Existem muitas controvérsias e curiosidades sobre a real origem das tatuagens. Alguns dados são importantes de serem verificados. A tatuagem atrai jovens e adultos de grandes metrópoles do mundo todo atualmente, assim como as tatuagem não definitiva (henna), as tatuagens manuais tribais e as pinturas corporais faziam parte da cultura brasileira desde antes da chegada dos exploradores europeus.
Existem muitos historiadores que acreditam que surgiu em algum ponto do mundo e se espalhou, enquanto muitos outros acreditam que ela surgiu em vários lugares ao mesmo tempo.
Certamente a história da tatuagem sempre esteve ligada a história da evolução do homem. Um fato muito cogitado é que os homens da pré-história se orgulhavam das cicatrizes propositais, pois elas eram sinônimo de coragem.
As Tatuagens também foram usadas para marcar os momentos da vida biológica (nascimento, maturidade sexual), registrar os fatos da vida social (tornar-se guerreiro, sacerdote, casar-se,etc) para pedir proteção ao sobrenatural e curiosamente também foi usada como tratamento medicinal por curandeiros.
Provas arqueológicas
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.
A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), com o argumento de que era “coisa do demônio”, assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes,introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos.
No século XVIII, porém, a tatuagem se tornou bastante popular entre os marinheiros, particularmente aqueles que navegaram os mares do sul.
O termo Tattoo teve a sua origem no idioma polinésio (ta-tau) [4], e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.
James Cook
O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879,apartir dai a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.
2007-02-09 01:13:34
·
answer #1
·
answered by Raphael M 6
·
0⤊
0⤋
vou sintetizar. é muito antiga. não era por estética e sim por motivos religiosos. onde a religião usa a tatuagem, esta indentifica a pessoa tatuada com a sua pseuda divindade.
2007-02-09 09:34:51
·
answer #2
·
answered by vasili tsaisev 3
·
0⤊
0⤋
CREIO Q SEJA POR IDENT. DE GRUPO DESDE OS TEMPOS TRIBAIS JÁ SE USAVA SINAIS E MARCAS ME BASEIO EM FILMES DESSES TEMPOS.
2007-02-09 09:17:11
·
answer #3
·
answered by IRMÃO 3
·
0⤊
0⤋
foi um idiota que revolveu pichar o próprio corpo,diz a bíblia tanto católica quanto evangélica que o corpo e templo do Espírito santo ,se vc desenha no seu corpo esta pichando a igreja
2007-02-09 09:14:16
·
answer #4
·
answered by arcanjo opusdei 2
·
0⤊
0⤋
tatuagens não são de forma alguma algo moderno. Foram encontradas múmias egÃpcias e lÃbias, que remontam a centenas de anos antes de Cristo, com tatuagens em seu corpo. Encontraram-se também múmias tatuadas na América do Sul. Muitas das figuras tatuadas estavam diretamente relacionadas com a adoração de deuses pagãos. Segundo o pesquisador Steve Gilbert, “a mais antiga tatuagem de que se tem registro — algo mais do que uma figura abstrata — é a do deus Bes. Na mitologia egÃpcia, Bes é o deus lascivo das festanças”.
Significativamente, a Lei mosaica proibia o povo de Deus de se tatuar. LevÃtico 19:28 relata: “Não vos deveis fazer cortes na carne em prol duma alma falecida e não deveis fazer tatuagem em vós. Eu sou Jeová.” Adoradores pagãos, como os egÃpcios, tatuavam nomes ou sÃmbolos de suas deidades no peito ou no braço. Por aderirem aos preceitos de Jeová de não fazer tatuagens, os israelitas se distinguiriam das outras nações. — Deuteronômio 14:1, 2.
2007-02-09 09:12:13
·
answer #5
·
answered by Não quero mais participar disso. 2
·
0⤊
0⤋