English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

???????

2007-02-08 08:45:11 · 12 respostas · perguntado por . 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

12 respostas

O céu não é azul, na verdade, ele é negro. O céu que a gente pode observar é uma representação do grande espaço sideral que do qual a Terra faz parte. O que faz ele variar de cor é a concentração dos gases na atmosfera. Normalmente ele está azul, porque normalmente o hidrogênio é o gás mais concentrado.À noite, quando não a imensidade da luz do Sol diminue, o céu fica mais escuro demonstrando a sua verdadeira cor o preto.

2007-02-08 08:58:25 · answer #1 · answered by Nay 4 · 0 0

A resposta está em como os raios solares interagem com a atmosfera.
Quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado num arco-íris de cores. Nossa atmosfera faz o mesmo papel, atuando como uma espécie de prisma onde os raios solares colidem com as moléculas e são responsáveis pela dispersão do azul.
Quando olhamos a cor de algo, é porque este "algo" refletiu ou dispersou a luz de uma determinada cor associada a um comprimento de onda. Uma folha verde utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese, menos o verde, porque esta foi refletida. Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas da atmosfera difundem melhor as ondas com pequenos comprimentos de onda, tais como o azul e violeta. As moléculas estão espalhadas através de toda a atmosfera, de modo que a luz azul dispersada chega aos nossos olhos com facilidade.
Luz azul é dispersada dez vezes mais que luz vermelha.
A luz azul tem uma frequência ( ciclos de onda por segundo ) que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha. Logo a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções num processo chamado dispersão de Rayleigh ( Físico inglês do século 19 ). A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
Luz violeta tem comprimento de onda menor que luz azul, portanto dispersa-se mais na atmosfera que o azul. Porque então não vemos o céu violeta ? Porque não há suficiente luz ultravioleta. O sol produz muito mais luz azul que violeta.
Quando o céu está com cerração, névoa ou poluição, há partículas de tamanho grande que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, logo o céu tende ao branco pela mistura de cores. Isso é mais comum na linha do horizonte.
No vácuo do espaço extraterrestre, onde não há atmosfera, os raios do sol não são dispersos, logo eles percorrem uma linha reta do sol até o observador. Devido a isso os astronautas vêem um céu negro.
Em Júpiter o céu também é azul porque ocorre o mesmo tipo de dispersão do azul na atmosfera do planeta como na Terra. Porém em Marte o céu é cor de rosa, ja que há excessiva partículas de poeira na atmosfera Marciana devido à presença de óxidos de ferro originários do solo. Se a atmosfera de Marte fosse limpa da poeira, ela seria azul, porém um azul mais escuro já que a atmosfera de Marte é muito mais rarefeita.

2007-02-08 08:50:01 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Por causa da presença de certos gases, que quando ultrapassados pelos raios solares a cor que reflete é a azul Caso queira saber a composição da atmosféra terrestre está aqui: Nitrogênio seventy 8,08% Oxigênio 20,ninety 5% Argônio 0,ninety 3% Dióxido de carbono 0,038% Vapor de água (variável com o clima) ~a million% Valeu por ler minha resposta =D

2016-11-26 03:31:38 · answer #3 · answered by ? 3 · 0 0

Apesar de as moléculas triatômicas do ozônio ser um gás azul-claro na temperatura ambiente, não há relação entre este fato e a cor azul do céu.

A primeira explicação fundamentada para a cor azul do céu foi dado pelo físico inglês John Tyndall (1820-1893), em 1869 [Philosophical Magazine 37(250); 38(253), pgs. 384; 156] e 1870 (Philosophical Transactions of Royal Society of London 160), ao estudar o espalhamento de um feixe de luz por um meio contendo pequenas partículas suspensas. Ele observou que uma sala cheia de fumaça ou de poeira torna visível um feixe de luz que, repentinamente, nela penetre. Ao notar um azulamento em um feixe de luz que atravessou um nevoeiro ("smog") formado por uma reação fotoquímica que estava realizando, escreveu em seu Caderno de Notas: Associo este azul com a cor do céu. A partir daí suas pesquisas sempre procuravam uma associação entre qualquer coloração azul em nevoeiros e a cor do céu. Essa observação de Tyndall, hoje conhecida como efeito Tyndall, fez com que o mundo científico o considere como o cientista que demonstrou a razão do azul do céu. Mas esta explicação era apenas qualitativa, era necessário uma explicação quantitativa, que foi conseguida pelo físico inglês John William Strutt, Lord Rayleigh (1842-1919; PNF, 1904), em 1871 [Philosophical Magazine 41(4), p. 107]. Em sua explicação, o descobridor do argônio (A), demonstrou que a intensidade (I) da luz espalhada por gases é proporcional à quarta potência da freqüência (n) da luz considerada [ou inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda (l), pois ln = c, onde c é a velocidade da luz no vácuo], e assim, explicou de uma só vez a cor azul do céu e o vermelho do por e do nascer do Sol. Com efeito, como o azul tem uma das maiores freqüências das cores do espectro luminoso, a atmosfera terrestre espalha mais azul do que as demais cores do espectro luminoso. (Aqui cabe uma observação, pois a cor de maior freqüência daquele espectro é o violeta, porém, como nosso órgão visual á mais sensível ao azul do que ao violeta, vemos apenas o azul.) No caso do nascer e do por do Sol, sua cor avermelhada decorre do fato de que, nessas duas situações, os raios solares incidem tangencialmente à superfície de nosso planeta, então as cores de maior freqüência são bastante espalhadas para cima do horizonte ficando, deste modo, apenas a vermelha, que é a cor de menor freqüência do espectro luminoso.

