English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No meu estado a maioria dos estudantes de faculdades públicas são pessoas que tem condições de estudarem em faculdades particulares e tiram vagas de quem realmente precisa. Acho que deveriam encontrar uma maneira de mudar isso, pois, todos nós sabemos que, um aluno que tem sua base em escolas particulares com certeza levará vantagem sobre quem estuda em escolas públicas.

2007-02-08 09:57:53 · 39 respostas · perguntado por Mr. Black 2 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

39 respostas

Na verdade a nossa educação já é considerada como a pior do mundo e a gente sabe que mantendo o povo analfabeto nossos políticos se protegem tipo eu não te ensino quais são os seus direitos e vc não saberá o que cobrar de mim... até nisso os menos afortunados levam azar... q zica abração...

2007-02-08 10:05:44 · answer #1 · answered by carlos r 5 · 0 0

É verdade que quem estuda em colégio particular, tem maiores condições de passar no vestibular, visto que a qualidade do ensino é melhor. Mas isso não significa que as faculdades sejam para ricos, não se esqueça que ainda há um vestibular. Eu penso que deveria haver uma cota, para pessoas pobres, que tivessem um currículo escolar muito bom, pois não adianta dar uma vaga, para quem vai desistir. Essa cota poderia ser baseada, na mesma cota que foi dada aos negros, que eu acho justíssima.

2007-02-14 21:38:13 · answer #2 · answered by Cowboy na Suiça 1 · 2 0

Concordo com vc que os que mais precisam são os menos favorecidos mas a " culpa" são dos que estão no poder( e isto ocorre a décadas a nível de ensino superior) que permitiram que a educação fosse caindo em seu nível de instrução... E de alguns anos para cá até em níveis de moralidade e civilidade.
Mas justiça seja feita pois não é fácil conseguir vaga em um universidade estadual e quem chegou lá é porque soube aproveitar a estrutura
familiar que lhe foi oferecida.
O correto seria que o Estado fornecesse educação igualitária para todos e não existisse educação privatizada,mas isso virou utopia desde a era J.K quando foi introduzida no Brasil a educação tecnicista ( cursos técnicos profissionalizantes ).
Foi aí que a educação no nosso país começou a degringolar pois cortaram a formação de cabeças reflexivas e evolucionista( que só é possível em cursos universitários para a formação de cidadãos conscientes) vide a retirada da disciplina de Filosofia das escolas além das Universidades como curso acadêmico.
Abraço

2007-02-08 10:37:27 · answer #3 · answered by Rainha 6 · 2 0

É verdade o que vc disse.
Mas,ñ adianta,estudar em escolas particulares,e ñ levar a sério,ficar no fundão da classe.

Estas pessoas,que conseguem vagas em universidades públicas,ESTUDARAM realmente a vida toda.
Bjks.

2007-02-08 10:07:28 · answer #4 · answered by Daniella YR 7 · 2 0

É verdade....somente aqueles que tem ótima formação escolar e podem pagar escolas particulares em sua maioria , é que conseguem adentrar nas Faculdades Publicas, deveria ter uma porcentagem real de vagas para alunos pobres realmente e não negros como o governo fez, porque nem todo negro é pobre.

2007-02-15 01:22:17 · answer #5 · answered by Minin@ 4 · 1 0

Essa situação, de pessoas com melhores condições financeiras estarem em faculdades públicas, ocorre em todo o Brasil e, na verdade, não está errado. Veja bem, se a faculdade é pública, é direito de todos, tenham ou não recursos. Não quer dizer que a escola pública, por ser pública, seja feita para pobres, nem que os hospitais do SUS sejam para pobres, nem, portanto, que as faculdades públicas sejam para pobres. A rede pública quer dizer que é direito de todos. Ora, se as faculdades públicas são as melhores - e sabemos que são - é lógico que todos queiram entrar nelas, e isto inclui quem tem melhores condições financeiras. De outra parte, então, como fazer para pessoas sem dinheiro, e que não tiveram bom estudo no básico, entrarem na faculdade pública? A única solução é: melhorar o ensino básico, como era até os anos 60. Naqueles tempos, bom aluno era quem estudava nos Institutos de Educação estaduais, ao contrário de hoje, que os pais evitam ao máximo matricular os filhos na rede pública. É ou não é esse o problema?

2007-02-14 15:41:06 · answer #6 · answered by .......... 4 · 1 0

As faculdades públicas são pensadas para os que não têm poder aquisitivo pra frequentar uma particular. Acontece que os ricos têm prof. particulares e mais tempo disponível pra estudar. sem falar que os pais destes alunos têm pessoas influentes pra colocar o filhinho nas faculdades do povo.

2014-05-29 01:08:35 · answer #7 · answered by Mary 7 · 0 0

Há uma distorção no entendimento dessa questão. O ensino público está aí para que a nação possa vir a se desenvolver técnica, cultural e cientificamente de forma compatível com o resto do mundo, para tanto a nação se predispõe a arcar com custos de pesquisas e investir anos em educação. Nesse investimento devem participar as pessoas mais bem preparadas do país, tanto em sua função de ensinar quanto na função de aprender. Os estudantes oriundos de escolas particulares, no caso do Brasil, são os que estão mais bem preparados para cumprir essa função, pois o ensino público está atrasado em relação ao ensino particular. As universidades não são criadas para a função de corrigir as diferenças sociais, e sim para FORMAR GENTE CAPACITADA A PROMOVER A EVOLUÇÃO DO PAÍS.

2007-02-15 10:41:10 · answer #8 · answered by rubsgouvea 4 · 0 0

ate algum tempo atras porque agora com o enem vai entrar todo mundo em qualquer faculdade vai virar uma bagunça

2007-02-15 03:40:40 · answer #9 · answered by cristal9deluz5 6 · 0 0

PORQU,O GOVERNO É OMISSO,E NÃO IVESTE NA EDUCAÇÃO COMO DEVE SER FEITO.OS MAIS RICOS PODEM ESTUDAR EM ESCOLAS PARTICULARES DE EXCELENTE ENSINO,ENQUANTO OS MAIS POBRES SÓ TÊM ACESSO À ESCOLA PÚBLICA,QUE DIGA-SE DE PASSAGEM,VEM SOFRENDO TODO TIPO DE DESCASO POSSÍVEL DE NOSSAS AUTORIDADES QUE DEVERIAM LUTAR E DEFENDER UMA EDUCAÇÃO DE BOA QIALIDADE.PARA ISSO SÃO PAGOS,COM NOSSOS SUADOS IMPOSTOS,E NADA FAZEM.A MELHOR MANEIRA,DE SE INGRESSAR NAS ESCLAS PÚBLICAS,SERIA COBRAR MENSALIDADE DE QUEM PODE PAGÁ-LAS E INVESTIR NA EDUCAÇAO PÚBLICA,TORNANDO A AVALIAÇÃO PELAS NOTAS MAIS ALTAS,NO LUGAR DO FAMIGERADO VESTIBULAR.

2007-02-14 23:36:46 · answer #10 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

porque os pais que tem condições financeiras, investem na educação dos filhos em colégios famosos e cursinhos pré vestibulares, para economizarem quando eles passas para as faculdades gratuitas,,,já os filhos de pessoas mais abonadas são ao contrário quando pequenos estudam em colégio público que o ensino é mais fraco e não tem grana para pagarem cursinho aí não tem base para passar p faculdades gratuitas.
trata-se da inversão de valores!!!!

2007-02-13 23:14:39 · answer #11 · answered by BALA 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers