade administrativa, hoje burocratizadas e sem competitividade, tornando-as mais dinâmica para competirem por incentivos financeiros condicionados ao desempenho de seus alunos, ou seja, intistuições e professores cujos alunos apresentarem melhores rendimentos serão gratificados.
Outra opção seriam os vouchers ou vales educacionais. Nessa modalidade, são oferecidas bolsas de estudo para que alunos da rede pública possam se transferir para escolas privadas de sua escolha. Isso seria benéfico uma vez que o custo para manter o aluno na escola particular seria muito próximo ao valor já gasto ineficientemente com o mesmo na escola pública.
Há ainda o modelo das escolas-charter. Nessa modalidade, escolas privadas, organizações não-governamentais e, em vários casos, professores e pais de alunos, podem se candidatar, mediante um processo de concorrência, a receber recursos públicos para fornecer gratuitamente serviços educacionais.
Essas propostas citadas acima foram adotadas em diversos países como o Chile, Estados Unidos, México e Colômbia, obtendo sempre resultados positivos. Vejo-as como boas soluções para os problemas no ensino brasileiro.
2007-02-09 13:48:00
·
answer #2
·
answered by Gegex 1
·
0⤊
0⤋
Investimento, investimento, investimento, mas algo serio, sem mutretas, desvios, roubos, politicagem barata...Não é possivel, há tanto financiamento, isso é bom, mas corremos o risco de colocarmos no mercado profissionais não tão bem qualificados quanto os que seriam, se tivessem uma base educacional, como, um primario onde saissem da 4ª série sabendo ler e escrever, eu sei que grande parte de alunos da rede publica nem sabem o alfabeto, não escrevem nem o proprio nome direito...não é questão de que eu ache isso, é constatação, minha mãe é professora de classes especiais, imagina o que é isso, alunos atrasados nos estudos por que foram simplesmente aprovados, somente, sem ter aprendido sequer ler e escrever...ai é brincar de educar...brincar de legislar e brincar de ser presidente...Não dá pra ficar com o presidente nesse barco, nem...e votei no Lula, mas não concordo com essa politica de educação, se bem que o FHC deu uma sucateada nas universidades federais...mas são águas passadas, e isso não move mais moinhos...
2007-02-09 13:31:09
·
answer #3
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
Até quando teremos a educação sublimada para o quinto plano do desenvolvimento brasileiro?
A erradicação desse problema precisa começar pelos pais.
Não adianta criar monstrinhos em casa e depois deixar o problema para o governo resolver sozinho.
Se os pais não se preocuparem em colocar a educação em primeiro plano, se reeducando e preparando a educação de seus filhos, quem o fará?
Sei que há pais conscientes, mas... pelamor, né?
Como é que certos pais podem cobrar do governo se não dão sua parcela de contribuição?
Acho que o governo deve se responsabilizar mais pelos professores, e os pais: pelos alunos.
Senão nunca vai acabar essa história de professor mal preparado e aluno que não respeita professor. Vira um círculo vicioso e, quase sempre os professores (bem preparados ou não) acabam suportando essa carga bilateral: pressão de pais e de governo. Eles não podem assumir sozinhos esse abacaxi. Cada um tem de assumir sua própria responsabilidade, para depois cobrar do governo.
Acho que professor tem que se preocupar em ensinar Matemática, Ciências, Português e etc.
Mas CIDADANIA é matéria que deve vir de berço.
Hoje em dia os professores têm de ficar ensinando aluno a pôr lixo no lixo, pedir licença, por favor, não furar fila, não pixar muros e paredes... AH, PÁRA, MEU!
Isso já é palhaçada!
A sociedade também tem de se mancar. Ajudar a educar os filhos de pais que não o fazem.
Volta e meia tenho de ficar dando bronca em menino que invede o quintal pra pegar pipa, quando poderia tocar a campainha e pedir licença; "meninos" de seus 20 ou 30 furando fila, etc.
Tem que meter a boca mesmo, senão vira casa-da-mãe-joana.
***
***
2007-02-09 13:30:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ter alguem capacitado para por moral no nosso país!!!!! So assim teremos melhorias!!!!!
2007-02-09 13:28:18
·
answer #5
·
answered by felipicorrea 1
·
0⤊
0⤋
Melhorar o governo e as políticas que envolvem a educação no Brasil
2007-02-09 13:25:55
·
answer #6
·
answered by DARIO CESAR S 2
·
0⤊
0⤋
A melhor Propróstata é o Centro Educacionálico Integradico Capivara Seu Creyssom.
Lá Você estudia do Maternálico até a Faculdadica, sem precisar fazer aquelia coisia nojentia do Vestibulario.
Ondi vocês acham que o Lulia conseguiu o Diproma dele de Presidentio?
Foi aqui mesmio!
Ele foi um dos nossos melhores alúnicos!
Ele, o Carlos Albertio Parreirica e o Tiririquia!
Si Matriculi-si hoje mesmio!
Não perca Tempio!
2007-02-09 13:39:18
·
answer #7
·
answered by marcioaciolli 6
·
0⤊
1⤋
Primeiro temos que mandar para escola os politicos, porque metade só aprendeu a roubar. Depois os pais das crianças, porque hoje em dia nem ao menos sabem se os filhos estão fumando maconha, qto mais se estão estudando. Bom eu acho ótimo porque tem menos concorrentes para meus filhos, e outra, pra que estudar, veja como são os estudantes, leu a notica do trote na faculdade de SP ? além de maconheiros, é isso que nos espera nos consultorios , esse tipo de profissional, que deixa uma menina semi nua no meio da rua, Meu amigo proposta de educação aqui no Brasil?? hahahaha!
2007-02-09 13:24:33
·
answer #8
·
answered by Wagner A 4
·
0⤊
1⤋