2007-02-08 12:19:33 · answer #4 · answered by comandante 7 · 0 0

Porque os raios solares, ao entrar na atmosfera, reagem com os gases (mas não sei qual deles), tornando a coloração do céu azulada. No entanto, o céu é, vamos dizer, preto.

2007-02-08 11:37:12 · answer #5 · answered by japa 3 · 0 0

Quando a luz branca se dispersa na atmosfera, ela se torna em várias cores. Como a cor azul é a que mais se dispersa, o céu fica azul.

2007-02-08 09:22:09 · answer #6 · answered by mazza 2 · 0 0

resposta
céu é azul=O céu envia-nos cerca de 10% da luz do sol durante o dia. O seu brilho deve-se à difusão da luz do sol pelas moléculas na atmosfera. Quando olhamos para o céu, estamos a ver apenas os raios de Sol que foram desviados pelas moléculas da atmosfera de tal modo que ficam exactamente direccionados para os nossos olhos.

Algumas partículas e moléculas da atmosfera (algumas resultando de poluição humana) têm a capacidade de difundir a radiação solar em todas as direcções. E certas partículas são mais efectivas a difundir luz com um determinado comprimento de onda de luz (é a difusão selectiva -difusão de Rayleigh). É o caso das moléculas do ar, como o oxigénio e o azoto, que são de pequena dimensão e por isso difundem com mais eficiência luz com comprimentos de onda curtos (azul e violeta
A luz branca do Sol é uma mistura de todas as cores do arco-íris: o espectro visível vai desde o vermelho, com um comprimento de onda de cerca de 720 nm, ao violeta, com um comprimento de onda de cerca de 380 nm. O que acontece é que os átomos e moléculas difundem com maior eficiência a luz com comprimentos de onda menores. Quase todos os raios vermelhos vindos do Sol atravessam sem dificuldade a atmosfera. São os azuis e violeta que são desviados. Como resultado desse fenómeno físico, o Sol tem uma cor amarela mais avermelhada do que a que tem quando observado fora da atmosfera.

Houve dúvida durante muitos anos se eram poeiras ou moléculas as responsáveis pela cor do céu. Mas desde que a fórmula detalhada da difusão da luz por moléculas, calculada por Einstein em 1911, se mostrou de acordo com a experimentação, esse facto passou a ser aceite por toda a comunidade científica.

Quando um fóton de comprimento mais curto encontra uma molécula da atmosfera, ressalta numa outra direcção. Os fotões vermelhos, laranjas, amarelos e verdes tendem a conseguir continuar em frente. E cada fotão que ressalta volta a encontrar outras moléculas e pode ressaltar de novo numa outra direcção. E acabam por chegar ao solo da Terra vindos «de todo o lado», de direcções aleatórias. Por isso, para qualquer lado que olhemos, vemos fotões azuis.

O céu não é amarelado como o Sol porque a difusão funciona como uma peneira que só «reflecte» raios azulados. É também devido ao mesmo fenómeno que o céu fica acinzentado («lácteo») quando há luar e faz com que não se vejam tão bem as estrelas. O mesmo acontece quando se está perto de uma cidade bem iluminada e o céu fica mais esbranquiçado por causa da luz da cidade difundida pela atmos

2007-02-08 09:17:18 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Esta pergunta já foi formulada por mim e já foi respondida.

abraços

MF

2007-02-08 09:09:55 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Porque Deus quis.
Agora entra no yahoo respostas do céu e faz essa pergunta lá...

2007-02-08 09:07:59 · answer #9 · answered by ? 7 · 0 0

Porque Deus quis assim.

2007-02-08 08:50:37 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers