English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-08 04:50:34 · 4 respostas · perguntado por Geiza C 1 em Educação e Referência Nível Superior

4 respostas

dialogo

2007-02-08 04:53:47 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma.
Nos dias de hoje, a maioria dos pacientes é atendida em ambulatório (consultas externas). Se a hospitalização é necessária, em geral é por poucas semanas, sendo que poucos casos necessitam de hospitalização a longo prazo.

Pessoas com doenças mentais são denominadas pacientes (Brasil) ou utentes (Portugal) e são encaminhadas a cuidados psiquiátricos mais comumente por demanda espontânea (doente procura o médico por si mesmo) ou encaminhadas por outros médicos. Ocasionalmente uma pessoa pode ser encaminhada por solicitação da equipe médica de um hospital, por internação psiquiátrica involuntária ou por solicitação judicial.

Avaliação Inicial
Qualquer que tenha sido o motivo da consulta, o psiquiatra primeiro avalia a condição física e mental do paciente. Para tal, é realizada uma entrevista psiquiátrica para obter informação e se necessário, outras fontes são consultadas, como familiares, profissionais de saúde, assistentes sociais, policiais e relatórios judiciais e escalas de avaliação psiquiátricas. O exame físico é realizado para excluir ou confirmar a existência de doenças orgânicas como tumores cerebrais, doenças da tireóide, ou identificar sinais de auto-agressividade. O exame pode ser realizado por outros médicos, especialmente se análises de sangue ou exames de imagem são necessários. O exame do estado mental do doente é parte fundamental da consulta e é através dele que se define o quadro e a capacidade do mesmo em julgar a realidade

O do tratamento requer o consentimento do paciente, embora em muitos países existam leis que permitem o tratamento compulsório em determinados casos. Como com qualquer outro medicamento, medicamentos psiquiátricos podem apresentar efeito colateral e necessitar de monitoramento da droga frequente, como por exemplo, hemograma e litemia (necessária para pacientes em uso de sal de lítio). Eletroconvulsoterapia (ECT ou terapia de eletrochoque) às vezes pode ser administrada para condições graves que não respondem ao medicamento. Existe muita controvérsia sober este tratamento, apesar de evidências de sua eficácia.

Pacientes psiquiátricos podem ser seguidos em internamento ou em regime ambulatorial. Neste último, eles vão às consultas no ambulatório, geralmente marcadas antecipadamente, com duração de 30 a 60 minutos. Nestas consultas geralmente o psiquiatra entrevista o paciente para atualizar sua avaliação do estado mental, revê a terapêutica e pode realizar abordagem psicoterápica. A frequência com que o médico marca as consultas varia de acordo com a severidade e tipo de cada doença.

Os pacientes podem ser internados voluntariamente (quando procuram ajuda no hospital para quadro grave psiquiátrico e aceitam a internação) ou involuntariamente (veja também internação psiquiátrica involuntária). Os critérios para a internação involuntária variam de país a país, mas em geral podem ser resumidas a presença de transtorno mental e risco imediato de perigo para si próprio ou outros.

Quando internados, os pacientes são avaliados, monitorados, medicados e recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar, que inlcui enfermeiros, psicólogos, terapia ocupacional, assistentes sociais e outros profissionais médicos. Se necessário, podem ser contidos (contenção química ou contenção física) para impedir que causem dano a si ou a outros.

2007-02-12 05:26:35 · answer #2 · answered by cemporcentoelda 3 · 0 0

O psiquiatra vai fazer um questionário enorme com você. Perguntara coisas que deixarão você abismado (para que será que ele quer saber isto?), mas não deixe de responder a tudo com os mínimos detalhes, com isto você estará se ajudando mais que ajudando o medico. Depois de tudo isto (que pode durar varias seções) ele vira com a pergunta fatal: "Por que você acha que chegou neste estado?" (e você pensa, é exatamente para saber isto que eu estou aqui), mas diga tudo o que você acha que lhe fez chegar ao estado em que esta e porque você acha isto. Depois o medico vai avaliar se você precisa de orientação psicológica (diálogos), ou psiquiátrica (com o uso de medicamentos). Os tratamentos psiquiátricos sempre demoram muito a mostrar resultados positivos, não se apresse .

2007-02-10 07:17:18 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Geiza.
Em primeiro lugar o Psquiatra vai querer saber a história da sua infância.
Você não poderá esconder nada dele por pior que seja,só assim ele poderá te ajudar.Antes de ser um médico ele será o seu grande amigo nessa hora.
Se caso ele observar que vc. precisa de algum tratamento,então receitará o que for melhor para vc.
Caso não precise,melhor ainda.
Não é nada de mais.
Boa sorte.

2007-02-08 13:31:39 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers