O Big-Bang é hoje muito mais do que uma teoria, principalmente depois das evidências colhidas pelo satélite COBE ("COsmic Bakground Explorer") em 1989 e pelo satélite WMAP ("Wilkinson Microwave Anisotropy Probe") em 2001.
Lamentavelmente, a imensa maioria não entendeu o que o "big bang" significa, devido principalmente à infeliz associação com a palavra "explosão".
Para uma leitura simples - porém extensa e muito precisa - do que foi o Big Bang, recomendo que leia as páginas que iniciam no link abaixo (também nas referências):
== Big Bang para principiantes ==
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/
Elas começam dizendo o que o big bang NÃO É.
As respostas anteriores só dizem o que o Big Bang NÃO É.
2007-02-08 11:50:00
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
5⤊
1⤋
Em detalhes fica complicado, acho que só estudando cosmologia para entender em detalhes.
O Big Bang não é, não foi uma explosão. Nada explodiu. O que aconteceu foi uma expansão. O Universo era bem pequeno, do tamanho de uma cabeça de alfinete, e, "de repente", expandiu-se. Esta expansão inicial do Universo se deu em pouquíssimo tempo, então foi como uma explosão, MAS NÃO FOI UMA EXPLOSÃO.
Todo mundo já jogou algum joguinho de computador, com uma nave, onde você, quando "sai" de um lado, acaba "entrando" do outro. Os cientistas acham que o nosso Universo é mais ou menos assim. Um espaço finito, mas sem bordas, e se você for em uma direção, em linha reta, depois de uma infinidade de tempo, vai acabar passando pelo mesmo ponto de onde partiu (pode não encontrar o teu planeta de origem, afinal, com o tempo, os planetas, estrelas e galáxias mudam de lugar, mas o ponto no espaço que você partiu ainda vai estar lá). Então, imagine que o Universo seja aquela telinha de jogo. Imagine que a telinha comece a crescer, e que em um segundo ela fique tão grande quanto o Brasil inteiro. É um crescimento explosivo, não é? Quase dá para dizer que a telinha "explodiu". E se o número e tamanho dos pixeis (os pontinhos luminosos) da tua telinha não aumentarem em tamanho ou em número, o que vai acontecer é que eles vão ficar mais distantes uns dos outros. Antes eles eram coladinhos, e, em um segundo, passaram a ter quilômetros de distância entre um e outro. E o teu Universo, a telinha, passou das 20 polegadas para uma coisa gigantesca.
Claro, isto daí foi uma metáfora, um exemplo, já que o Universo não é uma telinha de jogo.
Outra coisa que muita gente quer saber é "para onde o Universo está se expandindo". Ele não está se expandindo para lugar nenhum. O Universo é "cercado" de nada, absolutamente nada: nem espaço nem matéria, nada. Ele não está ocupando espaço do NADA por que o NADA não tem espaço. Ele não está empurrando o NADA para longe por que o NADA não tem nada para ser empurrado. Então, imagine que a sala que você está tenha duas portas. Que quando você sai de uma porta, entra na outra, ou seja, uma porta leva para a outra. Você não tem como sair da sala por que não há nada fora da sala. Todo teu universo é a Sala. Se você furar uma parede, vai estar fazendo um buraco na parede oposta também: você toca a broca aqui, e a broca aparece no outro lado. Quando você coloca a mão no buraco, ela aparece no buraco do outro lado. Quando você olha pelo buraco, o que você vé é você olhando pelo buraco, voc~e vê as próprias costas, de você, olhando pelo buraco. Se a sala fosse pequena, e você colocasse o braço pelo buraco, poderia dar tapinhas nas tuas próprias costas. Ou então te dar um cascudo em ti mesmo por se meter em um lugar tão esquisito. Então não existe mais nada, a não ser A SALA. Agora imagine que as paredes são feitas de borracha. E que elas comecem a esticar. A SALA ao crescer não vai empurrar nenhuma outra sala, já que não existe outra sala. E ela fica maior sem problema algum. Pode também ficar menor. Agora imagine que exista um super-cupim na sua sala, e ele coma todas as paredes, teto e chão. Você vai começar a cair, já que está sem o chão. Mas tudo vai cair contigo, todos os móveis. E como só existe A SALA, você vai cair dentro da mesma sala o tempo todo. Mas como não existem paredes nem teto nem chão, você não vai conseguir saber se está caindo ou não. Só que você vai ver você mesmo para onde olhar. Já que tudo que existe é a sala, a tua imagem será vista por ti mesmo quando você olhar para qualquer direção. Agora imagine que a tua SALA fique muito grande, que ela fique do tamanho do Sistema Solar. Você não vai mais conseguir "se ver". Se a SALA ficar maior ainda, menos ainda você vai "se ver". Se ela ficar do tamanho do Universo...
Eu não sei se a explicação acima está certa, mas acho que não está muito longe da verdade.
