“É preciso jogar, ganhar na bola, sem menosprezar o adversário, sem salto alto. Foi assim que o Brasil perdeu a Copa para o Uruguai em 50”, teimava em me advertir aquele senhor à beira dos 50 anos, que já havia visto muita coisa nessa vida.
Após a segunda guerra, poucos foram os países que se colocaram a disposição para cediar a Copa.
O Brasil foi o que apresentou melhores condições. Construiu o maior estádio do mundo, para fazer dele palco de fantásticas exibições de um estilo de jogo se tornaria singular.
--------------------------------------------------------------------------------
O Brasil, que sediaria a copa de 1942 não fosse pela Guerra, construiu o maior estádio do mundo, nele foram gastos 500 mil sacos de cimento e 10 mil toneladas de ferro.
Sua arquitetura encantou a todos em especial o espanhol Gabriel Alonso que, depois da derrota para o Brasil, arrancou um tufo de grama e levou consigo tamanho o seu deslumbramento.
Esta foi a primeira Copa em que os jogadores utilizaram os números na camisa como forma de identificação
Copa do Brasil mantém até hoje o recorde da partida de maior público: 200 mil no Maracanã em Brasil e Uruguai.
Este foi o primeiro Mundial disputado pela Inglaterra, que até então não reconhecia a Copa como campeonato mundial. A tabela da competição foi alterada, com jogos menos eliminatórios para atrair os ingleses.
A exigente seleção britânica tropeçou na segunda partida: perdeu para a inexpressiva seleção norte americana, em Belo Horizonte.
Portugal, França e Índia não vieram para o Mundial o que facilitou a classificação do Uruguai para a próxima fase pois não precisou enfrentar essas duas últimas seleções, com apenas um jogo contra a Bolívia - que entrou na vaga deixada pelos argentinos - em Recife, os uruguaios disputariam a vaga na final.
A Argentina mais uma vez não participa, enciumada pela escolha da Fifa, já que o país, desde a vaga de 38, vinha se preparando para cediar a disputa.
O pior aconteceu à Itália que perdeu muitos de seus craques em um acidente de avião no ano anterior em Torino. Mesmo assim a Itália veio e jogou em São Paulo, contando com uma grande torcida, mas como era de se esperar não obteve a classificação para final. Na final estavam Uruguai, Brasil, Espanha e Suécia. Foi a única vez que a final da copa foi disputada em mais de um jogo. Os jogos lotaram o Maracanã, em especial os jogos brasileiros, onde a torcida dava um show a parte, só vindo à silenciar no segundo tempo contra o Uruguai (último jogo da final). Vindo de duas goleadas espetaculares o Brasil precisava apenas de um empate para ser campeão. A euforia brasileira esbarrou na garra e determinação de Obdúlio Varella que comandou a virada do time rumo ao segundo título.
Essa é considerada pelos brasileiros uma das maiores tragédias de sua história: o equivalente a 10% da população carioca (200.000) estava presente no estádio. A desolação foi tanta que os organizadores esqueceram da cerimônia de entrega da taça. Jules Rimet teve que descer ao gramado quase que clandestinamente para entregar o troféu à Obdúlio Varela. Tal tragédia levou o Brasil abandonar seu uniforme branco, estigmatizado pela má sorte.
será que era isso o que vc esperava como resposta?
2007-02-08 11:24:27
·
answer #1
·
answered by cemporcentoelda 3
·
0⤊
0⤋
É modo de dizer, mas não foi bem assim foi com aperto de mãos e abraços a Zidani. Pode ver os replays nos dois últimos importantes jogos e tire você mesmo as conclusões que quiser.
2007-02-11 09:12:17
·
answer #3
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