Os adolescentes estão com o cérebro hiper-ativados por conta dos jogos eletrônicos, tv e da internet.
Fica difícil prender a atenção deles.
Faça como faço com minha filha, rs...explique tudo e depois pergunte prá eles (nas suas próprias palavras) o que foi que vc disse. Só prá checar.
Acho que isso acaba incluíndo os alunos na prática letiva.
A interatividade, trabalhos em grupos (pequenos ! senão vira "rave" rs...) e divisão de tarefas na hora das pesquisas vai trabalhar com a responsabilidade deles tb.
O importante é ser criativa.
Boa sorte.
Em tempo: Só para constar, eu adoro geografia !!!
2007-02-08 12:56:54
·
answer #1
·
answered by * Zuzu * 5
·
1⤊
0⤋
bom, acho que depende muito... na minha classe, por exemplo, tinha um número consideravel de alunos que gostavam de Geografia... eu nunca gostei, a não ser na oitava série pois minha professora dava uma aula muito interessante. Ela falava sobre coisas no nosso dia-a-dia, coisas da sociedade, a situação do país... acabava despertando o interesse de todos os alunos
2007-02-08 21:08:57
·
answer #2
·
answered by petit 2
·
2⤊
0⤋
Sinceramente eu acho que a metodologia do professor conta muito pra se gostar da matéria.
No primeiro grau eu detestava geografia, minha notas não eram muito boas. Meu desgosto com essa matéria só perdia pra matemática. Eu também não gostava muito da professora.
No segundo grau, eu dei uma amadurecida e passei a engolir melhor pelo menos a geografia política. Mas eu ainda preferia biologia, química e história.
No cursinho eu passei a amar geografia. Não sei se é porque eu precisava dela para entrar na faculdade. Eu lembro que o professor era ótimo. Era naturalmente engraçado, muito competente e parecia ter muito gosto pela sua profissão.
Tudo de Bom!
2007-02-08 21:08:56
·
answer #3
·
answered by AISHA 6
·
2⤊
0⤋
Eu não sei se o problema é com você, porque nunca assisti a uma aula sua. Mas quando eu estudava, sempre odiei Geografia, achava essa matéria um porre. Era um saco ter que aprender coisas como clima e relevo. Acho que o problema é a própria disciplina mesmo.
2007-02-08 21:04:59
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Pode ficar tranquilo que o problema não é com você.
Vou resumir minha resposta ok? Hoje em dia tudo esta mudando, até mesmo a forma de ensinar as matérias,,,, existe um jogo chamado "Onde Está Carmen Sandiego?" ensina geográfia de uma forma agrádavél para a mulecada. Por que você não muda também? instale este jogo no laboratório de informática da sua escola, e vc vai ver a mulecada "sabendo tudo de geográfia"( países, culturas e etc.
ps. pesquise sobre jogos educacionais, não seja "quadrado".
2007-02-08 20:57:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
aprendi a gostar de geografia por causa de uma professora,que vivia falando de outros países de uma forma peculiar que prendia a atenção da maioria dos alunos.
2007-02-08 20:53:08
·
answer #6
·
answered by kanseideilusoes 4
·
2⤊
0⤋
- O problema está na forma como as aulas sempre foram dadas, o que faz com que os alunos percam o interesse. Geografia e História são as matérias mais depreciadas pelos alunos, principalmente aqueles mais ligados às Ciências Exatas. Como são matérias mais teóricas, os alunos têm dificuldade de concentrar. Quando a escola é conteudista, é pior ainda.
Geografia e História são matérias onde se podem utilizar um vasto número de recursos áudio-visuais. A nossa realidade também está cheia de fatos instigantes em tempo real, que fazem parte dessas matérias. Quer mais do que a badalada questão do aquecimento global? Da camada de ozônio, do desmatamento da Amazônia: para entendermos todos esses processos, é super interessante sabermos o que o clima, o relevo, a vegetação têm a ver com isso, não dizendo as viagens marítimas, as diferentes culturas de país a país, as questões políticas....
Sou suspeita para falar porque amo Geografia e História. Vejo um certo desencantamento nos jovens de hoje com relação a isso.
Enquanto fui aluna, independentemente do professor, eu buscava através das enciclopédias, das ilustrações, dos atlas, das revistas (National Geographic...) tudo o que eu queria saber...eu sempre gostei de estudar, de entender, de conhecer...
Acho importante que você oriente seus alunos quanto a isso. Não é porque o mundo está cada vez mais cheio de recursos tecnológicos que as coisas estão assim tão fáceis. Muito pelo contrário, quem não entende um pouquinho de cada coisa, está fadado ao fracasso num mundo cada vez mais globalizado, mais necessitado de conhecimento e informação !
