English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu gostaria apenas de entender o motivo correto: é porque a sua distribuição é livre? Ou porque o seu codigo fonte é aberto? Obrigada!

2007-02-09 00:38:56 · 6 respostas · perguntado por Amiga 4 em Computadores e Internet Software

6 respostas

Cara anonima o Linux é um sistema Livre, portanto não precisa de seriais....

Mais um pouquinho sobre o Linux...

É um dos mais proeminentes exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre conhecidos: seu código fonte está disponível para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.

GNU/Linux refere-se a qualquer sistema operacional do tipo Unix que utiliza o núcleo Linux e também os programas de sistema GNU. Como os casos de sistemas de núcleo Linux sem os programas de sistema GNU são raros, freqüentemente GNU/Linux e Linux são sinônimos.
O Linux é Open Source. Isso quer dizer que você não precisa pagar para usá-lo, e nem ele requer nenhuma licença de uso.

E além de gratuito, ele é livre! Livre? Sim, livre! O código-fonte do núcleo do sistema (kernel) está liberado sob a licença GPL, e pode ser pego na Internet por qualquer pessoa... Isto quer dizer que qualquer pessoa pode pegar e alterar o código livremente, modificando ao seu próprio gosto e suas próprias necessidades. Por ser livre, o Linux têm como desenvolvedores vários e vários hackers espalhados pelo mundo, que contribuem sempre mandando pedaços de códigos e implementações à Linus Torvalds, que organiza tudo e lança junto ao kernel oficial. Um dos nomes mais conhecidos como contribuidores para o kernel é Alan Cox, e você pode obter uma lista de outros contribuidores do kernel junto com o código-fonte do kernel que pode ser baixado através do endereço ftp://ftp.kernel.org .

Espero ter ajudado :)

2007-02-09 00:42:41 · answer #1 · answered by Vinicius Feio 7 · 3 2

Você está certa nos dois casos: muitas distribuições do Linux são livres, ou Software Livre, ou seja, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições (você não pode torná-lo um software proprietário por exemplo).
Por ser um software livre, o Linux tem o codigo aberto, ou seja, você tem acesso aos cógigos de programação do kernel (que seria a alma) do Linux. Então você pode alterá-lo para suas necessidades/vontades, criar sua própria distribuição e lançá-la no mercado.

Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
* A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
* A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
* A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

Por isso que não pede número de série (ou ****** number) pois o Linux se opõe ao conceito de software proprietário, onde o autor não permite nem mesmo que você corrija as burradas que ele faz e não pode alterar nada, sendo às vezes obrigado a comprar um bocado de lixo junto com o que você realmente precisa.

P.S.: Não confundir Software Livre com Software Gratuito. O Linux é um Software Comercial e pode ser vendido e gerar lucro. Por exemplo o RedHat: você pode baixá-lo gratuitamente no site sem nenhum ônus, entretanto, se quiser um CD de instalação com manuais e suporte técnico, terá que pagar um determinado valor ao criador da distribuição.
Ja o Ubuntu (http://www.ubuntu-br.org/), por exemplo: além de deixar fazer o download gratuito, está dando gratuitamente os CDs da penúltima versão lançada e, caso você queira comprar o CD da última versão, também pode fazê-lo.

2007-02-09 08:56:38 · answer #2 · answered by CavanhaMan 5 · 2 0

é um software livre não precisa de registro...

2007-02-09 08:49:58 · answer #3 · answered by william g 5 · 1 1

Ele não utiliza ****** pois sua distribuição é livre, não sendo necessária a ativação do mesmo através do número de ******...



Abraçosssssssssssssss

2007-02-09 08:46:39 · answer #4 · answered by Mônica 4 · 1 1

Porque é um software livre. Esse padrão de ****** é usado em sofware proprietário. O ****** é somente para ativar o sofware, e permitir que vc o use.

2007-02-09 08:43:56 · answer #5 · answered by arleygaldino 3 · 1 1

Por que ele é um software livre,....

2007-02-09 08:50:18 · answer #6 · answered by Dan@ 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers