Eles sao filhos de Gaia a deusa Terra, a mesma q tomou conta de Zeus quando fugiu do pai dele Urano pra nao ser morto como os irmaos.
Na mitologia grega, os Titans eram uma raça de gigantes semelhantes a deuses que eram considerados personificações das forças da natureza. Eles eram os doze filhos (seis irmãos e seis irmãs) de Gaia e Uranus. Cada filhpo casou-se ou teve filhos de uma de suas irmãs. Eles são: Cronus e Rhea, Iapetus e Themis, Oceanus e Tethys, Hyperion e Theia, Crius e Mnemosyne, e Coeus e Phoebe.
2007-02-08 13:37:16
·
answer #1
·
answered by cacau 4
·
0⤊
2⤋
resposta
TITANs=Os Titãs foram doze dos filhos dos primitivos senhores do universo, Gaia e Urano. Seis eram do sexo masculino - Oceano, Ceo (pai de Leto), Crio, Hipérion, Jápeto (pai de Prometeu) e Cronos - e seis do feminino - Téia, Réia (mãe dos deuses do olímpo), Têmis (a justiça), Mnemósine (a memória), Febe (deusa da Lua cheia) e Tétis (deusa do mar). Tinham por irmãos os três hecatônquiros, monstros de cem mãos e cinqüenta cabeças, e os três Ciclopes, que forjavam os relâmpagos.
Urano não gostava dos Ciclopes e dos Hecatônquiros por isto os prendeu no Tartáro. Gaia então instigou entre seus filhos a revolta. Foi Cronos, o mais jovem, que assumiu a liderança da luta contra Urano e, usando uma foice oferecida por Gaia, castrou seu pai. O sangue de Urano, ao cair na terra, gerou os gigantes; da espuma que se formou no mar, nasceu Afrodite.
Com a destituição de Urano, os Titãs libertaram os outros irmãos e aclamaram rei a Cronos, que desposou sua irmã Réia e voltou a prender os Hecatônquiros e os ciclopes no Tártaro.
2007-02-09 12:26:38
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋
As divindades estão presentes nas duas obras de Homero. É interessante conhecer os hábitos, características e costumes divinos.
Homero nos transporta ao Olimpo (morada divina), e nos faz viver o cotidiano dos Imortais com tal riqueza de detalhes, que o leitor chega a se perguntar: "Será que estes deuses existem mesmo?".
Segundo Homero, são algumas características dos deuses:
antropomórficos
alguns são forças da natureza
nascem, porém não morrem nem envelhecem
podem assumir a forma de um humano para de disfarçar
têm os defeitos humanos
se machucam e sentem dor
ditam o destino do mundo mortal
Há uma relação muito grande entre homens e deuses. Eles podem ter filhos em comum (semi-deuses), conversam constantemente e suas preocupações podem tornar-se comuns.
O interesse de um deus (ou deuses) por algum mortal é sinal de superioridade deste. Este interesse, às vezes, faz com que o deus protetor entre em atrito com outros deuses, ou até mesmo com o pai Zeus.
Quanto à diferente atuação dos deuses nas obras, pode-se dizer:
na Ilíada: os deuses estão constantemente presentes, têm bastante contato com os homens (conversas, personificações, avisos etc.) e para alcançar seus objetivos os deuses, por vezes, enganam os homens.
na Odisséia: os deuses estão mais distanciados dos homens, tentam impor aos mortais regras de moral e não os enganam para conseguir seus objetivos.
Chamados de deuses antigos, foram os seres supremos do universo durante um tempo incalculável. Eram enormes e tinham força inacreditável. Havia muitos deles, mas só alguns apareceram nas histórias da mitologia.
O Titã mais importante foi Crono. Dominou os outros titãs até que Zeus, seu filho, destronou-o e tomou o poder.
Outros titãs de destaque foram:
Atlas - que trazia nos ombros a abóbada celeste
Oceano - o rio, que conforme se imaginava, envolvia a Terra
Prometeu - que foi o salvador da humanidade
Tétis - esposa de Oceano
Tudo começou com os Doze Titãs, filhos da Mãe-Terra. O líder deles era Urano, mas seu irmão mais novo, Crono, o matou e assumiu o posto. Porém, antes de morrer, Urano o amaldiçoou, dizendo que um de seus filhos lhe tomaria o trono.
Com medo dessa profecia. Crono engoliu seus cinco primeiros filhos. No entanto, sua esposa, Reia, se escondeu quando estava esperando o sexto bebê. Assim, nasceu Zeus. Ele foi criado numa caverna por três ninfas chamadas Adrastéia, Io e Amaltéia.
Quando Zeus cresceu, a maldição de Urano tornou-se verdadeira. Com a ajuda de sua mãe e da titã Métis, ele fabricou um veneno e misturou-o à bebida de Crono. Então, Hades, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia, os cinco filhos que o tirano havia engolido, retornaram à vida e tomaram o poder, expulsando os Titãs.
A partir dai, surgiram Os Novos Deuses.
Zeus foi coroado Rei. Todos moravam no Monte Olimpo, menos Hades, que tomava conta do Mundo Inferior. A vida no Olimpo era boa, com banquetes, festas e comemorações.
Mas, algumas vezes, os deuses desciam à Terra para caminhar entre os mortais. Sempre governando com sabedoria, Zeus casou-se diversas vezes e teve vários filhos. Sua primeira mulher foi Métis, depois vieram Témis, Mnemósine, Eurínome e, finalmente, Hera. Isso sem contar as "aventuras" com outras belas deusas ou mesmo simples mortais.
Na mitologia grega os Titãs eram uma família de gigantes, os filhos de Uranus e Gaia, que pretenderam dominar os céus mas foram derrotados e erradicados pela família de Zeus.
Originalmente os Titãs eram filhos de Urano e Gaia:
Titãs:
Oceano, o rio que circundava o mundo.
Céos, titã da inteligência.
Créos, deus dos rebanhos e das manadas, esposo de Euribia (filha de Ponto) e pai de Palas.
Hipérion, o fogo astral.
Jápeto, esposo da oceanide Clímene e pai de Prometeu, ancestral da raça humana.
Cronos, que destronou Urano e foi rei dos deuses.
Titanides:
Febe, a da coroa de ouro.
Mnemosine, personificação da memória e mãe das Musas com Zeus.
Reia, rainha dos deuses com Cronos.
Témis, encarnação da ordem divina, das leis e costumes, e mãe das Horas e das Moiras com Zeus.
Tétis, deusa do mar.
Téia, deusa da vista.
O matrimónio entre irmãos era corrente na mitologia grega, e vários Titãs e Titanides se uniram, dando origem a uma segunda geração de Titãs:
Oceano e Tétis geraram as ninfas (Oceanides), os rios (Oceanidas) e os mananciais.
Hipérion e Téia a Helios (o sol), Selene (a lua) e Eos (a aurora).
Céos e Febe a duas filhas, Leto e Astéria.
Cronos e Rea formaram o casal mais importante, pois foram os reis dos deuses e tiveram seis filhos:
Héstia, deusa do lar.
Hera, deusa rainha do Olimpo.
Hades, deus dos infernos.
Deméter, deusa da agricultura.
Posêidon, deus dos oceanos.
Zeus, deus supremo, pai de todos os deuses do Olimpo.
Os Titãs não formam um conjunto homogéneo. Trata-se, em geral, de divindades muito antigas que, por uma razão ou outra, continuaram a ter uma certa vigência dentro da mitologia grega clássica e, ao constituir-se o esquema genealógico dos deuses, foram incluidas entre os descendentes de Urano.
Um abraço!
2007-02-12 15:50:47
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Segundo a mitologia grega, no início de tudo havia apenas as trevas, o Caos. De Caos nasceu Gaia, a mãe-terra. Então Gaia gerou Pontos e Urano, e tornou este último seu marido e rei. Urano gerou muitos filhos junto com Gaia, mas ele não gostava de seus filhos os aprisionou no ventre de Gaia, as profundezas da terra.
Mas Gaia, enfurecida com isso, dá à seu filho mais novo Cronos, que não estava preso, uma espada de ouro e com ela Cronos amputa o órgão genital de seu pai e o derrota. Como todo-poderoso, Cronos liberta os seus irmão e junto com os outros deuses, ele domina o mundo.
Essa raça de deuses que dominaram o mundo são chamados de Titãs. Ao todo são doze: Cronos, Iápeto, Créos, Céos, Hyperion, Oceano, Téia, Réia, Mnemôsine, Febe,Tétis e Têmis.
Me desculpe, mas não me lembro direito onde li isso para poder dar uma fonte.
2007-02-10 14:39:10
·
answer #4
·
answered by Fer 3
·
0⤊
0⤋
Primeiro existiu Gaia, a mãe Terra. Sua existência é explicada da mesma forma que Deus. Ela apenas existia. Gaia criou/gerou sozinha Uranos, e tomou-o como esposo. Dessa união surgiram vários montros mitológicos, como ciclops (seres de um olho só) e os hecatônquiros (seres de mil braços e cem cabeças), assim como os 12 Titans, que nada mais eram que os últimos 12 filhos de Gaia/Uranos, e simbolizavam a natureza personificada. Uranus não gostava de seus primeiros filhos. Ele os aprisionava no tártaro, o útero de Gaia, logo depois de serem gerados. Gaia não gostava da atitude de seu esposo, e nomeou Cronos, seu filhos mais novo, como assassino do pai. Cronos usou a arma que sua mão lhe deu para assasinar o pai. Tb cortou seus testículos e os arremessou no mar. Esse já é o nascimento de afrodite. Cronos então uniu-se a Reia e gerou os deuses olímpicos (Hades, Poseidon e Zeus). Os ouros deuses olímpicos foram gerados por outros Titans. Cumprindo então a profecia de Uranos de antes de sua morte, Cronos fora traido por seu próprio filhos, Zeus, que tomou o poder do pai. A última geração agora é dos deuses gerados pelos deuses olímpicos. Para citar uma deusa, há Atena. Zeus, ciente da profecia de que um de seus filhos iria destroná-lo, engoliu sua primeira esposa, antes de Hera, (não me lembro o nome dela), ainda gestante. Atena foi gerada dentro de Zeus e, durante uma forte dor de cabeça de Zeus, aliviada por Efesto com uma machadada em seu crânio, Nasce Atena, deusa sa sabedoria justa.
2007-02-10 11:10:56
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A origem dos titãs na mitologia grega, depende do autor. Em principio eles nasceram de Gaia (a terra) e de Urano (o céu), gerado espontaneamente por Gaia. Os titãs enfrentaram Zeus e os outros deuses do Olimpo, na sua luta pelo poder, eram comandados por Cronos (o tempo),nascido da união de Cronos com sua esposa/irmã Rea.A confusão é grande, por tanto eu aconselho a fazer uma pesquisa demorada, entre os autores clássicos da Grécia.
2007-02-09 19:00:15
·
answer #6
·
answered by el_nazrith 2
·
0⤊
0⤋
A união de Urano e Gaia é responsável inicialmente pela origem dos Titãs e Titânias, forças violentas que povoam o mundo, destacando-se Têmis, a justiça, Tétis, a alma do mar, Oceano, Mnemósine, a memória e Cronos, o tempo.
Os outros filhos de Urano e Gaia são os Cíclopes e os Hecatônquios, criaturas indomáveis, obrigadas pelo pai a viver no interior da terra, sem ver o luz do dia.
2007-02-09 16:34:33
·
answer #7
·
answered by Maria Angela 7
·
0⤊
0⤋
O deus grego Caos, da fenda, foi o primeiro titã! Sozinho, ele criou a titânide Gaia, a deusa da Terra, e o titã Urano, o deus do céu! Juntos, Gaia e Urano criaram Réia e Crônio! De Réia e Crônio surgiram os deuses olímpicos!
2007-02-09 09:18:00
·
answer #8
·
answered by Diego DeBritto 5
·
0⤊
1⤋