Olá...
O que fazer? Cumprir as leis existentes já seria ótimo.
O Código Penal, de 1940, foi reformado toda sua parte geral em 1984 (Lei nº. 7.209/84) e com outra reforma importante em 2005 (Lei nº. 11.106/05). Vejo muitas perguntas por aqui criticando o Código Penal, mas as pessoas efetivamente o conhecem?! Engraçado ainda como todos reclamam do fato do CP ser de 1940, mas ninguém reclama da CLT, que é de 1943.
Quanto a Projeto de Lei, o que diz a Lei e o que acontece são coisas diversas, Concorda?! Aliás, é por isso que quer mudar o CP, não é?!
Porque você acha que vão cumprir essa Lei de que os cidadãos podem apresentar um Projeto de Lei, se nem o Código Penal é cumprido?!
Porque você acredita que um Projeto de Lei passaria pelo juízo de admissibilidade das comissões da Câmara dos Deputados e do Senado, principalmente a Comissão de Constituição e Justiça?! Um PL como esse seria facilmente indeferido ou "engavetado", sem nem ir à votação em plenário.
O que se deve fazer é exigir a aplicação rigorosa das Leis vigentes, só isso.
Não se conserta um país com papel e tinta (leis), nem com ameaças (pena de morte, prisão perpétua, trabalhos forçados, tortura, etc), nem com benefícios e privilégios (bolsa-esmola a propina). Nossos problemas são bem mais complexos do que isso.
Instituir tais penas (pena de morte, prisão perpétua, trabalhos forçados, tortura, etc) é como retornar ao Código de Hamurabi e a Lei de Talião.
Mas como explicar algo assim para um povo que critica, sem nem saber do que está falando?! Precisamos de instrução, educação e bom senso primeiro, para efetuarmos mudanças depois.
Quanto a responder ou não responder, sei que existem outros tópicos, mas respondo onde eu quiser, liberdade de pensamento é direito garantido constitucionalmente.
B-jos para todos.
2007-02-09 00:01:56
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
Quero fazer parte desse número. Estou revoltadíssima com os crimes odiondos que estão ocorrendo nesse país sem que justiça seja feita. Basta!!! Temos que nos unir.
2007-02-12 19:10:32
·
answer #2
·
answered by Não 1
·
2⤊
0⤋
É para ontem, no que depeder de mim podem contar. vamos lá...
2007-02-14 17:01:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Vamos reformular não apenas o Código Penal. Precisamos reformular o BRASIL.
2007-02-13 17:24:17
·
answer #4
·
answered by Daniel . 6
·
1⤊
0⤋
Apoio toda e qualquer iniciativa que contribua para diminuir a monstruosa escalada da violência que nos vitima e nos envergonha perante o mundo.
Entendo, porém, que não devemos nos restringir a uma proposta com milhões de assinaturas, não, cada qual também deve fazer o que estiver ao seu alcance, deixar ao imobilismo, para pressionar autoridades a mudar este estado de coisas. Só um grande clamor popular abalará os ilustres congressistas, presidente da república e ministros, todos eles enclausurados na "Ilha da Fantasia" em que se transformou Brasília.
E o que está ao seu alcance fazer? Todos podem, pelo menos, elevar o tom do protesto, do inconformismo com esse estado de coisas, em seus circulos de trabalho, de relações pessoais de familiares; todos podem engajar mais e mais pessoas em movimentos de protesto; todos podem fazer algo, desde que se disponham. Todos estamos convocados. Cada qual deve se valer de sua criatividade.
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei .
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
2007-02-09 06:49:43
·
answer #5
·
answered by podocarpo 7
·
1⤊
0⤋
Paulo, bom dia, é por aí, a sociedade está anestesiada e fanática, ao ponto de não ver a falta de direção para nós brasileiros. Brasília está discutindo, imagine, Parlamentarismo, Plebiscito e quem tem mais poder.
Não ouvimos uma palavra nesta mudança e acabar com a reeleição, que também, favorece a tudo isto. O segundo mandato é frouxo. Não sei como fazer estes manifestos mas, com certeza, você está certo!
Sofri e estamos sofrendo junto a todas as famílias ´vítimas de desgovernos deste país, gente que morre em estradas esburacadas, sinais, criança arrastadas, gente queimada viva, sequestro(você sabe quem foram os primeiros sequestradores no Brasil?) irá entender muito mais do que sabe.
Agora, outra primeira importância? PAC, tirar dinheiro, de novo, do povo, tem urgência com mêdo do povo acordar.
2007-02-09 06:06:47
·
answer #6
·
answered by Luz e sombra 7
·
1⤊
0⤋
A OAB não tem interesse de mudar nada pois lucra com o crime, eles São contra a redução da menoridade penal pois menor não tem muita grana para dar para eles (os advogados). os presídios estão super lotados o que serve de desculpa para os políticos não mudarem o código penal. A pena de morte não e viável pois os políticos seriam os primeiros no corredor da morte como os mandantes, para isso ele se asseguraram que na constituição não haja possibilidade de uma lei implantar tal dispositivo no Brasil. A imprensa prefere assistir de camarote pois quanto mais hediondo for o crime mais comoção popular haverá, resultando em altos índices de audiências. Para as Ongs, todo o bandido e retardado e não podem discernir o certo do errado por tanto, não podem ser penalizados severamente pois o contrario iria infringir os direitos humanos dos amados assassinos em series. E por fim nos Brasileiros que fomos moldados para aceitar e esquecer com o tempo os delitos mais bárbaros, a dar valor mais aos estrangeiros do que aos nossos compatriotas, a aceitar o sistema pacificamente, afinal vc pode ate resmungar pois dizem que, CÃO QUE LATE NÃO MORDE!!!
Se ficarmos sonhando com mudanças e não agirmos elas nunca ocorrerão pois a mudança começa em cada coração brasileiro a disposição de lutar por uma sociedade melhor, fechar os punhos e na frente do congresso gritar com estridente voz o BASTA!!!
2007-02-14 10:40:05
·
answer #7
·
answered by Roger 3
·
0⤊
0⤋
Isso é o que todo o Brasil espera que mude por do jeito que está não pode fivcar, veja o quanto a violência aumentou nos ultimos anos; veja o quanto o poder de um policial diminuiu, hoje em dia ninguém respeita a figura de um policial, que antes era inabalável agora é sem sacanagem descaratável, estamos ferrados se continuar assim meus amigos, promessas vão e vem e nada muda, mas como cobrar de um policial que ele seja honesto se o bandido lhe oferece mais que o governo para ele trabalhar, a cada policial expulso é a certeza de um novo criminoso nas ruas e com conhecimento das leis, entenderam, a mudança tem que vir e ser muito severa, não falo que estamos preparados para a pena de morte, mas com as coisas que acontecem como o caso do garoto no Rio e de desejar que matem os culpados pela frieza do crime pois eles vão passar no máximo dois anos e vão sair piores do que entraram, tinha que colocar esses presos para fazerem trabalhos de reforma nas estradas federais colocando um peso de no mínímo uns 70 kgs algemados em suas pernas, para eles darem valor a liberdade, e não deixa-los a vontade como é feito hoje nos presídios, entenderam, pois nós é que pagamos a mordomia deles! Aprovo sim a união para tentarmos mudar esse código! Um bom dia a todos e fiquem com Deus!
2007-02-14 07:04:50
·
answer #8
·
answered by Cleiton B 1
·
0⤊
0⤋
Políticos que tem problemas com a Justiça, não podem assumir seus mandatos.. ( 1/3 do Congresso tem problemas com a Justiça)
Reforma do Código Penal. ( o código é da década de 40 )
Acabar com a progressão de pena. ( cumpra-se até o final )
Presos tem que trabalhar para se manter .
Fim das saídas de presos em datas especiais.
Presos perigosos tem que ser mantido em regime diferenciado. ( sem visitas de advogado, sem visitas íntimas, isolado.)
Para crimes violentos penas mais pesadas .
2007-02-10 12:44:00
·
answer #9
·
answered by dinho 4
·
1⤊
1⤋
Pelo que venho observando, aki no brasil as coisas só começam a acontecer qdo se faz zuada. Para se fazer um movimento como esse é necessario que alguem tome a iniciativa de juntar muita gente em um determinado lugar, fazer uma caminhada de protesto com muito barulho, atrapalhando todo o transito, parando realmente um determinado trecho de uma grande Avenida de preferencia no centro das grandes cidades, uma coisa assim, para chamar a atenção da sociedade e do Governo, fazer eles entenderem que estamos afim de da um basta na impunidade. Mas isso, claro: sem nenhum tipo de desordem e o mais interessante que esse movimento fosse em várias capitais e no mesmo horário. Que fosse uma coisa tipo assim: O país vai parar para pedir mudanças no Código penal. Quem poderia começar um movimento desses? familiares das pessoas que sofreram algum tipo de crime violento, essas famílias deveriam se unir para isso. Com certeza toda sociedade civil que fica estarrecida com crimes hediondos o apoiariam.
2007-02-09 07:31:47
·
answer #10
·
answered by ba 2
·
1⤊
1⤋