As características dos sociopatas engloba, principalmente, o desprezo pelas obrigações sociais e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções superficiais, teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração, baixo limiar para descarga de agressão, irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.
Essas pessoas geralmente são cínicas, incapazes de manter uma relação leal e duradoura, manipuladoras, e incapazes de amar. Eles mentem exageradamente sem constrangimento ou vergonha, subestimam a insensatez das mentiras, roubam, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares e parentes, colocam em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca são capazes de se corrigirem. Esse conjunto de caracteres faz com que os sociopatas sejam incapazes de aprender com a punição ou incapazes de modificar suas atitudes.
Quando os sociopatas descobrem que seu teatro já está descoberto, eles são capazes de darem a falsa impressão de arrependimento, falseiam que mudarão "daqui para a frente", mas nunca serão capazes de suprimir sua índole maldosa. Não obstante eles são artistas na capacidade de disfarçar de forma inteligente suas características de personalidade.
Na vida social, o sociopata costuma ter um charme convincente e simpático para as outras pessoas e, não raramente, ele tem uma inteligência normal ou acima da média. Devido ao fato de não demonstrarem sintomas de outras doença mental qualquer, na década de 60 o movimento norte-americano chamado Anti-psiquiatria recomendou que os sociopatas fossem excluídos das classificações psiquiátricas. Dizia-se, na época, que a alteração do sociopata era de natureza moral e ética e, para problemas éticos, as soluções tinham que ser éticas (cadeia), não médicas.
A teatralidade e manipulação social dos sociopatas é tão convincente que poucas pessoas, após algum contato duradouro com os sociopatas, são capazes de imaginar o seu lado negro, mau e perverso. Esses atributos os sociopatas são capazes de esconder durante toda vida. Vítimas fatais de sociopatas violentos percebem seu verdadeiro lado apenas alguns momentos antes de sua morte.
2007-02-08 16:47:51
·
answer #1
·
answered by buddy_br 3
·
2⤊
0⤋
Dentro de cada um de nós existe um juiz.
Ele nos dá a noção de moral, limites e diz o que pode e o que não pode ser feito.
Quando desobedecemos a esse juiz, a consciência fica pesada.
Freud chamou esse juiz de Superego.
O Psicopata tem o Superego bem fraco.
Por isso, ele pode fazer as maiores barbaridades, sem sequer notar que está agindo errado.
É uma doença de difícil tratamento, mas tem cura.
Um abraço.
2007-02-09 05:01:41
·
answer #2
·
answered by Wagner S 6
·
0⤊
0⤋
Caramba parece q aqui tem pisicólogo de graça ou algum charlatão dando um control C, control V na internet para se fazer de inteligente, oh. Melhor vc perguntar isso para alguém q tenha um diploma q vc veja pois no yahoo até eu posso dizer algo sobre isso, procure um profissional de verdade que este vai te responder direitinho e tenho certeza que não vai nem cobrar, ou use o google.
2007-02-09 01:08:15
·
answer #3
·
answered by Jesão 1
·
1⤊
1⤋