Trabalhei em um apartamento que embolorava as paredes e a dona mandava eu passar querosene e funcionava. Durante muitos meses não se via mofo. Saia todo o mofo e ficava limpinha as paredes
2007-02-11 09:16:40
·
answer #1
·
answered by geoneida 5
·
0⤊
0⤋
Umidade
Seu quarto mais do que frio está úmido - o que ocasiona esta sensação de frio - e isto é sempre um problema.
O ideal era poder fazer alguma reforma para sanar definitivamente o problema, à s vezes abrindo nova janela, etc.. Mas.... nem sempre isto é possÃvel.
Existem atitudes para minimizar a umidade.
Básicamente o fato está em aumentar artificialmente a ventilação do ambiente de forma a acelerar o processo de evaporação da umidade. à esta umidade concentrada que forma o mofo ou bolor nos objetos do ambiente.
Uma solução, caso você não tenha boa aeração natural do ambiente (janela por onde entra sol e vento) seria instalar um ventilador e usá-lo com frequência de forma a criar uma boa circulação do ar.
Par melhorar devemos mudar a iluminação.
Mesmo a luz artificial, gera um pouco de calor que ajuda na evaporação da umidade.
Faça com que seu quarto seja mais iluminado, acrescentando abajures que use lâmpada incandescente - mesmo que de 40 wats (gasta menos). Isto já aumenta o calor do ambiente.
Se for possÃvel - compre um pequeno aquecedor portátil e use-o, mesmo que sejam só 15 min. diários - aquecedores gastam muita energia - sua conta de luz vai subir um pouco.
Para os cantos escuros e úmidos - como nos armários, você poderá usar produtos anti-mofos que se vendem nos supermercados. Eles ajudam muito contanto que você sempre respeite seu tempo de uso, pois eles absorvem umidade até a saturação. A partir daà não são mais eficientes e é preciso trocá-los.
Antes de colocar o produto anti-mofo, dê uma boa limpeza nos cantos que acumulam mofo (o bolor é uma cultura de bactérias). Use produtos de limpeza doméstica e seque bem o local.
Se você tiver cantos de armário que fiquem encostados a paredes eternamente úmidas, forre-os com plástico para retardar o contato com a umidade.
Limpe todo o bolor dos objetos. Com esta boa faxina, você poderá enfim guardar tudo e colocar o produto anti-mofo nos pontos estratégicos.
Verão úmido deixa casa mais embolorada.
Mofo e bolor são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
Alimento
Os pontinhos pretos atacam calçados, alimentos, papéis, tecidos, couro e até vernizes, tintas e celulose, já que os fungos “comem” carbono, nitrogênio e fósforo.
Sinais de umidade
Presença de fungos (mofo)
“Inchaço” de móveis.
Descascamento de pintura (a umidade compromete o verniz, que se solta da madeira).
Manchas e mudanças de tonalidade.
Dificuldade para abrir e fechar o móvel.
Como se livrar do mofo
Segundo a bióloga Regina Monteiro, da USP (Universidade de São Paulo) de Piracicaba, os fungos são bastante sensÃveis a compostos como detergente, amonÃaco, cloro e álcool.
AZULEJOS
Pulverize uma solução de cloro ativo sobre o mofo.
Deixe o produto agir por cinco minutos.
Esfregue a superfÃcie com uma escova de náilon para retirar o mofo.
Limpe a área com pano úmido e depois passe um pano seco.
Dica
à importante usar luvas, máscara e capa de plástico para evitar o contato com o cloro ativo.
PAREDES E TETO
Se a parede já estiver com bolor, será preciso seguir os seguintes passos antes de pintá-la:
Lixe e remova todo o bolor da parede.
Lave a superfÃcie com uma solução de água sanitária e água potável (proporção de um para um) ou de água e cloro (proporção de dez para um).
Enxágüe com água limpa em abundância.
Espere a parede secar totalmente antes de iniciar a pintura.
Dica
Como em toda pintura, a superfÃcie deve estar firme, limpa, seca e isenta de poeira, gordura, sabão e mofo.
As pequenas imperfeições devem ser corrigidas com massa acrÃlica ou, em superfÃcies internas, com massa-corrida PVA.
Caso a superfÃcie esteja em más condições, remova totalmente a pintura, escove a parede para eliminar a poeira e aplique uma demão de fundo preparador de paredes antes de pintar.
SOFÃS, ESTOFADOS, VIDROS E MADEIRA
Pulverize uma solução de detergente neutro e água (1 litro de água para cada 20 ml de detergente) sobre o bolor.
Com uma escovinha de náilon, esfregue o local afetado e retire o fungo.
Passe pano úmido para tirar o resÃduo.
Mantenha o ambiente arejado para que o estofado ou o móvel seque.
Dica
Se o bolor estiver muito impregnado, repita o procedimento; se o problema persistir, encaminhe o estofado para limpeza em empresas especializadas.
Para evitar o mofo em móveis, impeça o contato direto do móvel com o piso (depois de passar pano úmido no chão, seque-o) e veja se a superfÃcie tem algum desnÃvel, o que pode propiciar acúmulo de água nos cantos e prejudicar as peças.
...
2007-02-09 13:18:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Lugar úmido e pouco ventilado vai dar bolor diariamente. A solução é limpar com água sanitária. Já fazer uma janela maior no ambiente ou trocar algumas telhas por telhas de vidro ou plásticas vão ajudar a entrar claridade. O bolor não resite a luz solar.
2007-02-10 20:50:44
·
answer #3
·
answered by eliana c 1
·
0⤊
0⤋
Você tem que usar reboquite no local da umidade, antes lixar muito bem, comprar uma tela de arame galvanizado fina e colocar em toda extenção da parede úmida, pregar a rede, passar cimento cola por cima da rede, o reboquite misture na tinta que vai pintar a parede, compre pouco. provavelmente elimina a humidade, veja se atrás da parede existe encanamentos ou os tijolos estão a vista, se estiverem precisa rebocar a parede.
2007-02-09 13:25:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu uso agua sanitaria mesmo...
foi o unico jeito q encontrei de tirar...
fica branquinho de novo...
mas nao é pra sempre...
tem q passar periodicamente
2007-02-09 12:34:25
·
answer #5
·
answered by Dani 2
·
0⤊
0⤋