English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Minhas filhas (gêmeas, de 15 anos) estão ficando muito desobedientes e respondonas. Ultimamente sempre que eu coloco-as de castigo elas reclamam muito e pedem para eu trocar o castigo por uma surra. Eu acho que elas falam isso porque pensam que com o tamanho que elas estão eu não conseguirei bater nelas, mas hoje uma delas aprontou de novo e até andou de motocicleta sem licença. Estou pensando em dar uma surra nela. Alguma mãe poderia me dizer de que maneira se pode dar uma surra em uma moça crescida de 15 anos para doer bastante, mas sem machucar, é claro?

2007-02-08 06:59:52 · 16 respostas · perguntado por Mariângela 1 em Família e Relacionamentos Família

16 respostas

Olá!!! olha tenho um filho de 19 anos...sei o que é essa fase de 15 anos que chamamos de "aborrecência",mas gostaria de lhe dar um conselho... Jamais pense em bater em suas filhas por algo que elas fizeram de errado. Acho que você deve procurar fazer entendê-las que não estão agindo certo. Talvez você já tenha tentado isso mais não da maneira correta. Tente ir ao mundo delas e não trazê-las ao seu porque fomos criados de forma diferente, apesar de não saber sua idade,mas tenho 43 anos e sempre procurei junto de meu filho ir até seu mundo e só então mostrar-lhe o que era certo e errado dentro do mundo dele.Graças a Deus consegui... Sei que você também pode.Te desejo sorte e se quiser me responder segue meu e-mail. Quem sabe poderemos tracar experiências. Abraços.
claudiafrizatti@yahoo.com.br

2007-02-09 01:22:46 · answer #1 · answered by cacau 3 · 0 0

Alô Mariângela, bom dia.
Essa moçada...
Eu vejo que está chegando o momento pra vocês - família - perceberem que as "crianças" já estão querendo sair um pouco do guarda chuvas que os pais colocam sobre eles.
É natural isso.
Mas, também é um susto.
Porque, num dado momento, a gente descobre que os filhos estão crescendo e que não são mais aquelas criancinhas que até ontem a gente olhava e elas entendiam - e, às vezes, só por isso já obedeciam ... lembra?
Agora tá começando uma fase diferente.
Uma fase que os pais tem a oportunidade de conhecer os seres humanos que estiveram sob sua tutela e que foram educados por eles.
Os filhos começam a se mostrar como estão e, quase sempre, eles tem atitudes iguais às nossas - pais.
Entretanto, nem sempre são atitudes correspondentes ao que nós, pais, dissemos a eles para fazerem.
Ou seja, eles reproduzem mais o que viram do que aquilo que ouviram (e um tanto de vezes nem ouviram porque perceberam alguma incoerência em coisas que dissemos com as coisas que praticamos).
Não sei se adianta bater ou ter atitude de castigo.
Estou dizendo isso porque cada caso é um caso e cada ser humano é diferente do outro - mesmo gêmeos - e nisso você pode dizer mais que eu.
É, então, momento de conversa e, pelo diálogo, procurar conhecer os filhos e orientá-los como faríamos com algum outro adolescente que não fosse nosso filho.
Essa é a parte mais difícil.
A gente abrir mão do autoritarismo e se constituir em autoridade para eles.
Mas, é possível.
Requer paciência, perseverança e, acima de tudo, muito AMOR.
Amor de ser humano - fraterno, Amor de amigo - que ouve e nem sempre replica, Amor de pais, que mesmo que as coisas estejam meio turvas, não abandona o barco.
Digo até mais.
Nesse momento que você está entrando com as moças, é provável que elas necessitem mais de um Farol que de um Timoneiro.
Tenha calma e queira bem tuas meninas sempre.
Elas te darão muitas alegrias.
E, embora você não tenha mencionado, veja como é que elas "veem" a figura paterna.
Esse é outro ponto importante, porque às vezes o que a mãe sente não é exatamente o que os filhos sentem a respeito do pai. E isso pode ser motivo também de algum chiado na linha.
Mais diálogo.
Seja feliz
Um abraço
Márcio - já avô.

2007-02-09 05:51:26 · answer #2 · answered by Marcio 4 · 0 0

me responda você gostaria de apanhar não então bater não resolve castigo sim e muita conversa é uma luta mas o dialogo ainda é a melhor coisa a fazer coloqui-a de castigo aposto que ela gosta de internet tira e mais o que precisar tem 2 adolescentes aqui 1 é estudiosa esta trabalhando de14 horas as18 e estuda de7 da manha as 11:30 ela tem 16 anos a outra tem 14 anos é preguisoça pra estuda é lenta mas é boa filha e eu amo as duas boa sorte

2007-02-08 18:59:26 · answer #3 · answered by efigenia_jf 3 · 0 0

Fala sério, vc não deve bater , nem por de castigo, Vc é mae e deve ser também a melhor amiga delas, se vc não for , alguma pessoa de fora irá ocupar este lugar.Elas já não tem idade de ficar de castigo, muito menos de apanhar, vc vai acabar é conseguindo ganhar o ódio delas , ao invés do amor, converse com suas filhas , peça a Deus paciencia e sabedoria, isso é apenas uma fase , todas as adolescentes passam por isso,travessuras são coisas da idade delas ,vc deve ser saber ser energica em alguns momentos para poder as orientar, mas não violenta, consiga o respeito e não o medo, conheço pais que choram a morte de seus filhos, que se mataram por não aguentar conviver na familia,ou que fugiram de casa e nunca mais deram noticias,(pense nisto) se elas são saudaveis e cheias de energia, é motivo de vc, estar grata, elas são um tesouro que Deus te deu. Eu tenho filho desta idade, e de vez em quando da uma vontade de dar umas palmadas, mas quando olho nos olhinhos dele, vejo que ele precisa é do meu amor, não de tapas.

2007-02-08 15:32:58 · answer #4 · answered by quero aprender 3 · 0 0

Mariângela eu ñ sou mãe, mas sou filha e a melhor coisa q vc tem q fazer é conversar com elas...e procurar entender por q elas estão agindo dessa maneira só assim vc poderá solucionar os seus problemas...bjão amiga...(isso passa é só uma fase vc vai ver) afinal também já tive essa idade...rsrsrs

2007-02-08 15:28:25 · answer #5 · answered by Jéssica 3 · 0 0

Nuoossssaaaaaa!! Olha sou mae, e minha filha esta naquela idade complicadinha, ela tem 3 anos. Todas as fases pelo que veja sao dificeis, as vezes quero muito bater na minha filha, mas antes disso acontecer eu ja me arrependi. Acredito q com tuas filhas, por terem 15 anos nao obedecerao por mais que vc bata. Acho que na idade delas (como elas ja entendem hauhauhaua), vc deveria tirar algo que elas gostam, do tipo, andou de moto sem licenca=um fim de semana sem sair de casa. Assim elas assimilarao que com desobediencia nao se vai a lugar algum, muito pelo contrario, perderao coisas das quais gostam. Tem um livro que vc pode ler, ADOLESCENTES: QUEM AMA EDUCA! ou DISCIPLINA: LIMITE NA MEDIDA CERTA os dois do Içami Tiba. Eu ainda nao li nenhum dos dois, so Quem Ama Educa, e eh fantastico, meu livro de cabeceira, todos os dias leio um pouco. Boa Sorte!!

2007-02-08 15:28:16 · answer #6 · answered by Giovanna P 1 · 0 0

Aff! Fala sério, eu li pessoas tc ai pra NUNK bater...Eu apanhei muito na minha infância e adolescencia e nem por isso eu virei uma menina traumatizada e nem fikei doida hehehe...Ouxe q isso?! Lógico que tem que bater sim!!! Vc me parece ser aquele tipo de mãe q naum tem firmeza nas palavras...Fale e faça!!
E bata se nescessário...fui...Bju

2007-02-08 15:23:15 · answer #7 · answered by Line 1 · 0 0

creio que bater não vai adiantar, o que deve fazer é dar castigos, mais castigos de coisas que elas adoram fazer, proibir coisas que gostam, não é por conta do tamanho que elas dizem isso é para te desafiar, o que tem que fazer é mostrar pra elas que vc é superior e que elas tem que te obedecer, fazer elas pagarem mico, como eles dizem...

2007-02-08 15:22:02 · answer #8 · answered by AMP 2 · 0 0

Corta essa de bater... Se ela tem um bom relacionamento contigo, o seu silêncio e um certo gelinho nela vai deixá-la preocupada... O castigo e o diálogo são sempre o melhor caminho.

2007-02-08 15:18:22 · answer #9 · answered by Chaticha 3 · 0 0

Bom...
Acredito que bater nao leva a nada
Vc tem que se sentar com elas e apenas conversar.

2007-02-08 15:16:42 · answer #10 · answered by [.Bell.] 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers