A explicação em termos académicos é a seguinte:
O rendimento que uma família recebe ( ou uma pessoa) é aplicado em consumo - parte de bens e serviços que essa família compra - e em poupança ( a parte do rendimento que sobra... quando sobra!)
Por sua vez a Poupança, pode ser ainda subdividida em investimento ( parte que é investida em termos empresariais ) e poupança restrita ( resto que sobra....quando sobra!) e que continua a ser uma poupança que pode ser transformada em depósito bancário.
Com o Estado também se passa o mesmo esquema:
Rendimento = Consumo em bens e serviços + Poupança ( investimento + saldo positivo orçamental)
Nota: Parece que não perguntou por consumo sustentável ( conceito que embora possa perceber, não encontra definição nos compêndios de economia )
2007-02-11 10:51:17
·
answer #1
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
Consumo é o ato de obter o que queremos por exemplo,minha mulher quer meu cartão de crédito para fazer compras,eu quero que minha mulher faça compras com meu cartão de crédito porque assim posso pegar outra mulher
2007-02-12 03:06:13
·
answer #2
·
answered by Sonne 3
·
0⤊
0⤋
con.su.mo
s. m. 1. Ato ou efeito de consumir. 2. Utilização de um bem material para satisfação das necessidades econômicas do homem.
2007-02-09 01:46:09
·
answer #3
·
answered by Rocha 5
·
0⤊
0⤋
Gastos!
Consumo de energia por exemplo!
Consumindo muito - Gastando ou obtendo muito (Dependendo da situação)
2007-02-09 01:43:01
·
answer #4
·
answered by Aline V 3
·
0⤊
1⤋
O conceito de consumo sustentável passou a ser construído a partir do termo desenvolvimento sustentável, divulgado com a Agenda 21, documento produzido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992. A Agenda 21 relata quais as principais ações que devem ser tomadas pelos governos para aliar a necessidade de crescimento dos países com a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Os temas principais desse documento falam justamente sobre mudanças de padrões de consumo, manejo ambiental dos resíduos sólidos e saneamento e abordam ainda o fortalecimento do papel do comércio e da indústria.
O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos: governos, cidadãos e cidadãs. A Associação Alternativa Terrazul, em parceria com a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, decidiu realizar oficinas sobre Consumo Sustentável em diversos municípios do Ceará, e agora elabora essa Cartilha para ajudar a vencer esse desafio.
Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho lavar a louça, a roupa ou o carro? Ao deixar um cômodo você apaga a luz? Você se preocupa em casa, na escola, no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai fazer compras, você adquire realmente o que necessita, ou, por atos compulsivos, ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos? Você prepara comida suficiente apenas para o consumo, ou faz a mais para depois jogar fora? Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?
Se você acha que isso é muito complicado, e que, ademais, não é problema seu, leia com atenção as dicas e informações dessa cartilha e perceba o risco que está correndo, se não começar já a seguir essas recomendações.
2007-02-09 01:37:27
·
answer #5
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
1⤋