O mais recente conflito em Jerusalém nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro de 2007, entre manifestantes muçulmanos e soldados judeus ilustra mais uma vez a dificuldade de coexistência pacífica entre as diversas religiões. A questão principal que causa o abismo entre as religiões é que cada uma delas se considera a única verdadeira, que tem direito inalienável a ter o domínio sobre este ou aquele lugar sagrado. Assim, Jerusalém, supostamente a cidade santa, é o local onde houve mais conflito e guerras sangrentas da antigüidade aos tempos modernos. Para quem todas as religiões não passam de pura especulação que não têm importância alguma em sua vida, esse conflito é uma estupidez.
2007-02-09
02:19:02
·
9 respostas
·
perguntado por
zeca do trombone
5
em
Governo e Política
➔ Lei e Ética
Sinceramente? Acredito que não. Em mais de 2000 anos de história, a paz entre os povos esteve presente em raros momentos... a intolerância entre os povos sempre existiu, vide como exemplo as Cruzadas... o tempo passou, mas a intolerância continua existindo como há 1000 anos atrás... ao que me parece a violência e a discriminação continuam muito presentes no mundo, acho difícil que um dia todas as pessoas do mundo tenham a mente e o coração abertos para aceitarem as diferenças de seus semelhantes... : )
2007-02-09 02:34:05
·
answer #1
·
answered by Eliana 3
·
1⤊
0⤋
Não, porque é impossível concordar com tudo, e aceitar. Nós humanos temos pensamentos diferentes um dos outros e a forma de agir também se defere. A coexistência pacífica de opiniões diferentes, seria possível respeitando as opiniões contrárias a sua. Mas o ser humano quando contra uma opinião é de extrema importância que ele se manifeste de alguma forma para não se tornar um alienado. Agora a forma de expressão é que deve ser controlada.
2007-02-09 10:34:50
·
answer #2
·
answered by VerdeBrasil 2
·
1⤊
0⤋
A maior prova de que isso é possível está no Brasil.
Nosso povo é de um sincretismo maravilhoso.É possível até mesmo numa só casa haver pessoas que professem várias religiões distintas e que convivam na maior harmonia.
VIVA AS DIFERENÇAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O PROBLEMA ENTRE MUÇULMANOS E JUDEUS É MAIS POR CAUSA DE TERRITÓRIO, CLARO QUE A CRENÇA RELIGIOSA CONTA, MAS ALI O QUE ESTÁ EM JOGO É UMA DISPUTA DE PODER.
2007-02-09 11:53:15
·
answer #3
·
answered by Zildete 2
·
1⤊
0⤋
Me parece que na bìblia tem uma passagem onde Deus diz que amar o amigo é fácil, temos que amar os nossos inimigos, peço ajuda aos religiosos de plantão, porque se isso for verdade, então não estão seguindo a biblia, não é mesmo? chega de guerra ideologica, vamos promover a paz...
2007-02-09 10:34:28
·
answer #4
·
answered by Xan 7
·
1⤊
0⤋
Nunca se pode ter certeza que algo é impossivel... mas, temos que ser realistas, e admitir que nequela região existem ódios viscerais que datam de muitos séculos... e, não só entre judeus e mussulmanos... Nas noticiais atuais... vemos que tambem há conflitos entre os propios mussulmanos...
Parece ser, que os seres humanos tem tendencia a andar permanente à procura de conflitos...e que, quando não poden se agredir entre sí, agridem até o propio meio ambiente de suas origens...
2007-02-09 10:32:44
·
answer #5
·
answered by omeirelles 6
·
1⤊
0⤋
Não é possível uma coexistência pacífica, mas acho que pode se começar respeitando as idéias dos outros.
2007-02-09 10:27:06
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acredito que por causa da concorrência dela e impossível, infelizmente a Fé também virou um comércio, e todas dizem-se certas e verdadeiras, não acredito nisso pois a Fé tem que transmitir paz para todos não guerras, mortes por fanatismo, ninguém e Deus para matar em seu nome, eles querem poder por isso tantas desgraças, infelizmente o povo não enxerga esta realidade, e isso já está chegando aqui no Brasil, logo eles começam a brigar por fieis, já brigam nas TV, igrejas dizendo que os outros não vão pro céu, só eles. Onde vamos parar em????
2007-02-12 04:27:53
·
answer #7
·
answered by Jorge C 3
·
0⤊
0⤋
O que provoca conflito não é a religião em si. Aqui no Brasil convivem todos os tipos de religiões que se conhece. Os problemas estão relacionados com o exercício do poder por seguidores de religiões diferentes, não pela religião, mas pela posse do poder e das fontes de riqueza que cada religião domina. Na Irlanda, católicos e ortodoxos. No oriente árabes e judeus, xiitas e sumitas. Na idade média católicos e muçulmanos. Católicos viveram sem problema durante séculos entre os muçulmanos e os muçulmanos vivem em paz em muitos países de diferentes religiões. A briga não é religiosa. É pela posse do poder e das riquezas.
2007-02-10 22:25:37
·
answer #8
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
Não.
2007-02-09 10:29:07
·
answer #9
·
answered by Pure Poison 1
·
0⤊
0⤋