English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

22 respostas

Oi Dona Elza
Quando eu estava graduando, fizemos uma discussão muito interessante sobre isso na faculdade.
Nos países de ethos católico (Brasil, Chile, Portugal, Espanha, etc) é comum as mães cantarem musicas de ninar amedrontadoras (nana neném que a cuca vem pegar... ou: Se tu non te duerme já, vien el diablo blanco e zaz! le come tu papita...), mas em países de ethos protestante (USA, Inglaterra, Canadá, Holanda, Alemanha, etc) não. Elas cantam canções que incentivam a criança a gostarem de sí mesmas (dorme, dorme, dorme... Dormindo o bebê fica lindo...).
Concluimos que essa atitude pode influenciar o futuro adulto tanto na capacidade de fazer negócios e tomar decisões quanto na questão da solidão e do individualismo.
Quando a criança é ameaçada com bicho papão, cuca e outros bichos, ela se torna um adulto menos individualista, mas em compensação é menos arrojada em matéria de tomar decisões.
Quando a criança ouve músicas que dizem que ela é uma criança bonita e vencedora, resulta num adulto mais individualista e egocêntrico, mas adquire uma incrível capacidade de agir sozinho e tomar decisões rápidas e imutáveis.
Por causa dessas pesquisas e análises que fizemos, aqui em casa as crianças só são chamadas de "neném papão" num tom de aprovação quando eles comem bem a comida.
"Puxa!!! que neném papão!!! Comeu todo o papá!!! É muito papão esse neném!!!".
Cuca aqui em casa é cabeça: "Que cuca legal tem esse neném!!! Fez um desenho bonito!!!" e coisas desse tipo.
Evitamos também todo tipo de ameaça, constrangimento ou chantagem:
"Saia daí porque tem aranha!" ou "Coma tudo senão a polícia vem te pegar" ou "Dorme senão o homem do saco te leva embora".
Esses tipos de atitude castram a iniciativa da criança e inibem o seu desenvolvimento, podendo gerar fobias que se manifestarão na adolecência e na fase adulta.
Uma coisa que já está comprovada que é saudável é usar aquele "palavreado errado" com as crianças. "Neném quilido(querido)", "papá (comida)" e todas aquelas palavrinhas deformadas que nós adultos usamos com as crianças ou copiamos delas.
Ao contrário do que se pensava até a pouco tempo, esse jeitinho de conversar com os pequenos, é muito saudável porque gera uma identificação pessoal e singular entre o adulto e a criança, reforçando o vínculo de confiança entre ambos.
Em caso de dúvida, fique à vontade para perguntar, Dona Elza.
Bjs

2007-02-08 03:31:22 · answer #1 · answered by Químico 7 · 0 0

Acho que tem por objetivo assustar as crianças para elas ficarem com medo e dormirem mais rápido...
Que coisa mais sem lógica...
Nem todas são assim...que bom!

2007-02-08 11:10:51 · answer #2 · answered by Cássia Lima 4 · 1 0

Não é não, tem várias canções de ninar que são bem tranquilas e as deixam calminhas. Logo que minha filhinha nasceu eu comprei um livro com CD que tem inúmeras canções de ninar, realmente algumas são de assustar que tem o tal do bicho-papão, por exemplo, mas geralmenta nas músicas quem canta está espantando os "monstros", sendo assim a crainça dorme tranquila não tendo nenhum por perto. Sei porque estudei e li muito sobre isso. Conversei até com psicólogos. Parabéns, boa pergunta.@

2007-02-08 11:08:02 · answer #3 · answered by Rocha 5 · 1 0

Gosto mais da D. Elza que do Fu...

Bem, minha cara senhora, acho que é para que as crianças, ao ficarem apavoradas, acabem por se encolher na cama, e caso acordem de madrugada, não saiam andando pela casa..

2007-02-08 11:01:56 · answer #4 · answered by WebMaster 7 · 2 1

Pq ainda ñ caiu a fixa, isso é covardia pois a criança ñ tem com se defender a ñ ser chorar mto é isso ke eu acho !

2007-02-08 20:50:31 · answer #5 · answered by stelazul 6 · 0 0

Realmente , Ilka , segundo pesquisas , o que importa de fato é o tom da voz da mãe ou ( quem esta ninando), a suavidade, pois não são compreensiveis ao bebe a letra da canção
bjão baby

2007-02-08 13:08:32 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Hahahahahahaha, ai tou com um atake de risos Dona Elza ahahahahaha!
Olha eu nem acho, a minha mae cantava e eu dormia logo ahahah, adorei zod.
Bjo

2007-02-08 12:31:44 · answer #7 · answered by ? 6 · 0 0

kkkkkkkk...rsrsrsr..... muito boa!!!

Nunca tinha observado isso.....rsrsrsr

Realmente deve ser pra não ficar andando pela casa à noite....

Um abraço.

2007-02-08 11:22:39 · answer #8 · answered by **nana** 4 · 0 0

Dona Elza -
Acredito que vem das BÁS e VÓS de antigamente.
Como as babás ou amas-de-leite eram escravas, seu mundo real era esse, de pavor e estarrecimento e tudo que elas eram submetidas a fazer o primeiro impulso era o da chantagem e da DOR; se não fizer APANHA, se não se comportar adequadamente vai pro TRONCO e assim se deu, acredito também que a maioria dessas canções foram criadas por elas mesmas, lembro de uma que via as meninas cantarem quando eu era criança que é impossível esquecer pela maldade nela contida, é mais ou menos assim:
"plantei uma cebolinha no meu quintal,
nasceu uma "NEGUINHA" de AVENTAL.
Dança "neguinha"!!!
- Não sei dançar....!!!
Pega o CHICOTE que ela dança JÁ!!!!!"
O pior de tudo é que isso influi muito no nosso comportamento crescemos como pessoas medrosas e ameaçadas, acredito que interfira até na auto-estima.
Abraços.

2007-02-08 11:19:55 · answer #9 · answered by munchausen 7 · 0 0

Medo é respeito querida D. Elza.

2007-02-08 11:15:25 · answer #10 · answered by miss mccay 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers