English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de sbaer apenas uma coisa...Matéria atrai matéria, isso é fato consumado, mas porque, se vc colocar uma esfera de metal ao lado de outra no espaço (vácuo), separadas por uma distância, e em uma delas vc aplicar um movimento de rotação, de certo ela não vai parar, pois está no vácuo...correto?
De acordo com dados que obtive, a esfera que está ao lado desta que se encontra em movimento será atraída até "entrar em sua órbita". Alguém pode me explicar porque essa atração ocorre, sendo que está no vácuo? Se alguém souber...........responda por favor.

2007-02-09 03:40:59 · 9 respostas · perguntado por Dema 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

9 respostas

A atração matéria-matéria se dá em virtude da troca de partículas subatômicas entre os corpos. A energia e o momento num campo gravitacional vêm em feixes conhecidos como grávitons, partículas que têm massa nula, tal como a partícula de luz, o fóton, mas um spin dois (duas vezes o do fóton). Ocorre uma troca defeixes de grávitons entre os corpos, e isso independe de estarem eles no vácuo ou não, pois isso não se processa através do ar. O mesmo se dá com as partículas de luz, os fótons, que também se deslocam no vácuo, ou os campos magnéticos, que ocorrem independentemente da existência de ar. Portanto matéria atrai a matéria porque a troca de grávitons (partícula mensageira gravitacional) faz com que as partículas dos corpos se aproximem, e como essa força é sempre atrativa, as forças entre muitas partículas se somam dando “efeitos” interessantes, como o fato de você estar sendo atraído pela terra neste momento.

2007-02-09 04:02:25 · answer #1 · answered by Me 7 · 2 0

Não sei se entendi direito. Vamos tentar separar as coisas:

Se você estava falando mesmo em rotação de uma das esferas, com o mesmo significado da rotação da Terra, que causa os dias e as noites, então é melhor não rodar, porque o que você está perguntando não é afetado pela rotação. Vamos deixar as duas esferas sem movimento de rotação e pensar no resto.

A gravidade funciona muito bem no vácuo. Basta olhar para o céu para perceber isso. A Lua gira em torno da Terra e os planetas giram em torno do Sol. Um astronauta largou dois objetos na Lua (praticamente no vácuo) e eles caíram (juntos). Então, quando você colocar as duas esferas A e B paradas no vácuo, uma força estará puxando a esfera A para a esfera B. Uma outra força estará puxando a esfera B para a esfera A. As duas forças têm o mesmo valor, mas sentidos de atuação opostos.

A força gravitacional é muito fraca, mas é certo que, cedo ou tarde, as duas esferas vão colidir, porque estavam inicialmente paradas uma em relação à outra e as forças tendem a juntá-las.

Agora imagine que você esteja vendo a esfera A se aproximar da esfera B e você toque em uma delas muito delicadamente, causando um movimento extra, perpendicular àquele movimento de aproximação entre elas. Nessa nova situação, elas podem não colidir. Uma vai puxar a outra, mas agora uma erra a outra, passando ao lado e ficando em uma órbita elíptica (sem uma figura isso é dureza).

Mas as coisas não são tão simples. Se você exagerar no desvio de uma das esferas, quando tocar nela, ela vai embora para sempre, se afastando da outra.

Uma aproximação simples de um astro de outro por causa da gravidade não faz ele entrar em uma órbita fechada, se antes ele já não estava em uma. O que um astro faz na chegada, ele faz simetricamente na partida. É o que acontece com os cometas. Se não fosse a gravidade dos planetas, um cometa não seria "capturado". Júpiter, por exemplo, é responsável por algumas dessas aquisições cometárias, mas pode também ejetar um cometa para fora do Sistema Solar.

Bom, tudo isso é somente curiosidade. A sua pergunta final é terrível, porque ninguém sabe responder com segurança. É a causa da gravidade. Einstein deu uma dica na Relatividade Geral. A idéia é que a matéria causa uma modificação (deformação) no Universo (no espaço-tempo) e ela obriga os objetos em movimento livre a seguirem o mais reto que for possível em um lugar torto. O resultado disso é um efeito que parecerá ser causado por uma força. Não é coisa fácil de entender (nem de explicar).
.

2007-02-09 17:08:21 · answer #2 · answered by Tau Ceti 5 · 1 0

Essa atração se deve ao campo magnético da esfera "giratória" .
Importante saber que o magnetismo dela não trafega por entre os átomos como se fosse uma corrente elétrica. Ele é igual tanto na atmosféra como no espaço. Enquanto estavam imóveis as duas esferas emergiam magnetismo uma á outra de forma equilibrada.