2007-02-09 07:00:29
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
3⤊
1⤋
O big bang foi uma esploçao seguida de uma expaçao q acontece ate hoje nela foi criado todo o universo material gases,matera,etc
( OBS: FOI UMA EXPLOÇAO E LOGO APOS UMA EXPANÇÂO )
2014-02-05 14:42:05
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Uma grande explosao cosmica causada nao se sabe por que
2007-02-10 18:49:40
·
answer #4
·
answered by Zeus 1
·
0⤊
0⤋
Em 1920 após catalogar inúmeras galáxias e estudar suas distâncias o astrônomo Edwin Hubble publicou suas conclusões que demonstravam que o universo estava em expansão.
Nos anos seguintes, confirmou-se a teoria de Hubble e constatou-se que todas as galáxias estavam em movimento de fuga seguindo um mesmo vetor de origem ou seja, toda a matéria do universo obedecia ao padrão que se observa na expansão provocada por uma explosão.
A confirmação dessa "Grande Explosão" dependia da existência de ondas de rediação de fundo originárias do momento da explosão, todavia não existiam instrumentos capazes de medir essa radiação.
A descoberta da existência dessa radiação rendeu o Nobel de física em 1978, para Arno Penzias and Robert Wilson, e em 2006 os cientistas americanos John C. Mather e George F. Smoot dividem o Prêmio Nobel de Física de 2006, pelo trabalho que realizaram com o satélite Cobe, da Nasa, que analisou a radiação cósmica de fundo, uma relíquia da grande explosão que deu origem ao universo, o Big Bang.
2007-02-08 17:15:29
·
answer #5
·
answered by fchal_y 5
·
1⤊
3⤋
O Big Bang é uma teoria cosmológica.
No antecedente a esta teoria, muitas outras se fizeram.
Ver meu artigo em http//www.ca2000pt.com/educativo/astronomia/artigos/bigbang/bigbang.htm .
O Big Bang, traduz-se no conceito segundo o qual, toda a matéria estava condensada numa " bola " , e que o seu nucleo molecular estava tão instável,
que acabou por explodir, dando origem a todos os elementos de matéria que conhecemos no universo. A matéria passou por várias fases, e velocidades de expansão, até ao seu arrefecimento actual, mantendo-se o universo em expanção.
2007-02-09 02:06:17
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
5⤋
Big Bang é a grande explosão que fez o Universo.Antes do Big Bang havia matéria que se uniu em um só objeto do tamanho de um grão de areia. Que depois explodiu e originou planetas, estrelas e vida.Há uma teoria do Big Crunch que o Universo vai voltar ao tamanho de um grão de areia depois de expandir ao maximo, esmagando tudo que há no Universo.
2007-02-08 19:29:22
·
answer #7
·
answered by †|-|¡ägö 5
·
0⤊
5⤋
resposta
big bang=Em cosmologia, o Big Bang é a teoria científica que o universo emergiu de um estado extremamente densa e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos. A teoria baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado em Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é realção entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico.
Em um sentido mais estrito, o termo Big Bang designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Esse fase marcante de início da expansão do universo, abusivamente comparada a uma explosão, foi assim chamada pela primeira vez, dessa maneira desdenhosa, pelo físico inglês Fred Hoyle no programa The Nature of Things da rádio BBC. Hoyle, proponente do modelo - hoje abandonado - do universo estacionário, não descrevia o Big Bang mas o ricularizava. Apesar de sua origem, a expressão Big Bang acabou por perder sua conotação pejorativa e irônica para tornar-se o nome científico da época densa e quente pela qual passou o universo
2007-02-08 17:13:13
·
answer #8
·
answered by neto 7
·
1⤊
6⤋
Foi o acúmulo de energia que , depois ocasionou em uma grande explosão, dando origem a novas formas de vida , inclusive a terra teria surgido a partir dessa grande explosão ( segundo cientistas) .
2007-02-08 17:05:32
·
answer #9
·
answered by ritinha 2
·
0⤊
5⤋
Em cosmologia, o Big Bang é a teoria científica que o universo emergiu de um estado extremamente densa e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos. A teoria baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado em Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é realção entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico.
Em um sentido mais estrito, o termo Big Bang designa a fase densa e quente pela qual passou o universo. Esse fase marcante de início da expansão do universo, abusivamente comparada a uma explosão, foi assim chamada pela primeira vez, dessa maneira desdenhosa, pelo físico inglês Fred Hoyle no programa The Nature of Things da rádio BBC. Hoyle, proponente do modelo - hoje abandonado - do universo estacionário, não descrevia o Big Bang mas o ricularizava. Apesar de sua origem, a expressão Big Bang acabou por perder sua conotação pejorativa e irônica para tornar-se o nome científico da época densa e quente pela qual passou o universo.
2007-02-08 17:00:24
·
answer #10
·
answered by Eretuz 6
·
1⤊
6⤋