Bjs!
2007-02-09 06:53:59
·
answer #7
·
answered by INTRÉPIDATAMMY 3
·
1⤊
0⤋
Pense na Geopolítica
A Geografia é considerada uma matéria fácil pois é quase conhecimentos gerais.
A Geografia sozinha não tem muita importância mas quando interage com outras disciplinas principalmente a história...
Todas se complementam.
Muito importante é fazer o aluno se sentir parte da geografia...
2007-02-08 23:55:47
·
answer #8
·
answered by 8869 2
·
1⤊
0⤋
Tânia eu confesso que não sou um fã da geografia, mas também nunca fui de tirar notas baixas. Acontece, penso eu, que a geografia pode proporcionar um numero enorme de possibilidades para seu ensino e aprendizagem, não conheço o que é obrigatório lecionar nesta matéria em sala de aula e que é estabelecido pelo MEC ou pela secretaria de educação, mas irei citar um exemplo que pode mudar um pouco suas aulas.
Quando for falar sobre cartografia, por exemplo, ou pontos cardeais, localização por mapas, entre outros, tente fazer uma tarefa extraclasse. Dê aos alunos algumas coordenadas e pontos de referencia, seria uma espécie de “Busca ao Tesouro” para que eles cheguem a um determinado ponto e o descrevam para você de forma a distinguirem os principais pontos naturais desse local, isto é apenas um exemplo, você pode adaptar na pratica outros assuntos até na sala de aula e deixar um pouco de lado o giz e o quadro negro.
Quanto a você se achar com algum tipo de problema, receio que todos temos que vez por outra nos aperfeiçoar e tentar evoluir para podermos transmitir melhor nosso conhecimento, pois essa geração que ai esta é muito diferente da geração de dez, vinte anos atrás e temos que tentar compreender como funciona o pensar deles, seus gostos e até seu falar e agir.
Por fim digo que acredite em si mesma, pois será onde encontrara as respostas que procura use seu potencial que esta adormecido ele pode ser formidável nestas situações. Boa sorte e seja feliz no ensino.
Um abraço,
Roy
2007-02-08 21:50:44
·
answer #9
·
answered by ROY ROGERS 3
·
1⤊
0⤋
Porque o conteúdo é extenso e se torna maçante e cansativo, além de não ser atraente ao olhos do adolescentes.
Eu me apaixonei por Geografia na 7ª série, com uma ótima professora chamada Auristela (sinto saudades!).
Ela não passava aqueles textos enormes, mas criava um mapa de estudos apenas com as palavras chave, enquanto ia explicando com o entusiasmo de quem ama o que faz. Quando ia ter prova, tinha, no máximo cinco páginas de matéria pra estudar e, só de passar os olhos me lembrava de tudo, pois as palavras eram ligadas umas às outras por setas e o assunto fluía facilmente na lembrança.
Naquele ano, aconteceu algo incrível: Tirei 10,0 em Geografia nos quatro bimestres!
Depois disso, por sorte tive só ótimos professores de Geografia: Marileuza, Henrique, Nelson... Todos falavam da matéria aplicando-a à nossa vida cotidiana, com um vocabulário simples, jovem, usavam e abusavam de documentários interessantíssimos, realizavam debates sobre temas polêmicos associados à matéria... Era muito legal!
Parabéns pelo desejo de fazer com que seus alunos se interessem e realmente aprendam. Isso é que está faltando no Brasil. É muito mais cômodo aprovar os alunos mesmo sem saber o conteúdo e é isso que o Governo quer, pois além de economizar por não fazê-lo repetir de ano, isso faz com que o número de analfabetos seja inversamente proporcional ao número de pessoas despreparadas, sem cultura, que não entendem de política e votam inconscientemente.
Espero ter ajudado.
Beijos!
2007-02-08 21:33:46
·
answer #10
·
answered by Joyce 3
·
1⤊
0⤋
Acredito que o problema está na sociedade como um todo, porém isto não é uma regra. Para saber se o problema está em você apenas transporte-se para o seu mundo estudantil, o mundo pelo qual fez parte na época de adolescencia, no qual era aluno e criticava atitudes dos professores. Se vc retroagir à essa época e achar que o seu modo de dar aula é sacal, é retrógrado, o problema é seu e não dos alunos; agora se vc se considerar uma boa professora talvez o problema seja meramente social, tento em vista a convivência social nada estimulante para os assuntos sócio-econômicos e políticos que a geografia tb aborda, ainda os demais que pensam nunca precisar deles na vida prática um dia.
Faça um teste e esqueça a neura!
Abraços
2007-02-08 21:08:38
·
answer #11
·
answered by Tartaruguinha 2
·
1⤊
0⤋