Imagine: Vc faz um pontinho vermelho na superfície da que está no vácuo p/ melhor observar. Gire-a.
A quele pontinho vermelho ora se afasta ora se aproxima da esféra imóvel. Aquele equilíbrio antes dito não mais existe. A forma de recuperar o "equilíbrio magnético" é a imóvel se mever e entrar em órbita até que aquele pontinho vermelho não mais se afaste nem se aproxime dela.

2007-02-11 07:35:52 · answer #3 · answered by Phoenix ♂ 6 · 0 0

Será que sabe mesmo?
A lei diz que matéria atrai matéria na razão direta (multiplica) das massas, e na razão inversa (divide) do quadrado da distância.
Isso significa que a atração só depende das massas e da distância entre elas.
Não existe nada relacionado ao meio onde se encontram, se estão dentro de um invólucro, de um meio líquido ou rochoso, no vácuo do espaço ou atrás de um muro.
Não importa onde elas estejam, a deformação do espaço-tempo existirá, não importando se a distância entre elas, mesmo que seja muito grande: elas se atrairão.
Somente se existir um momento angular inicial é que elas tenderão a orbitar uma à outra.

2007-02-09 16:10:26 · answer #4 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 0

vamos por partes:
1-materia atrai ....
- CONJECTURA-SE que a atracao se faz via particula que se chama gravitrom. Esta ainda nao foi detectada.
- esta forca de atracao se mede via formula classica de Newton
- esta forca se propaga em qq lugar, vale tanto na terra como no vacuo
- para haver esta atracao basta que ambos os corpos tenha massa, nao é preciso que um deles esteja em rotacao
2-entra em orbita
- orbita quer dizer que um gira ao redor do outro, no vacuo
- girar ao redor é necessario senao o corpo se CHOCARIA com o outro

resumindo :
-ao deixar as duas esfera no vacuo, devido atracao gravitacional um vai se mover em direcao ao outro e vao acabar se chocando.
-para que nao se choquem, voce teria de fazer com que um gire ao redor do outro ou seja voce teria que deixar um em orbita ao redor do outro
-as caracterisitcas desta orbita (velocidade, raio, excentricidade - devera ser uma elipse) depende de um monte de fatores. SE as duas esferas tiverem a mesma massa, formarao um sistema binario- os dois girarao ao redor de um centro que ficara no meio dos dois

2007-02-09 15:36:04 · answer #5 · answered by chicobento 2 · 0 0

A atração gravitacional não depende de nenhum meio para se propagar. A luz também não depende de nenhum meio para se propagar.

Agora, um erro aí: o segundo corpo pode ou não "entrar em órbita". Se ele partir do repouso, então ele vai "cair direto" no outro corpo, esteja ele girando ou não.

2007-02-09 13:40:38 · answer #6 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Vamos ver...
Os dois corpos por você apresentados possuem massa, certo?
Então, o que iniciar o movimento pelo impulso por você dado, vai gerar ao seu redor uma força chamada de Gravitacional, que por auxilio da inércia vai continuar o movimento até que outra força o pare.
Como Einstein descreveu: "A gravitação é uma curvatura provocada no espaço-tempo pela presença de massa." O que faz com que a atração ocorra nada mais é do que essa força sendo exercida, mas como a massa desses corpos são muito pequenas, essa atração deva demorar a acontecer.
Espero que lhe sirva.

2007-02-09 12:14:33 · answer #7 · answered by ileanadafne 2 · 0 0

A atração entre as duas esferas, não depende da rotação de uma delas. E a que não está em rotação não entrará na órbita da outra, porque as forças de atração de uma para a outra, e de outra para uma, tem a direção dos centros das mesmas, ( e com sentidos opostos).Quanto a saber porque elas se atraem, nós ainda temos muitíssimo que aprender. A humanidade ainda está longe disto.

2007-02-09 12:04:21 · answer #8 · answered by B@TOCO 4 · 0 0

O q vc tem que entender é q o fato de estar no vacuo naum tem nd a ver com a atração dos corpos, eles se atraem porque existe uma força q os mantem unidos, o vacuo é a ausencia de materia para preencher um determinado espaço e naum a ausencia de força.

2007-02-09 12:03:10 · answer #9 · answered by Sydney 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers