Oi Dona Elza
Quando eu estava graduando, fizemos uma discussão muito interessante sobre isso na faculdade.
Nos países de ethos católico (Brasil, Chile, Portugal, Espanha, etc) é comum as mães cantarem musicas de ninar amedrontadoras (nana neném que a cuca vem pegar... ou: Se tu non te duerme já, vien el diablo blanco e zaz! le come tu papita...), mas em países de ethos protestante (USA, Inglaterra, Canadá, Holanda, Alemanha, etc) não. Elas cantam canções que incentivam a criança a gostarem de sí mesmas (dorme, dorme, dorme... Dormindo o bebê fica lindo...).
Concluimos que essa atitude pode influenciar o futuro adulto tanto na capacidade de fazer negócios e tomar decisões quanto na questão da solidão e do individualismo.
Quando a criança é ameaçada com bicho papão, cuca e outros bichos, ela se torna um adulto menos individualista, mas em compensação é menos arrojada em matéria de tomar decisões.
Quando a criança ouve músicas que dizem que ela é uma criança bonita e vencedora, resulta num adulto mais individualista e egocêntrico, mas adquire uma incrível capacidade de agir sozinho e tomar decisões rápidas e imutáveis.
Por causa dessas pesquisas e análises que fizemos, aqui em casa as crianças só são chamadas de "neném papão" num tom de aprovação quando eles comem bem a comida.
"Puxa!!! que neném papão!!! Comeu todo o papá!!! É muito papão esse neném!!!".
Cuca aqui em casa é cabeça: "Que cuca legal tem esse neném!!! Fez um desenho bonito!!!" e coisas desse tipo.
Evitamos também todo tipo de ameaça, constrangimento ou chantagem:
"Saia daí porque tem aranha!" ou "Coma tudo senão a polícia vem te pegar" ou "Dorme senão o homem do saco te leva embora".
Esses tipos de atitude castram a iniciativa da criança e inibem o seu desenvolvimento, podendo gerar fobias que se manifestarão na adolecência e na fase adulta.
Uma coisa que já está comprovada que é saudável é usar aquele "palavreado errado" com as crianças. "Neném quilido(querido)", "papá (comida)" e todas aquelas palavrinhas deformadas que nós adultos usamos com as crianças ou copiamos delas.
Ao contrário do que se pensava até a pouco tempo, esse jeitinho de conversar com os pequenos, é muito saudável porque gera uma identificação pessoal e singular entre o adulto e a criança, reforçando o vínculo de confiança entre ambos.
Em caso de dúvida, fique à vontade para perguntar, Dona Elza.
Bjs
2007-02-08 03:31:22
·
answer #1
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Acho que tem por objetivo assustar as crianças para elas ficarem com medo e dormirem mais rápido...
Que coisa mais sem lógica...
Nem todas são assim...que bom!
2007-02-08 11:10:51
·
answer #2
·
answered by Cássia Lima 4
·
1⤊
0⤋
Não é não, tem várias canções de ninar que são bem tranquilas e as deixam calminhas. Logo que minha filhinha nasceu eu comprei um livro com CD que tem inúmeras canções de ninar, realmente algumas são de assustar que tem o tal do bicho-papão, por exemplo, mas geralmenta nas músicas quem canta está espantando os "monstros", sendo assim a crainça dorme tranquila não tendo nenhum por perto. Sei porque estudei e li muito sobre isso. Conversei até com psicólogos. Parabéns, boa pergunta.@
2007-02-08 11:08:02
·
answer #3
·
answered by Rocha 5
·
1⤊
0⤋
Gosto mais da D. Elza que do Fu...
Bem, minha cara senhora, acho que é para que as crianças, ao ficarem apavoradas, acabem por se encolher na cama, e caso acordem de madrugada, não saiam andando pela casa..
2007-02-08 11:01:56
·
answer #4
·
answered by WebMaster 7
·
2⤊
1⤋
Pq ainda ñ caiu a fixa, isso é covardia pois a criança ñ tem com se defender a ñ ser chorar mto é isso ke eu acho !
2007-02-08 20:50:31
·
answer #5
·
answered by stelazul 6
·
0⤊
0⤋
Realmente , Ilka , segundo pesquisas , o que importa de fato é o tom da voz da mãe ou ( quem esta ninando), a suavidade, pois não são compreensiveis ao bebe a letra da canção
bjão baby
2007-02-08 13:08:32
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Hahahahahahaha, ai tou com um atake de risos Dona Elza ahahahahaha!
Olha eu nem acho, a minha mae cantava e eu dormia logo ahahah, adorei zod.
Bjo
2007-02-08 12:31:44
·
answer #7
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
kkkkkkkk...rsrsrsr..... muito boa!!!
Nunca tinha observado isso.....rsrsrsr
Realmente deve ser pra não ficar andando pela casa à noite....
Um abraço.
2007-02-08 11:22:39
·
answer #8
·
answered by **nana** 4
·
0⤊
0⤋
Dona Elza -
Acredito que vem das BÁS e VÓS de antigamente.
Como as babás ou amas-de-leite eram escravas, seu mundo real era esse, de pavor e estarrecimento e tudo que elas eram submetidas a fazer o primeiro impulso era o da chantagem e da DOR; se não fizer APANHA, se não se comportar adequadamente vai pro TRONCO e assim se deu, acredito também que a maioria dessas canções foram criadas por elas mesmas, lembro de uma que via as meninas cantarem quando eu era criança que é impossível esquecer pela maldade nela contida, é mais ou menos assim:
"plantei uma cebolinha no meu quintal,
nasceu uma "NEGUINHA" de AVENTAL.
Dança "neguinha"!!!
- Não sei dançar....!!!
Pega o CHICOTE que ela dança JÁ!!!!!"
O pior de tudo é que isso influi muito no nosso comportamento crescemos como pessoas medrosas e ameaçadas, acredito que interfira até na auto-estima.
Abraços.
2007-02-08 11:19:55
·
answer #9
·
answered by munchausen 7
·
0⤊
0⤋
Medo é respeito querida D. Elza.
2007-02-08 11:15:25
·
answer #10
·
answered by miss mccay 2
·
0⤊
0⤋